Profissional multitarefas – Quais as vantagens e desvantagens

profissional executando duas tarefas ao mesmo tempo

Conheça quais são as principais Vantagens e Desvantagens de um profissional Multitarefas.

Você já viu alguma pessoa se gabar dizendo que é um profissional multitarefas e que, com isso, é mais produtivo? Saiba que embora essa habilidade tenha vantagens, também possui um lado não tão bom. É importante conhecer as duas faces da moeda para conseguir desfrutar dos benefícios sem sofrer os prejuízos.

Continue lendo para saber mais a respeito das características de um profissional multitarefas, além das vantagens e desvantagens disso.

Características de um profissional multitarefas

Ser um profissional multitarefa é conseguir realizar mais de uma atividade simultaneamente. Contudo, é preciso aprofundar nessa explicação para evitar confusões comuns sobre o conceito de multitarefa. Afinal, não basta apenas começar várias atividades e ter a ideia de estar realizando-as ao mesmo tempo, é preciso ter organização e qualidade.

É importante destacar que não são todas as pessoas que conseguem desenvolver essa habilidade. Portanto, é preciso se conhecer para entender se vale a pena insistir em tentar ser multitarefa ou se é mais interessante se dedicar com afinco a uma atividade por vez. O segredo para a excelência é entender as suas aptidões e utilizá-las a seu favor.

Confira algumas das principais características de um profissional multitarefa, do tipo que consegue realizar mais de uma atividade sem prejuízos à qualidade.

  • Usa seu tempo com inteligência, aproveitando cada minuto livre de forma útil;
  • É proativo e tem iniciativa, ou seja, não precisa receber ordens o tempo todo para agir;
  • Sabe identificar quais atividades podem ser realizadas em conjunto;
  • Consegue se concentrar em mais de uma tarefa por vez;
  • Coloca a qualidade à frente da quantidade.

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Vantagens e desvantagens de ser um profissional multitarefa

Chegou o momento de conhecermos as vantagens de desvantagens de ser um profissional multitarefa. Assim, ao entender esses dois lados, terá as informações que precisa para se planejar para desfrutar dos benefícios e tomar as atitudes necessárias para contornar os prejuízos. Ou, ainda, poderá entender que esse perfil não é para você.

Vantagens

Mais produtividade: uma pessoa que realiza mais de uma atividade por vez tende a se tornar mais produtiva.

Capacidade de se adaptar: como a postura multitarefa exige uma adaptação constante a cada conjunto de atividades, isso faz com que o profissional se torne mais flexível.

Economia de tempo: quando as tarefas são realizadas simultaneamente, se tem uma economia significativa de tempo.

Desvantagens

Queda da qualidade: de nada adianta realizar várias atividades por vez se elas forem feitas sem qualidade. Afinal, isso faz com que o índice de retrabalhos se torne muito grande, transformando a economia de tempo em prejuízo.

Risco de estresse: uma pessoa que está o tempo todo realizando diversas atividades e não tira tempo para se cuidar e recuperar as energias, corre o sério risco de sofrer com o excesso de estresse.

Perceba que as vantagens se aplicam a casos em que a pessoa realmente tem aptidão para ser multitarefa. Enquanto as desvantagens estão relacionadas a alguém que tenta realizar várias atividades simultaneamente, mas não consegue.

Por tudo isso, é importante considerar se você é realmente alguém que está pronto para trabalhar dessa forma ou se irá se dar melhor de outra maneira. Tudo é uma questão de se conhecer e fazer o seu melhor, respeitando as suas limitações.

7 Dicas para ser um profissional multitarefa verdadeiramente eficaz

Se você chegou à conclusão de que realmente tem essa aptidão e consegue realizar várias tarefas de uma só vez, deve considerar alguns pontos importantes. Assim, colocando-os em prática, irá desfrutar de todos os benefícios e tirar o poder dos riscos dessa postura. Vamos lá?

1. Identifique e respeite os seus limites

Em primeiro lugar, é fundamental que saiba respeitar os seus limites. Nem todos os dias estará pronto para realizar várias tarefas simultaneamente e insistir nisso pode trazer mais prejuízos do que vantagens. Portanto, se observe, se conheça e se aceite, é esse o caminho para ter um bom desempenho em tudo o que fizer.

2. Saiba identificar tarefas que necessitam de atenção exclusiva

Nem todas as tarefas poderão ser realizadas em conjunto com outras por requererem mais atenção. Saiba identificar isso e evite cometer erros que podem trazer problemas a você e aos seus clientes ou à empresa para a qual trabalha. Coloque a qualidade na frente da pressa, sempre.

3. Elimine distrações que possam atrapalhar a sua concentração

Notificações de e-mail e chats podem prejudicar muito a sua concentração e comprometer tanto a qualidade quanto a agilidade com a qual irá realizar suas tarefas. Portanto, desabilite tudo o que não for verdadeiramente importante naquele momento e mantenha o foco no que realmente importa.

4. Separe seu tempo em blocos

Para organizar suas ideias com mais facilidade, separe seu tempo em blocos. A técnica Pomodoro é bastante interessante, consiste em manter 25 minutos de concentração, fazendo pausas rápidas de 5 minutos. Existem vários sites com contadores que ajudam nessa organização, experimente!

5. Agrupe tarefas semelhantes

Sempre que perceber que tem duas tarefas semelhantes, verifique a possibilidade de realizá-las em conjunto. Esse é o tipo de multitarefa que vale a pena, quando os afazeres se encaixam e acabam contribuindo uns com os outros.

6. Mantenha a lista de tarefas organizada

Para ser multitarefa do jeito positivo é preciso ter organização. Por isso, mantenha a sua lista de tarefas organizada, selecionando quais são as prioridades, os prazos e assim por diante. Sem essa organização poderá acabar se perdendo e não conseguir concluir nada como deveria.

7. Tire alguns minutos para descansar a mente

É muito importante que faça pequenas pausas ao longo do dia para recuperar as energias e conseguir retornar ao trabalho para entregar bons resultados. Acredite, deixar de tirar esses minutos de descanso pode dar a falsa sensação de estar ganhando tempo quando, na realidade, está perdendo em eficácia.

Como podemos ver ao longo do artigo, ser um profissional multitarefa pode ter diversos benefícios, desde que se respeite as características individuais. Assim, com organização, bom senso e dedicação é possível realizar atividades com eficiência sem perder em qualidade.

E você, acha que é um profissional multitarefa? Quais atitudes costuma ter que percebeu que precisa mudar? E quais ações acha que contribuem para a sua produtividade? Compartilhe suas experiências abaixo e ajude outras pessoas através do seu conhecimento!

Imagem: Por BongkarnGraphic

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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