Mercado de Trabalho – Saiba como se diferenciar e ser o melhor do ano!

Mercado de Trabalho Mercado de Trabalho – Seja o melhor do ano

 

O mercado de trabalho se tornou um ambiente extremamente competitivo, de maneira que os profissionais vêm buscando formas de se diferenciar e garantir uma posição consolidada. Em um cenário repleto de incertezas, é crucial tornar-se uma peça relevante e a forma mais efetiva de fazer isso consiste em se tornar o melhor do ano. Aquele que se dedica a dar o seu melhor, mantém um desempenho consistente.

Mercado de trabalho: por que ser o melhor é tão importante?

Antes de começar a apresentar as dicas de como se diferenciar no mercado, preciso mencionar o motivo para tornar-se o melhor do ano no seu segmento e organização. Todos os dias, os desafios para se conseguir e manter um emprego estável são noticiados, esse é o primeiro motivo para se concentrar em desempenhar as suas atividades com o máximo de qualidade.

Bons profissionais tendem a receber mais benefícios das companhias para que se mantenham em seus quadros, as famosas estratégias de retenção. Porém, além disso, é importante, do ponto de vista pessoal, encontrar uma atividade que te inspire a dar o seu melhor. Quanto mais vontade de fazer bem o seu trabalho você tem, mais demonstra que está feliz e realizado com a carreira escolhida.

Sendo assim, a busca por ser o melhor na sua área é uma forma de se manter em uma posição de estabilidade e, também, de ser feliz. As pessoas passam uma quantidade significativa de horas trabalhando, se não estiverem felizes com suas tarefas, isso certamente irá impactar em outras áreas da vida. Um parêntese relevante de ser aberto é o de que se você não está feliz com suas atividades do presente deve repensá-las.

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

10 Dicas de como se diferenciar e ser o melhor do ano

Você deseja crescer na sua carreira e vivenciar novos desafios profissionais? Então, vai gostar de conferir as dicas a seguir de como se diferenciar no mercado de trabalho, garantindo o status de melhor do ano.

1 – Encontre um trabalho que te faça feliz

Essa dica já foi mencionada acima, se você faz algo de que não gosta, dificilmente terá um bom desempenho. A tendência é que, quanto mais uma atividade for entendida como positiva, mais o indivíduo se comprometerá a realizá-la bem. Faça uma avaliação da forma como enxerga seu trabalho atualmente. Estando em um cargo que o desagrada ou mesmo em uma área não alinhada com seus valores, não se intimide a recomeçar.

2 – Evite a comodidade

Estar em uma posição confortável dentro da estrutura organizacional pode fazer com que você não tenha o ímpeto de pensar em novos caminhos e se dedicar a cumprir suas tarefas com o máximo de dedicação. Então, se percebe que está acomodado em relação à sua carreira, pense em maneiras de se reinventar e se colocar em novos desafios.

Funcionários medianos não ganham destaque e, muitas vezes, nem são lembrados pelos gestores. Uma forma prática de deixar a zona de conforto é encontrar novas áreas em que possa ser útil dentro da corporação. Se você tem outros talentos, além do escopo de suas atividades, não tenha medo de demonstrar. Mostre que você é alguém bastante importante para a companhia.

3 – Seja proativo

A proatividade está alinhada com a demonstração de novos talentos mencionada no tópico acima. O indivíduo proativo consegue desempenhar as suas tarefas e ainda se propõe a realizar outras que não estão, necessariamente, na sua alçada. Apenas é necessário tomar cuidado para evitar atravessar as atividades dos seus colegas.

Ajude quem tiver dificuldade e se mantenha focado em realizar as suas tarefas com o máximo de excelência. Quem aprende a aliar qualidade com rapidez se torna um destaque positivo dentro da empresa. Tornou-se essencial acompanhar a velocidade da internet para o bom desempenho de suas atividades. Uma dica é ler bastante a respeito da sua área para ter mais ferramentas para colocar a sua proatividade em prática.

4 – Faça cursos e treinamentos de qualificação

Para conseguir se manter atualizado com as mudanças constantes do mercado de trabalho, é essencial fazer cursos e treinamentos para renovar sua base de conhecimento. Continuar estudando faz de você um profissional mais flexível para atender as demandas atuais, bem como torna seu perfil interessante para as organizações de uma maneira geral. Não ter uma preocupação recorrente de perder o emprego permite manter sua concentração na qualidade do seu trabalho.

Algumas companhias investem em oportunidades para que seus colaboradores se qualifiquem, se este é o seu caso, aproveite! Fique atento ainda que em muitas cidades há espaços culturais e de fomento que oferecem excelentes alternativas de cursos e palestras gratuitas. A qualificação não precisa, necessariamente, se tornar um peso para o seu orçamento.

