Empregabilidade e Carreira – Veja como melhorar suas chances

entrevista de emprego

Confira algumas dicas para aumentar a sua empregabilidade.

O que faz um profissional ser cobiçado pelo mercado? Com certeza, essa resposta compreende uma série de competências e habilidades tanto técnicas, como também comportamentais e emocionais. Junte a isso itens como: a procura por evolução contínua, trabalho em equipe e criatividade.

Compreender o conceito de empregabilidade é fundamental para quem deseja se posicionar de forma sólida no mercado de trabalho. Trata-se de um fator crucial para escolher e se manter em uma carreira profissional. No artigo a seguir iremos explicar o conceito de empregabilidade e qual é o seu papel na construção de uma carreira de sucesso.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Você sabe o que é empregabilidade?

Esse termo define a capacidade do profissional de se adaptar às novas demandas do mercado. Diz respeito à sua competência de informar-se sobre as tendências, dominar as novas tecnologias e desenvolver sua liderança.

Hoje, ainda que haja muitos profissionais disponíveis, somente aqueles que efetivamente desenvolveram ao máximo suas competências e aperfeiçoaram suas habilidades conseguirão destacar-se. 

Isso é cada vez mais notório nos processos seletivos, em que os detalhes fazem toda a diferença para a contratação. Em outras palavras, a empregabilidade pode ser compreendida como um movimento feito pelo mercado que está constantemente em busca de redução de custos. 

Na prática, refere-se à necessidade de que os profissionais possuam um conjunto sólido de conhecimentos técnicos e comportamentais. Ter esses conhecimentos contribui para que você se torne mais eficiente e ofereça mais ideias inovadoras para a companhia. A boa relação interpessoal com os colegas também é um ponto bastante favorecido por esse conjunto. 

Empregabilidade: conheça os dois cenários

O conceito de empregabilidade pode ser empregado em dois cenários: o de conquistar um emprego e o de se manter empregado. Nos dois contextos é determinante que o profissional esteja a par das mudanças tecnológicas e outras atualizações da sua área. Desenvolver as competências técnicas é apenas um passo da empregabilidade, é essencial estar atento às necessidades corporativas.

Empregabilidade e Carreira

Conhecendo o conceito de empregabilidade, fica evidente o seu papel no tocante ao bom desenvolvimento da carreira. Quanto maior a sua capacidade de conquistar e se manter em um trabalho, mais desenvolvido é o seu arcabouço de conhecimentos. Trata-se de um aspecto bastante positivo e que se relaciona com a ascensão na profissão escolhida. 

Dicas para aumentar a sua empregabilidade 

Ao longo do artigo ressaltamos o quanto é importante desenvolver a sua capacidade de empregabilidade. Para melhorar as chances e aumentar a empregabilidade na carreira, separamos algumas dicas:

1. Qualificação 

Invista em cursos de atualização e busque especializar-se cada vez mais em sua área de atuação. O indivíduo cobiçado pelo mercado é aquele que tem a compreensão de que não sabe tudo e que precisa se manter aprendendo. Todos os dias surgem inovações em diferentes áreas e é fundamental estar a par delas. 

2. Conhecimentos 

Esteja aberto a receber e compartilhar novos conhecimentos e não apenas sobre seu trabalho, mas sobre assuntos diversos. Vivemos em um mundo multidisciplinar, a evolução tecnológica derrubou uma série de barreiras. A verdadeira qualificação é aquela que abrange um pouco de tudo. Além disso, essa busca por novos conhecimentos amplia sua capacidade criativa. 

3. Desenvolvimento da capacidade de liderança

Desenvolva sua liderança e a capacidade de gerir e desenvolver pessoas. Ter um bom relacionamento interpessoal com aqueles que te rodeiam é crucial para se posicionar positivamente no mercado. Quem tem dificuldades para se relacionar deve trabalhar essas questões, pois parte da empregabilidade se relaciona com conseguir ser colaborativo. 

4. Atualização tecnológica 

Aprenda ao máximo sobre as novas tecnologias e seu uso prático no dia a dia. Essa é a era digital e devemos nos manter ao máximo atualizados de todas as novidades, ainda que não sejam especificamente de nossas áreas de trabalho. Além de gerar um diferencial de conhecimento, é uma forma de usufruir de todas as facilidades que a vida moderna pode te entregar. 

5. Visão sistêmica

Desenvolva uma visão sistêmica sobre sua empresa e profissão. Ter a compreensão de tudo o que acontece à sua volta é determinante para se colocar em uma crescente de aprendizado. Cada etapa dos processos faz parte do resultado final, então, para ser bem-sucedido em sua carreira preste atenção aos mínimos detalhes. 

6. Comunicação

Aperfeiçoe sua comunicação verbal e não-verbal. Saber se expressar e transmitir as suas ideias é crucial para trabalhar bem com seus colegas e alcançar os resultados esperados. A boa comunicação se faz a partir de uma escuta ativa e do bom encadeamento de ideias. 

7. Bons relacionamentos interpessoais

Construa bons relacionamentos interpessoais e tenha espírito de equipe. Um dos requisitos tidos como mais importantes atualmente é a capacidade de trabalhar bem com os outros profissionais. Isso significa ter uma boa atuação com os seus colegas de setor e também com os colegas de outros setores. 

8. Inteligência emocional 

Desenvolva sua Inteligência Emocional e tenha bom humor. Ser inteligente emocionalmente significa saber gerir as suas emoções, de maneira que elas não atrapalhem seu desempenho. O fato das pessoas gostarem de conviver com você contribui para manter a sua empregabilidade. 

9. Aprenda com seus erros

Faça de seus erros e acertos oportunidades de aprendizado e evolução. Quando algo não sai como esperamos, o melhor é analisar e entender o que pode ser feito diferente em uma nova oportunidade. 

10. Ouça ativamente 

Seja um bom ouvinte, quem tem essa capacidade sabe se posicionar melhor em diferentes situações. Além disso, ao ouvir atentamente você consegue apreender mais a partir das experiências do outro. Com o passar do tempo, isso significa maior crescimento na carreira. 

Conclusão

A competitividade aumenta à medida que se alcança essa consciência sobre o trabalho e as exigências das empresas. Desse modo, não apenas a qualificação, mas um conjunto de qualidades é que aumentará a empregabilidade de cada profissional frente aos seus concorrentes. 

O processo de Coaching pode ser um grande aliado no desenvolvimento de novas habilidades pessoais e comportamentais. Trata-se de um processo de profundo autoconhecimento que contribui para desmistificar crenças limitantes e sair de um ponto A para alcançar um bom B na sua carreira. 

Com essas dicas você poderá aumentar a sua empregabilidade e construir uma carreira de sucesso! Aproveite e deixe seu comentário abaixo!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63