7 Coisas que você precisa saber antes de empreender

empreendedores analisando plano de negócios

Antes de aventurar-se no mundo empreendedor é preciso certa cautela. Confira algumas dicas que você precisa saber antes de empreender.

Se você pensa em empreender, antes de tomar qualquer atitude precisa ter pleno conhecimento sobre o que lhe espera. É a partir dessa consciência que se torna possível fazer uma escolha segura, planejada e com maiores chances de sucesso. Continue lendo para saber quais são as 7 coisas que você precisa saber antes de empreender e se prepare da melhor forma possível para essa jornada.

O que é preciso saber antes de empreender?

Empreender é uma missão que requer preparo, um negócio que é aberto sem planejamento corre o sério risco de não sobreviver ao primeiro ano. Se deseja que a sua futura empresa tenha um bom desempenho e consiga se manter dentro de poucos meses, deve se preparar antes mesmo de dar o primeiro passo.

Veja, a seguir, 7 coisas que todos aqueles que sonham em se tornar empreendedores devem saber. São tópicos apresentados na forma de pergunta para que se questione sobre cada um deles e encontre suas respostas.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

1. Você realmente deseja empreender?

Em primeiro lugar, você precisa saber se realmente deseja empreender, porque não são todos que possuem esse perfil. Existe uma frase conhecida que sugere que devemos trabalhar pelos nossos sonhos antes que outra pessoa nos contrate para trabalhar pelos dela. Isso acaba passando a ideia de que apenas quem empreende tem sucesso e isso não é verdade.

Ser bem-sucedido tem significados diferentes para cada pessoa. Um indivíduo pode entender o sucesso como assumir um cargo importante em uma empresa, enquanto outro ter seu próprio negócio. As pessoas são diferentes e é fundamental respeitar isso. Apenas empreenda se esse for um desejo genuíno seu e não uma pressão externa.

É preciso ter paixão pelo empreendedorismo porque se trata de uma jornada desafiadora. Apenas aqueles que realmente têm esse desejo é que conseguirão se manter motivados frente os obstáculos que irão surgir. Então, reflita com calma e identifique de onde veio a ideia de abrir o seu negócio para se certificar de estar tomando uma decisão consciente.

2. Tem o capital necessário para abrir o negócio?

Além de paixão, é preciso ter dinheiro para investir na abertura de um negócio. Dependendo do segmento escolhido, precisará arcar com os custos de equipamentos, mercadorias, matéria-prima, entre outros. Além disso, deverá ter uma determinada quantia para manter a empresa nos primeiros meses e se manter.

Perceba que empreender requer um amplo planejamento financeiro. Mesmo que consiga um empréstimo ou o apoio de um investidor, precisará se planejar em relação aos custos pessoais. Se você é funcionário de uma empresa e está pensando em deixar o seu emprego para abrir um negócio, tenha cautela e se programe para fazer tudo na hora certa.

3. Está disposto a mudar sua rotina?

Mais um ponto de extrema importância a considerar é que uma grande mudança irá acontecer em sua rotina e na vida de forma geral. Se um funcionário de uma empresa tem horário para iniciar e encerrar sua jornada de trabalho, no caso do empreendedor as coisas são um pouco diferentes.

Ser o seu próprio chefe tem como um dos benefícios a liberdade de horários. Contudo, se algo acontece e a demanda de trabalho aumenta, o dono da empresa precisa estender seu expediente. Às vezes, será necessário trabalhar aos finais de semana, em feriados, especialmente nos meses iniciais do negócio.

Por mais que o objetivo de um empreendedor seja fazer com que a empresa funcione sem depender da presença constante dele, até chegar a esse ponto leva tempo. Então, pense bem se está disposto a realizar essa grande mudança sem se sentir sobrecarregado.

4. Tem conhecimentos sobre empreendedorismo?

Não basta ser um excelente profissional na sua área de atuação, ter conhecimentos sobre empreendedorismo é indispensável para abrir um negócio. Afinal de contas, a administração da empresa ficará toda em suas mãos. Por isso, se não tem essa expertise, comece a procurar por cursos que te ajudem a conhecer melhor esse universo.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece diversos cursos gratuitos para aqueles que desejam empreender. Se informe a respeito e aproveite a oportunidade de se preparar para iniciar o seu negócio seguindo todos os passos necessários para obter excelentes resultados!

5. Já sabe que diferencial o seu negócio terá?

Todo negócio precisa ter um diferencial para se destacar em meio aos demais. Atualmente, é muito difícil ser o pioneiro em algum setor, porque existem muitas empresas espalhadas pelo Brasil. Então, é preciso oferecer algo de diferente que faça com que os consumidores prefiram a sua empresa.

Esse diferencial irá depender do segmento do negócio, do público que deseja atingir, do tipo de produto ou serviço oferecido. Alguns exemplos de diferenciais incluem: personalização, atendimento exclusivo ou em domicílio, preço baixo, facilidade para agendamento de horário, entre outros.

6. Há público para uma empresa desse segmento em sua região?

Mais um aspecto fundamental a ser considerado antes de empreender é se há público para uma empresa desse segmento na sua região. Isso porque um tipo de negócio pode ser um grande sucesso em uma cidade e não repetir a mesma façanha em outra localidade. Afinal, cada cidade costuma ter seus nichos e nem sempre há espaço para certos empreendimentos.

A melhor forma de descobrir isso é fazendo uma pesquisa de mercado. Hoje, com a internet é muito fácil verificar se uma ideia de negócio é viável. Você pode criar um formulário com perguntas relacionadas ao possível empreendimento e enviar para amigos e conhecidos. Através das respostas obtidas terá uma boa base de dados para entender se a ideia é ou não válida.

7. Qual é o seu objetivo ao empreender?

Por fim, é preciso pensar em qual é o seu objetivo ao empreender. Tudo bem se um deles for ser bem-sucedido e ganhar muito dinheiro, contudo, é importante que não pare por aí. É interessante que haja o desejo genuíno de agregar à vida das pessoas através dos produtos ou serviços que serão oferecidos.

Essa vontade de fazer a diferença é o que te dará a força necessária para seguir adiante buscando sempre oferecer o melhor aos seus clientes. Assim, o sucesso virá como uma consequência dessa dedicação.

E então, você já havia pensado em todas essas 7 coisas que precisa saber antes de empreender? Deixe suas percepções no espaço para comentários abaixo e aproveite para compartilhar o conteúdo com amigos que também sonham em abrir o próprio negócio!

Imagem: Por sutadimages

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63