5 – Desenvolva sua inteligência emocional

Ser emocionalmente estável e conseguir dissociar questões pessoais das profissionais tornou-se um ponto chave para se tornar um dos melhores funcionários do ano. Parece que os indivíduos nunca levaram questões de trabalho tanto para o lado pessoal quanto agora. Pode ser um reflexo do fortalecimento das redes sociais, pois as pessoas geralmente têm em suas listas de contato os colegas do escritório.

O que acontece dentro das paredes da companhia pode se tornar um post público no Facebook e dar origem a diversos conflitos. Sendo assim, um profissional que consegue manter uma boa relação interpessoal com os colegas, mesmo diante de impasses, se torna uma peça essencial para o quebra-cabeça permanecer montado. Inclusive, quem tem um perfil conciliador tende a se tornar um dos queridinhos do escritório.

6 – Aja com honestidade

Não é saudável para nenhuma empresa ter funcionários que estão o tempo todo tentando “puxar o tapete” dos colegas. Então, tenha para si a meta de crescer sem precisar desmerecer o trabalho de ninguém. Reconheça e elogie o bom desempenho das pessoas que o rodeiam na organização, isso fará com que elas também observem com mais atenção o que você está realizando.

A honestidade deve estar também na sua autoavaliação, reconheça os momentos em que errou e foque em buscar a melhoria contínua. Os melhores profissionais são aqueles que usam os seus erros a favor da construção de um desempenho mais impactante.

Mercado de Trabalho – Saiba como se diferenciar e ser o melhor do ano!

7 – Troque experiências com seus colegas

Pode ser extremamente gratificante trocar experiências com os seus colegas para ampliar a sua bagagem de conhecimento. Talvez, a forma como você pense em resolver uma determinada tarefa não seja tão adequada quanto a da pessoa que se senta ao seu lado. Aprender a ouvir e oferecer algo em troca fortalece a construção de um perfil mais completo para atender as demandas que surgem todos os dias.

Ter o hábito de fazer networking, formação de uma rede de contatos, contribui para abrir novas oportunidades e um número maior de indivíduos para saber do seu trabalho. O conceito de compartilhar pode e deve ser levado das redes sociais para a sua vida cotidiana.

8 – Seja organizado

Nenhuma das dicas deste artigo fará sentido se você não for um profissional organizado. Ter cronogramas e uma lista de prioridades é fundamental para realizar as atividades conforme o ritmo necessário. Você pode ser muito bom no que faz e, ainda assim, não se destacar porque não consegue atender as expectativas da companhia ou do seu setor, por exemplo.

Já existem softwares e aplicativos para tornar o gerenciamento de suas atividades mais assertivo. Então, utilize essas ferramentas e se mantenha alinhado com o atendimento das demandas que surgirem. Cumprir os desafios propostos é imprescindível para estar na lista dos melhores funcionários do ano.

9 – Tenha autoestima profissional saudável

A autoestima profissional deve ser elevada, reconhecendo os seus pontos fortes, mas sem se tornar uma venda que impedirá o reconhecimento dos pontos a serem melhorados. Mensure os resultados que você obteve ao final de cada semana, quantas metas conseguiu realizar com sucesso, quantos elogios recebeu por seu bom desempenho e assim por diante.

Coloque nessa avaliação também os erros cometidos e o que você não conseguiu cumprir. Tente entender se não conseguiu cumprir porque não teve tempo ou porque não teve a expertise de fazê-lo. Essas questões são essenciais para reconhecer no que se pode melhorar e se tornar mais assertivo. Então, já sabe, mantenha sua autoestima no nível saudável.

10 – Dedique-se à sua vida pessoal

A dedicação à sua vida pessoal te fará uma pessoa mais feliz, quando se está de bem consigo mesmo é mais fácil ter um bom e constante desempenho profissional. Uma pessoa realizada em sua vida familiar, amorosa e de amizades é uma pessoa mais agradável de se conviver e mais focada no cumprimento de suas atividades.

Não ter um desvio dos seus pensamentos durante o trabalho para alguma questão pessoal te permitirá chegar a um desempenho mais significativo. Então, reserve um tempo saudável para passar com as pessoas que ama e descubra como ter equilíbrio na sua versão profissional e pessoal.

Gostou dessas dicas de como se diferenciar no mercado de trabalho? Tem alguma outra para acrescentar que julgue ser importante? Conte-me no espaço para comentários abaixo e vamos cocriar uma lista de sugestões para todos que desejam se tornar profissionais extraordinários!

 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright:  1140456245 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tartwork



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010