Recrutamento Online (Dê Enter!)

O Brasil é o país que mais recruta através das redes sociais, e elas são cada vez mais aliadas das empresas na hora de encontrar novos talentos profissionais

 As empresas de modo geral devem estar em sintonia com as mudanças organizacionais, compreendê-las, e atuar no sentido de administrar suas necessidades. Um fator determinante qualquer corporação é ter um grupo de colaboradores com os perfis de competências que ela precisa para crescer, ter diferenciais significativos e estar à frente de suas concorrentes, e as redes sociais aparecem como uma nova grande aliada nesse processo.

Segundo mapeamento realizado pela Robert Half, empresa de recrutamento especializado, com executivos de médio e alto escalão: 21% das empresas nacionais afirmaram que utilizam ferramentas de redes sociais para contratações. O Brasil é líder nesse segmento, superando: Espanha, com 18%, e Itália e Holanda, empatados com 13%.

O sistema de recrutamento tradicional ainda é a via mais utilizada pelas corporações, mas os departamentos de recursos humanos já estão atentos a esta nova forma de recrutar que utiliza as redes sociais como ferramenta para encontrar novos talentos. Os profissionais, com os perfis que as empresas visam, pertencentes às chamadas geração Y e agora Z, nasceram em meio à revolução e consolidação digital e, estão conectados às redes não apenas por lazer, mas para aumentar seu networking e usá-las como aliadas em sua inserção no mercado de trabalho ou mesmo, em seu reposicionamento dentro dele.

Hoje as redes sociais especializadas em carreira, como o Linkedin, ganham cada vez mais alcance e estão possibilitando que mais profissionais divulguem seus currículos e portfólios nesses canais, como também que mais empresas tenham acesso a estes dados. Nesse sentido muitas empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas, se conectando também as redes sociais através de seus perfis, tanto para estar mais perto de seus consumidores quanto para fazer uma garimpagem de possíveis candidatos.

Nesse recrutamento, via rede de relacionamentos, as empresas, além dos conhecimentos específicos, querem saber em quais discussões, comunidades, movimentos sociais, os profissionais, com os perfis que ela busca estão envolvidos; que assuntos são de seu interesse, quais são suas qualificações, de quais projetos participou, quais são suas experiências práticas e resultados alcançados. E nesse sentido é extremante importante manter congruência nos dados apresentados nos diversos canais.

E a força das redes sociais no Brasil, se reflete na pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada em 2010, que aponta que 90% dos 73 milhões de brasileiros, que têm acesso à internet, usam redes sociais. Para ser visto e melhor ainda, ser selecionado através delas, o candidato não pode crer que; apenas manter-se atualizado ou investir em qualificações é tudo que as empresas buscam. Lembre-se que a internet é uma extensão de quem somos, e nós, um reflexo do que postamos em nossos perfis. Mostre o essencial: Mostre bom senso!

[php_everywhere]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010