Inovar para sobreviver no mercado de trabalho. Veja 6 dicas

Inovação Inovar é preciso – Veja as dicas

 

Em um cenário em que o mercado de trabalho está tão competitivo, é importante conseguir se reinventar constantemente para manter um lugar de destaque. Quem não inova acaba sendo esquecido no momento de uma promoção e pode estar arriscando sua manutenção na empresa. É preciso compreender que mudanças não são apenas bem-vindas, elas fazem toda a diferença para ser mais bem-sucedido.

Por que inovar é essencial para se manter no mercado de trabalho?

Certamente, você já ouviu muitas pessoas dizendo que em time que está ganhando não se mexe. No entanto, permanecer estagnado significa não aprender nada novo e não estar preparado para desafios que eventualmente irão surgir no caminho. Ainda que você esteja em um momento brilhante de sua carreira, precisa se mover de acordo com o seu entorno, e não deixar que oportunidades de evolução simplesmente passem sem agarrá-las.

Quando falo sobre inovação no mercado de trabalho, estou me referindo a se manter sempre aprendendo, seja por meio de cursos ou trocando experiências com os colegas, e aberto para novas possibilidades. Encontrar um trabalho em que se tenha comodidade pode ser um grande risco para o seu crescimento profissional. Isso porque você deixará de ter aquela chama do desejo por algo novo, aquele pequeno incômodo que faz com que se levante da sua cadeira em busca de mais.

Conforme o tempo vai passando, os profissionais acomodados vão perdendo a expertise e ficando defasados em relação aos seus colegas e concorrentes. Chegará um momento em que aquilo que te tornava imprescindível não será o bastante para segurar a sua posição. Os profissionais inseridos no mercado de trabalho precisam estar constantemente se atualizando para se manterem dentro do jogo competitivo.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Confira 6 dicas de como inovar para sobreviver no mercado de trabalho

A seguir, você irá conferir seis dicas de como inovar para sobreviver à competitividade acirrada do mercado de trabalho. Mais do que pensar em estratégias para manter seu emprego, você deve se dedicar a criar base para o seu crescimento profissional.

1 – Tenha um plano de carreira

Anteriormente mencionei o quanto pode ser prejudicial ficar em uma posição de comodismo profissional, para evitar isso a dica é ter um plano de carreira com objetivos de alcançar posições mais elevadas. Se você estabelece para si mesmo que deseja alcançar o pico da montanha não vai se contentar em ficar no meio da escalada, ainda que tenha uma bela visão e um lugar para descansar do esforço feito até esse ponto.

Trace um plano de carreira de médio e longo prazo, fragmentando-o em objetivos menores, ou seja, pequenas conquistas que deverão ser feitas ao longo do caminho para que, somadas, te ajudem a conquistar a grande meta. Essa divisão de algo muito grande em pontos menores contribui para não desanimar ao longo da jornada, afinal, sempre haverá uma pequena conquista a ser celebrada.

Mantenha-se vigilante de si mesmo, observe se você está há muito tempo no mesmo lugar. Caso perceba que não está se movendo há algum tempo, considere fazer algo que dê uma sacudida nas coisas, como um curso focado em um novo direcionamento profissional ou mesmo o desenvolvimento de um projeto pessoal. O segredo do sucesso é não ficar parado.

2 – Leia sobre o mercado

Além de ter muita clareza a respeito do que você deseja para a sua carreira, é fundamental ter clareza a respeito do mercado em que está inserido. Mantenha-se informado sobre questões de legislação do setor, mudanças do ensino em sua área, a quantidade de novos profissionais que se formam todos os anos, alterações de paradigmas, entre outros.

Ter um amplo leque de leituras, desde livros técnicos até sites com posts de opinião, ajudará a guiar os seus passos para se manter no caminho traçado pelo seu plano de carreira. Os inovadores devem se preparar para a necessidade de alterar os seus passos em algum momento ao longo de sua jornada. Vivemos na era digital, em que tudo que está estabelecido pode mudar num piscar de olhos.

Acompanhar as mudanças acontecendo desde o momento em que são apenas possibilidades, diferencia quem cresce de quem fica parado. Não fique para trás por ter perdido o tempo de tomar as atitudes mais relevantes para se manter crescendo. Inovação é se mover junto com as mudanças e não ficar parado observando-as passar diante dos seus olhos.

3 – Saiba reconhecer seus erros

A capacidade de olhar para as suas atitudes e reconhecer que algumas, ou várias delas, não são as melhores para o seu sucesso profissional, é interessante para se desconstruir e reconstruir constantemente. Atualmente, muito tem se falado sobre desconstrução de modelos ultrapassados em todos os âmbitos, e isso também vale para o mercado de trabalho.

