Saiba como fazer um vídeo currículo criativo

Mulher gravando um vídeo

Confira 10 Dicas para fazer um vídeo currículo criativo.

Muitas empresas têm inovado quando o assunto é recrutamento e seleção, especialmente as de áreas ligadas à criatividade. Além do currículo tradicional, tem sido solicitado que os candidatos enviem um vídeo currículo contando mais sobre si mesmos, sua formação e experiência.

O vídeo é um recurso interessante porque permite que os recrutadores conheçam mais dos candidatos do que um arquivo escrito é capaz de revelar. Poder assistir aos aspirantes às vagas falando permite que se analise a desenvoltura e confiança.

Quer saber como fazer um vídeo currículo criativo para aumentar as suas chances de ser selecionado? Continue a leitura e confira as dicas!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que é o vídeo currículo?

O vídeo currículo nada mais é do que um vídeo caseiro, em que o candidato se grava falando sobre suas experiências, objetivos e a vaga que deseja conquistar. É uma forma de facilitar o processo seletivo e permitir que os recrutadores conheçam melhor os profissionais para definir quais serão chamados para uma entrevista.

Essa é uma tendência que vem se fortalecendo porque está se dando cada vez mais importância para habilidades que não costumam vir descritas no currículo tradicional. Afinal, nesse documento, as pessoas incluem apenas sua formação e experiência profissional.

Mesmo que se descreva habilidades no currículo, como boa comunicação, por exemplo, é apenas na entrevista que isso poderá ser comprovado. Já com o vídeo, fica mais fácil avaliar a forma como o candidato se comunica, sua postura, a segurança ao falar da sua trajetória, entre outros pontos.

Cada empresa solicita o vídeo de acordo com os aspectos que considerar mais importantes. Mas, de modo geral, há regras de duração, cerca de um ou dois minutos, e é pedido que o candidato fale um pouco de si e dos motivos pelos quais deseja ocupar a vaga em questão.

10 Dicas para fazer um vídeo currículo criativo

Veja, a seguir, as dicas que preparamos para te ajudar a fazer um vídeo currículo criativo e que chame a atenção dos recrutadores.

1. Considere a vaga e a empresa para a qual o vídeo será enviado

A primeira dica para fazer um vídeo currículo é considerar a vaga e a empresa para a qual será enviado. Afinal, é a partir desse ponto que irá direcionar todos os outros detalhes do vídeo.

Companhias e cargos mais formais exigem algo que siga essa linha, enquanto empresas mais modernas, com cargos ligados à criatividade e inovação, permitem um vídeo um pouco mais descontraído.

2. Vista-se de forma adequada

Embora vá realizar a gravação em casa, é importante se atentar à sua imagem, o que inclui as roupas. Escolha peças que usaria para uma entrevista na empresa em questão, considerando sempre a dica anterior.

Não faz sentido usar terno e gravata para gravar um vídeo currículo para uma empresa que tem a modernidade como marca da sua identidade. Da mesma forma que não se deve usar regata ou algo informal demais. Então, preze sempre pelo bom senso.

3. Selecione o fundo que irá aparecer no vídeo

Além das roupas, é válido se atentar à parte do ambiente que irá aparecer no vídeo. Lembre-se que tudo será considerado para a avaliação, então, evite gravar em um local bagunçado e com peças espalhadas.

Não precisa ser nada muito elaborado, basta que seja um ambiente que esteja organizado e sem pessoas passando atrás. Na dúvida, grave tendo como fundo uma parede, assim, não correrá o risco de nada inadequado aparecer.

4. Respeite o tempo máximo

Como irão analisar diversos vídeos, as empresas costumam solicitar que seja respeitado um tempo máximo. Então, verifique essa informação e siga à risca. Demonstre respeito pelo tempo das pessoas e seja conciso ao gravar para aproveitar esse tempo ao máximo e demonstrar os seus atributos.

5. Prepare um roteiro

Para evitar se perder com o tempo que tem disponível para o vídeo, é válido preparar um roteiro antes da gravação. A ideia não é que decore, afinal, uma fala decorada não irá pegar bem com os recrutadores. Use o roteiro como uma forma de organizar os assuntos que irá abordar e ter um maior controle sobre os pontos que não pode se esquecer de mencionar.

6. Utilize recursos visuais

Se a ideia é ser criativo, utilize recursos visuais para tornar o vídeo mais interessante. Você pode gravá-lo e inserir detalhes diferenciados na edição. Vale destacar que isso é fundamental se a vaga para a qual está se candidatando for na área de audiovisual ou outras relacionadas. Essa é mais uma oportunidade de mostrar seu talento.

7. Use uma linguagem adequada

A linguagem que irá utilizar nos vídeos também é muito importante. Mesmo que seja uma empresa mais moderna, procure evitar certos vícios da fala, como a repetição de palavras e gírias, como é o caso do famoso “tipo” ou “tipo assim”. Palavrões devem ser totalmente evitados.

8. Atente-se à qualidade de imagem e som

A menos que o cargo seja na área do audiovisual, não é necessário fazer um vídeo com ares de profissional. Entretanto, é preciso que se atente à qualidade de imagem e som, pois os recrutadores precisam ver e ouvir você corretamente.

Hoje em dia, muitos celulares conseguem captar vídeos com qualidade. Então, faça alguns testes antes para verificar se as configurações do seu smartphone estão corretas. Lembre-se de manter o aparelho na horizontal, para que o formato fique adequado para ser assistido no computador.

9. Evite os excessos

No caso do vídeo currículo criativo, vale a máxima que se aplica a qualquer situação da vida, evitar os excessos. Ousar pode ser o que fará com que o seu vídeo chame a atenção, porém, é preciso tomar cuidado para não se exceder e fazer com que esse efeito seja negativo em vez de positivo.

10. Compartilhe com amigos e familiares

Por fim, antes de enviar, compartilhe o vídeo com amigos e familiares. Assim, eles poderão opinar e dizer se há algum detalhe que precisa ser mudado ou se está tudo certo.

Caso você perceba ou alguém fale sobre algum ponto que concorde que possa melhorar, não hesite em regravar. Por mais que seja trabalhoso, lembre-se de que o seu esforço poderá custar a vaga de emprego que tanto deseja.

Com essas dicas você estará pronto para gravar um vídeo currículo criativo e com grandes chances de ser selecionado pelos recrutadores!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds