Que tipos de apoio uma empresa deve oferecer aos seus funcionários

Toda empresa que quer se desenvolver precisa ter uma atenção especial para os seus colaboradores.

Atualmente, as empresas que desejam se diferenciar no mercado devem oferecer mais do que um salário ao final de cada mês. Afinal de contas, se desejam obter resultados extraordinários, precisam reter os melhores talentos em suas equipes, isso sem considerar o fato de que pessoas felizes e que sentem que têm seus esforços reconhecidos trabalham muito mais do que aquelas que são apenas cobradas constantemente por produtividade.

Fazer parte de uma lista de melhores empresas para trabalhar é um grande orgulho para as companhias e se tornou, até mesmo, um objetivo para muitas. Isso é bom para um negócio enquanto marca, já que a imagem perante a sociedade influência nos resultados e, também, para atrair os melhores profissionais. Continue a leitura para saber mais sobre os principais tipos de apoio uma empresa deve oferecer aos seus funcionários.

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Benefícios que uma empresa tem ao oferecer apoio aos seus funcionários

Antes de falarmos sobre os tipos de apoio que uma empresa deve oferecer aos seus funcionários, precisamos ressaltar os benefícios que esse tipo de política traz para um negócio, que são muitos e fundamentais para o mercado atual, em que a concorrência está cada vez mais acirrada. Hoje, saem na frente as companhias que possuem a equipe mais engajada, motivada e disposta a entregar o melhor trabalho, tanto para produzir bem, quanto para funções administrativas e, em especial, de atendimento ao cliente.

1 – Mais produtividade

Imagine dois profissionais: o primeiro trabalha em uma empresa que não oferece qualquer tipo de benefício, o clima é hostil e as cobranças por resultados não param de chegar; o segundo integra uma equipe com clima amigável e colaborativo, a companhia oferece benefícios que visam o bem-estar e a saúde, e reconhece os esforços de cada funcionário. Qual deles acha que será mais produtivo?

Já está comprovado que o nível de satisfação está intimamente ligado ao de produtividade, pessoas felizes produzem mais e melhor. Além disso, essa motivação se torna um círculo virtuoso que parte do gestor e vai para o supervisor, o colaborador, o cliente, fornecedores, toda a cadeia produtiva é impactada positivamente.

2 – Redução do absenteísmo

Absenteísmo nada mais é do que a ausência do funcionário, seja por faltas, atrasos ou saídas. São situações que geram custos para uma empresa, comprometem a produtividade e o entrosamento da equipe. Através do apoio oferecido, que pode acontecer de diversas formas que veremos em seguida, o profissional se sente muito mais conectado à companhia, o que fortalece seu senso de comprometimento, sem contar no fato de que o bem-estar no trabalho ajuda até mesmo a prevenir certos tipos de doenças.

3 – Redução da rotatividade

A rotatividade é mais um problema que essa cultura de apoio aos colaboradores ajuda a combater. Demissões são custosas para um negócio, assim como os processos de recrutamento e treinamento que vêm em seguida. Além do mais, os desfalques na equipe podem ser extremamente desgastantes, comprometendo o entrosamento que é tão relevante para o trabalho colaborativo e de qualidade.

Uma equipe é como uma orquestra, que conta com o maestro e cada membro é responsável por tocar um instrumento. Se um desses musicistas sai, os outros se sentem perdidos. Até que se encontre um novo especialista naquele instrumento, a harmonia da música tocada não será a mesma.

4 – Retenção de talentos

Bons profissionais experientes e qualificados têm mais facilidade para encontrar novas oportunidades. Por essa razão, eles não costumam permanecer em companhias que não os valorizam. Ter uma política de benefícios e apoio aos colaboradores é uma forma de reter esses talentos, que geralmente não se prendem apenas baseados em salários.

Uma pesquisa constatou que os jovens da geração Z, que são aqueles nascidos entre 1997 e 2012, valorizam mais as chances de desenvolvimento profissional e de trabalhar com o que gostam do que grandes salários. Isso mostra que os índices que não podem ser mensurados através de números, como satisfação, felicidade e bem-estar, possuem um peso muito grande para reter os melhores talentos.

5 – Imagem positiva perante a sociedade

As pessoas sempre tiveram o costume de compartilhar suas experiências no trabalho com outras, o que se tornou ainda mais intenso com o advento das redes sociais. Colaboradores felizes e satisfeitos com a empresa para a qual trabalham tendem a demonstrar isso para amigos e conhecidos, o que acaba por contribuir para a imagem que ela tem perante a sociedade.

Ser considerada uma companhia boa para trabalhar, que preza pelo bem-estar da equipe, oferece um ambiente agradável e trata cada membro de forma humanizada é algo muito positivo. Ajuda a atrair talentos e impacta nas vendas também, já que os consumidores estão, cada vez mais, tendo essa preocupação social e preferem comprar de companhias que seguem essa linha.