Os profissionais que desejam estar em posições de liderança no futuro precisam começar a trabalhar com a lógica do mercado que estará vigente daqui alguns anos. Esse é o ponto de transição entre metodologias que já não fazem o mesmo sentido, como a verticalização que vem sendo substituída pela horizontalização e redução de hierarquias, para metodologias focadas em manter as engrenagens fluidas.

Para inovar é interessante que você comece a repensar sobre suas crenças, pontos que são entendidos como verdades absolutas. Nem sempre é fácil abrir mão de um ponto de vista, mas é necessário para se adaptar aos formatos múltiplos que o mercado vem assumindo. Ser um profissional melhor está intimamente ligado a ser uma pessoa melhor para si e para aqueles que te cercam.

4 – Invista tempo em aprender mais sobre tecnologia

Os profissionais com mais chances de sobreviver às mudanças pelas quais o mercado irá passar nos próximos anos são aqueles com maior conhecimento a respeito de tecnologia. O avanço da tecnologia tem sido bastante significativo nesse século, o intervalo entre os saltos promovidos pelos adventos tecnológicos se tornou absurdamente curto, de maneira que o conhecimento de hoje pode não ser o bastante para te manter em uma posição de destaque amanhã.

Devo ressaltar que aprender sobre tecnologia engloba, desde ter uma relação mais simples com os gadgets do cotidiano como smartphones, até fazer cursos de capacitação na realização de processos específicos do seu campo de atuação profissional. Independente da sua profissão, saiba que é bem provável que haja novidades no aspecto tecnológico.

É um momento em que não se pode focar no apego por um sistema estabelecido, aquilo que é absoluto hoje amanhã pode estar defasado. Os profissionais que estão abertos a passar por essas mudanças têm muito mais chances de se tornarem peças-chave nas organizações em que trabalham. Quando aparecer uma chance de aprender algo novo, não deixe escapar, mesmo que nesse momento não pareça tão relevante.

5 – Respeite sua saúde emocional

Existe uma crença bastante errada de que os melhores profissionais são aqueles que colocam o trabalho acima de tudo, inclusive de seu bem-estar emocional. Ser dedicado às suas atividades é realmente bastante positivo, mas não pode ser o único foco da sua vida. Em médio e longo prazo essa dedicação extrema acarreta problemas bastante difíceis de solucionar e que, inclusive, atrapalham o andamento do trabalho.

O mercado já está reconhecendo a importância de que os profissionais tenham um tempo de qualidade para dedicar às suas famílias e ao desenvolvimento de projetos próprios. O ambiente de trabalho não pode se tornar um acúmulo de estresse, isso cria tensões desnecessárias que, em algum momento, acabarão trazendo prejuízos para a saúde mental dos colaboradores.

Para se tornar um profissional desejado pelo mercado, preze por ter momentos de lazer para celebrar com os seus as conquistas obtidas pela sua dedicação. O trabalho deve ser edificante e despertar um sentimento positivo no indivíduo, porém, jamais deve ser o único ponto de satisfação. Concentre sua energia em construir uma carreira profissional sólida e uma vida pessoal tranquila.

6 – Importe-se com seus sonhos

O trabalho também precisa estar alinhado com os seus sonhos de vida, deve ser algo que te faz sentir especial e com vontade de se levantar da cama todos os dias. Desempenhar uma função deve ser algo satisfatório e que ajude a elevar a sua autoestima pelo reconhecimento do quanto se é bom naquilo que está sendo praticado. Devo mencionar que muitos profissionais passam por momentos de dúvida sobre estarem no caminho certo em relação ao desejo interior.

Se você não sente mais a mesma felicidade em realizar as suas atividades profissionais, fica a dica de repensar a sua manutenção nesse mercado. Estude das possibilidades para se reinventar e encontrar outro caminho para trilhar com mais leveza e felicidade. Embora haja uma associação bastante forte entre carreira profissional e objetividade, é necessário saber dar voz ao seu lado mais subjetivo, o dos sonhos.

Manter-se perguntando sobre como as suas funções atuais correspondem aos desejos dos seus sonhos é uma maneira de garantir que no futuro você será um profissional com perfil altamente competitivo, pois estará em uma posição de destaque em relação aos seus concorrentes. Seja feliz no seu trabalho e permaneça nele com bons resultados!

Gostou dessas dicas de como inovar para se manter no mercado de trabalho? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe com os seus amigos, incentivando-os a também buscarem sempre aprender e evoluir! 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright:   1116938060 –  https://www.shutterstock.com/pt/g/buffaloboy



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010