Múltiplas carreiras – Saiba mais sobre essa tendência da nova geração

pessoa com multiplas escolhas

Conheça o conceito de múltiplas carreiras – Uma tendência que tem assumiudo uma evidência cada vez maior nos dias de hoje.

O fenômeno das múltiplas carreiras está se tornando cada vez mais comum para a nova geração que está entrando no mercado. Também chamada de portfolio career ou “carreira em portfólio” é a tendência de atuar em diferentes segmentos. Os adeptos das múltiplas carreiras exercem algumas funções pela remuneração, outras pela satisfação pessoal ou até por uma causa.

Leonardo da Vinci é um excelente exemplo histórico dessa forma de atuar no mercado de trabalho. O italiano era pintor, engenheiro, botânico, arquiteto, músico, desenhista, anatomista, matemático, entre outras profissões. Se da Vinci precisasse fazer um currículo precisaria usar barras (/) para separar todas as suas ocupações. É exatamente o que vem acontecendo com vários profissionais ao criar perfis no LinkedIn.

Não tendo apenas uma profissão, é necessário adotar o uso de barras para poder citar todas as atividades profissionais atualmente. Inclusive, esse fato deu origem a outro nome pelo qual o fenômeno das múltiplas carreiras é conhecido, slash effect (efeito barra). Continue lendo para entender melhor.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Múltiplas carreiras: interesses com foco

Geralmente, quem escolhe atuar em diferentes carreiras o faz com o objetivo de conciliar os seus interesses. Não se trata de simples bicos e sim de escolhas profissionais que impactam no seu posicionamento no mercado. Bico é quando uma pessoa utiliza seu tempo livre para realizar um trabalho, esporadicamente, para aumentar a sua renda.

Contudo, os adeptos de múltiplas carreiras investem tempo e paixão na realização dos seus objetivos. A construção de carreiras paralelas refere-se exatamente a essa dedicação prolongada para atingir um objetivo. Ao eleger uma atividade para ocupar parte do seu tempo, mesmo já tendo uma carreira, você está apostando em ser um profissional diversificado.

Equilíbrio é o segredo para conciliar as múltiplas carreiras

Para muitas pessoas pode parecer estranho ter duas ou mais carreiras, pois essa jornada dupla (ou tripla) pode ser exaustiva. No entanto, é exatamente o fato de investir em uma segunda ou terceira carreira que alimenta o ânimo para ir bem na primeira. O equilíbrio entre trabalhar pelo dinheiro e pela satisfação é essencial para essa nova geração.

Os profissionais querem ter uma boa renda para manter um bom padrão de vida, mas também querem satisfação. Nem sempre esses dois tópicos caminham lado a lado e não tem problema. Há cada vez mais a busca pela criação de uma identidade profissional no mercado e por propósito naquilo que se está fazendo.

Tendência em ascensão entre a nova geração

Grande parte dos profissionais da nova geração que estão entrando no mercado atua em mais de uma carreira. E por mais curioso que pareça, escolheram esse sistema de trabalho conscientemente. Há satisfação e felicidade em ter mais de uma profissão, isso não é visto como um peso para esses profissionais.

Ainda não foram realizados estudos específicos sobre esse tópico no Brasil. Porém, acredita-se que há forte tendência de crescimento para o fenômeno das múltiplas carreiras nos próximos anos. Os jovens brasileiros demonstram cada vez mais facilidade com o autogerenciamento.

Múltiplas carreiras: diversos motivos

O fenômeno das múltiplas carreiras é impulsionado por diferentes motivações. Alguns indivíduos decidem ter mais de uma profissão como uma forma de aumentar sua renda mantendo sua satisfação. Outros querem realizar algum desejo que ainda não foi atendido na primeira carreira. Também tem quem aposte nessa vida mais atribulada para ampliar sua bagagem de conhecimentos.

Especialistas em mercado profissional vêm falando a respeito do trabalho por demanda como uma forte tendência há algum tempo. Os novos profissionais que irão entrar no mercado nos próximos anos precisam estar preparados para essa realidade.

Está cada vez mais comum a contratação por projeto. Ao concluir uma empreitada, é necessário estar preparado para entrar em outro projeto que pode ser referente a outro de seus talentos.

Em um contexto de contratos de curto período e trabalho freelancer, é importante ter múltiplas facetas profissionais. Com um repertório mais amplo, o profissional tem mais opções de fontes de renda. Aquele que possui múltiplas carreiras reforça a sua empregabilidade, tornando-se potencialmente disputado no mercado.

O perfil do profissional de múltiplas carreiras

Algo fundamental de esclarecer é que nem todo mundo tem perfil para ser um profissional de múltiplas carreiras. Essa é uma escolha profissional que impacta consideravelmente o estilo de vida. Quem é apegado à rotina e a estabilidade financeira pode ter grandes dificuldades para atuar em múltiplas atividades.

Existe a possibilidade dessas dificuldades se tornarem infelicidade com o passar do tempo. Para que uma pessoa mais metódica se dê bem em múltiplas atividades é necessário encontrar uma forma de criar um tipo de rotina. Conciliar um trabalho de meio período com as atividades de outra carreira pode ser uma forma de fazer isso.

Contudo, o perfil considerado ideal para viver nesse sistema nada ortodoxo é aquele mais dinâmico. Pessoas que gostam de trabalhar em múltiplos projetos ao mesmo tempo e que têm facilidade para desenvolver relacionamentos são as mais inclinadas a seguir esse modelo de carreira.

Deve existir no indivíduo o desejo de desbravar novos mercados e a constante curiosidade. Também é relevante ser tolerante ao risco, afinal, a instabilidade fará parte da sua vida.

Criatividade e organização

Essas duas características são essenciais para o indivíduo que decidir ter mais de uma carreira. Tamanha é a sua importância que merecem um tópico à parte. A criatividade não se aplica apenas ao desenvolvimento dos projetos, mas também ao estabelecimento de um método eficiente de trabalho. Dependendo de quantos projetos estejam sendo conduzidos ao mesmo tempo, é preciso readaptar seu sistema.

Por sua vez, a organização é imprescindível, pois somente através dela é possível manter a cabeça focada em cada atividade. Com múltiplas atividades não há tempo a perder e se você não tem o mínimo de organização pode não conseguir se estabelecer. No entanto, é importante dizer que essas são atribuições passíveis de desenvolver com paciência e dedicação.

Desenvolva um sistema de trabalho que funcione para você, ou seja, que atenda as suas necessidades. Se você é um profissional único por ter mais de uma carreira, também merece ter seu próprio sistema de organização.

Será que você conseguiria atuar em múltiplas carreiras? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para levar a informação adiante!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.





*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010