Confira 7 tipos de apoio que uma empresa pode oferecer ao seus colaboradores.

7 Tipos de apoio que uma empresa pode oferecer aos seus funcionários

Depois de entender os benefícios de ter essa cultura de apoio aos colaboradores, confira algumas atitudes interessantes a se adotar. Cada companhia pode adaptar as ideias considerando a sua realidade, utilizando os exemplos apresentados a seguir para se inspirar.

1 – Manter o diálogo aberto

Esse é o tipo de apoio que empresas de qualquer porte podem oferecer, o diálogo. Conversar abertamente com os funcionários sobre os assuntos da empresa e dar espaço para que se expressem é muito importante. Assim, eles se sentem verdadeiramente acolhidos e parte da companhia, o que faz com que realmente vistam a camisa e deem o seu melhor em tudo o que fizerem. Além de reuniões com todos para falar de bem-estar e satisfação, é interessante ouvi-los individualmente, até mesmo para que se sintam mais confortáveis para se abrir.

2 – Benefícios que consideram as necessidades da equipe

Em se tratando de benefícios, como plano de saúde, odontológico, vale-refeição ou alimentação, cursos, academia de ginástica, entre outros, é fundamental ouvir a equipe. Disponibilizar esse ou aquele benefício porque outras companhias estão fazendo não é o ideal porque é preciso que sejam opções que estejam de acordo com as necessidades do seu pessoal. Por essa razão, é interessante acolher a opinião deles antes de disponibilizar uma nova vantagem.

3 – Área de lazer

Ter um espaço para os funcionários relaxarem durante o horário de almoço ou em pequenas pausas ao longo do dia é mais um tipo de apoio bastante positivo. Essa área de lazer pode ter sofás e pufes para descanso, videogame, mesa de ping-pong, jogo de dardos, TV, entre outros. São atividades que, além de relaxamento, promovem o pensamento criativo e a inovação, o que também é ótimo para o negócio.

4 – Assistência psicológica, jurídica e social

Um tipo de apoio que muitas empresas vêm buscando oferecer inclui assistência psicológica, jurídica e/ou social. São serviços bastante úteis em casos de divórcio, perda de um familiar, adoção, violência doméstica, entre outros. O Magazine Luiza é um exemplo de companhia que oferece esse benefício para a sua equipe através de um programa que apoia as colaboradoras vítimas de violência doméstica, disponibilizando psicólogos e tudo o que for necessário para a realização da denúncia.

5 – Apoio para gestantes e mães

Iniciativas que visem apoiar as funcionárias gestantes, mães e pais também são bastante válidas. Algumas opções incluem licença maternidade e paternidade estendida, berçário e creche, saída mais cedo para amamentação, são várias as possibilidades de apoiar as pessoas nesse momento de grande transformação na vida que é a chegada de um filho. São cuidados que fazem o profissional se sentir acolhido e facilitam sua vida, permitindo que tenha mais tranquilidade para trabalhar.

6 – Cozinha para fazerem as refeições

Nem todos profissionais conseguem ir até suas casas durante a pausa para almoço ou jantar (no caso de quem trabalha à noite). Sendo assim, oferecer um espaço para que possam armazenar alimentos e fazer as refeições é mais um tipo de apoio de grande valor. Existem companhias que oferecem uma geladeira, que é abastecida periodicamente, com alimentos para a equipe consumir ao longo dos dias. São pequenos agrados que geram satisfação e conexão.

7 – Oportunidade de desenvolvimento e crescimento

Por fim, é importante citar o quanto é valoroso para um profissional saber que tem a oportunidade de crescer na companhia em que trabalha. Isso motiva cada membro da equipe a se dedicar e trilhar um caminho de desenvolvimento. Dentro deste tópico entram tanto os planos de carreira quanto o oferecimento de cursos e treinamentos de capacitação.

Em se tratando dos cursos, cabe a cada empresa encontrar a melhor forma para isso, se é oferecendo o mesmo para todos ou dando a liberdade para que escolham, respeitando certos pré-requisitos como a área de conhecimento e uma faixa de valor, por exemplo.

Existem muitas formas de uma organização demonstrar apoio aos seus funcionários, seja no relacionamento no dia a dia ou na forma de benefícios. O importante é buscar as melhores opções, considerando as possibilidades do negócio com as necessidades da equipe. Assim, todos saem ganhando, o pessoal, que irá trabalhar mais motivado, e a empresa, que verá os impactos dessa satisfação em seus resultados.

Tem alguma outra sugestão de apoio aos funcionários que não foi citada ou algo a acrescentar? Deixe sua contribuição abaixo!

 

Fontes:

https://canaltech.com.br/carreira/geracao-z-eles-ainda-nao-buscam-grandes-salarios-56577/

https://exame.com/negocios/10-empresas-com-beneficios-incriveis-para-seus-funcionarios/

 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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