5 Dicas para conseguir um emprego mesmo sem experiência

Entrevista de emprego

Veja algumas dicas para conseguir um emprego mesmo sem experiência.

Uma dúvida que muitas pessoas têm quando estão iniciando a carreira é: como conseguir um emprego mesmo sem experiência? Realmente, é um tanto quanto desafiador encontrar uma primeira oportunidade, já que muitas companhias preferem contratar pessoas experientes.

Isso se deve à crença de que seria mais fácil treinar alguém que já trabalhou na área antes do que uma pessoa que está dando seu primeiro passo profissional. Felizmente, esse pensamento vem sendo transformado.

Peter Schutz, que foi um grande especialista em gestão, tem uma citação que diz: “Contrate o caráter, treine as habilidades”. As empresas que absorvem esse pensamento se beneficiam abrindo as portas para jovens aprendizes, pois têm a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento deles, treinando-os de acordo com os seus valores.

Continue a leitura para conferir cinco dicas de como conseguir um emprego mesmo sem experiência.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Como conseguir um emprego mesmo sem experiência? Confira as dicas!

Evite desanimar em sua busca porque nunca trabalhou antes, seguindo as dicas certas é possível conseguir um emprego mesmo sem experiência. Veja, a seguir, quais são as atitudes que podem te ajudar.

1. Concentre-se no que você tem

Antes de qualquer coisa, em vez de se lamentar por não ter experiência, concentre-se no que você tem. Se ficar se comparando com profissionais experientes, poderá achar que o que tem é pouco. Mas, que tal mudar de perspectiva?

Considere cursos que tenha feito e diferenciais que fazem parte da sua personalidade e comportamento. Hoje, além de experiência, as empresas têm valorizado muito as chamadas soft skills, que são habilidades comportamentais, como boa comunicação, relacionamento interpessoal, entre outras.

Faça uma pesquisa sobre as habilidades ligadas ao comportamento que as empresas da sua cidade estão valorizando. Assim, poderá verificar as que já possui e outras que pode desenvolver. Essas informações podem ser colocadas no currículo e serem demonstradas na entrevista e dinâmicas de grupo.

2. Identifique experiências alternativas

Quando se fala em experiência profissional, muitos logo associam a empregos anteriores, entretanto, existem outras formas que devem ser consideradas. Ao longo de sua vida, já ajudou alguma vez no comércio da família, participou de um projeto como voluntário ou mesmo fez parte do grêmio estudantil?

Essas atividades, à primeira vista, podem não parecer relevantes na hora de conseguir um emprego, entretanto, através delas é possível realizar funções que fazem parte do dia a dia de uma empresa. Verifique aquelas que possam ser citadas no currículo, que são as que podem ser comprovadas. As mais informais podem ser citadas na entrevista.

3. Adquira experiência como voluntário

Se você não tem experiência como voluntário, pode aproveitar para unir o útil ao agradável, ajudando uma causa e incrementando seu currículo. ONGs e instituições sociais precisam de todo o tipo de ajuda, desde as mais gerais, como organização e limpeza, até as técnicas.

Se deseja trabalhar como social media, por exemplo, pode oferecer seus serviços para ajudar uma instituição a divulgar seus trabalhos nas redes sociais. O mesmo se aplica a funções como: gestão financeira, organização de eventos, aulas de reforço para crianças, são muitas as possibilidades.

Apenas é preciso ressaltar que o trabalho voluntário deve ser realizado com seriedade e não visto apenas como uma oportunidade de melhorar o currículo. O voluntariado é uma coisa séria, portanto, aja como tal e dê o seu melhor.

4. Faça networking

Embora muitas pessoas façam networking ao longo da carreira, você pode começar o quanto antes. Para isso, deixe as pessoas sabendo que está em busca de uma oportunidade de trabalho. Converse com amigos, familiares, professores e quaisquer outras pessoas que possam ajudar te informando sobre alguma vaga e dando boas referências suas.

Mais uma medida interessante que pode adotar para fazer networking é criar um perfil no LinkedIn. Preencha com o máximo de informações que tiver e que possam ser relevantes para as empresas que forem avaliar.

Peça para que colegas deixem recomendações de habilidades e compartilhe textos sobre temas do seu interesse. Sempre que for enviar seu currículo, acrescente um link para seu perfil. Assim, os recrutadores poderão acessar para saber mais de você.

5. Encontre formas de suprir a falta de experiência

Por fim, encontre formas de suprir a sua falta de experiência, fazendo cursos e buscando outras maneiras de aquisição de conhecimento. Com uma ferramenta tão poderosa como a internet em mãos é possível aprender muito sobre diferentes áreas. Pesquise e se torne um expert no segmento em que deseja atuar, isso aumentará significativamente as suas chances de ser contratado.

Siga firme rumo ao seu propósito!

Por mais que muitas empresas estejam mudando a forma com a qual enxergam pessoas sem experiência, é preciso reconhecer que existem algumas que ainda têm essa mesma visão. Caso receba alguma resposta negativa com o argumento de que não possui experiência, não se deixe desanimar!

É claro que é natural se chatear, principalmente se for uma vaga que desejou muito. Entretanto, o desânimo apenas fará com que desista e isso não te levará a parte alguma. Acredite, grandes profissionais já levaram “nãos” ao longo de sua trajetória, isso é totalmente natural.

Apegue-se aos seus objetivos e acredite verdadeiramente na sua capacidade. Assim, sua autoconfiança será sentida nas entrevistas e isso contará pontos a seu favor. Seja sincero falando sobre a ausência de experiência, mas demonstre que a sua vontade de aprender supera qualquer detalhe.

Dicas para ir a uma entrevista de emprego pela primeira vez

Entrevistas de emprego, em geral, costumam causar ansiedade por envolverem a avaliação de terceiros. Quando se trata da primeira experiência pode parecer ainda mais desafiador. Confira algumas dicas que podem ajudar a ter um bom desempenho.

  • Vista-se adequadamente e mantenha uma postura profissional;
  • Seja pontual;
  • Pesquise sobre a empresa e a vaga;
  • Ouça o entrevistador com atenção;
  • Faça perguntas e se mostre interessado;
  • Evite falar demais e busque sempre o equilíbrio;
  • Demonstre sua vontade de aprender e crescer com a empresa;
  • Jamais receba uma recusa como algo pessoal.

Com essas dicas você estará mais preparado para conseguir um emprego mesmo sem experiência e iniciar a sua trajetória profissional! Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo com amigos que estejam passando pela mesma situação.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds