Coaching como processo de inovação nas organizações

coaching inovação empresa

O coaching como processo inovador

O coaching é um método que pode estar inserido no processo de inovação da sua empresa. A partir dele, é possível melhorar o desempenho dos CEOs, líderes, gestão e de todos os colaboradores. Acompanhe o texto para saber mais sobre esse assunto!

O que é coaching

O termo coaching vem da língua inglesa e é um derivado da palavra coach, que é um tipo de transporte. Um meio de transporte leva as pessoas de um lugar para o outro, correto? Com o passar dos anos, a ideia de ser guiado de um ponto até o outro deu origem ao conceito de que o coach pode ser um tutor ou um treinador que irá conduzir os outros dentro da sua área de conhecimento.

Atualmente, o coaching é um método efetivo de fazer com que as pessoas saiam de um estado para o outro como uma forma de evolução. O coaching mostra ao coachee, vulgo aluno, seus pontos fortes e aqueles que devem ser desenvolvidos. A partir desse ponto, ele usa ferramentas para entender como suas qualidades podem ficar ainda mais significantes. E também como as características a melhorar realmente podem ser desenvolvidas para que não se torne um problema para o dia a dia, algo sabotador.

Existem muitos tipos de cursos de coaching que estimulam os alunos de formas diferentes. O importante é que conhecer o local em que está procurando pela formação, se ela é adequada ao seu momento de vida e como ela pode influenciar na sua carreira e vida pessoal.

[php_everywhere instance=”2″]

Tipos de cursos

Funcionando desde 2007, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é a única instituição do Brasil reconhecida por 4 órgãos mundiais do mesmo tema. Eu fundei e sou o atual presidente do IBC, que foi criado a partir de uma crença minha de que cada ser humano possui um potencial infinito e que este não pode ser desperdiçado e sim desenvolvido.

No IBC é possível encontrar formações para diferentes perfis e tipos de necessidade. A formação Leader Coach Training (LCT) é perfeita para quem é líder ou está trabalhando para se tornar um. Com uma metodologia eficiente e rápida, é possível desenvolver as pessoas em habilidades de comunicação, obtenção de resultados humanizados e nos comprometimentos de metas e alto desempenho. O coachee também irá aprender a usar o coaching como evolução constante, a reter talentos e a aumentar o índice de qualidade de vida no trabalho.

Já os profissionais de Recursos Humanos (RH) podem fazer bom uso do curso de Consultor em Análise Comportamental. Essa formação permite que você faça o mapeamento dos colaboradores e quem está em processo seletivo. Dessa forma é possível moldar os funcionários para se adequar à cultura da empresa sem que percam sua essência.

Já o curso de Psicologia Positiva é ideal para quem busca incentivar equipes mostrando que é possível superar obstáculos caso todos trabalhem em grupo. A formação tem como base o estudo psicológico do professor Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa dele, essa é a ciência que estuda como incentivar e sustentar a felicidade autêntica. Com essa formação, o coachee irá aprender sobre emoções positivas, relacionamentos construtivos, engajamento, fluidez, propósito e realizações.

A formação em Programação Neurolinguística (PNL) é uma maneira de abrir sua mente para entender que você tem o poder sobre suas próprias decisões. O curso é baseado no estudo feito por Richard Bandler e por John Grinder nos anos 70, que afirma que há um ligamento entre os processos neurológicos, a linguagem e os padrões comportamentais obtidos por meio da experiência. De acordo com eles, esses três pontos podem ser alterados de acordo com o desejo da pessoa, pois é possível trabalhar a mente, linguagem e comportamentos para alcançar objetivos. O palestrante motivacional e escritor Tony Robbins é uma dos maiores entusiastas dessa teoria. O IBC usa essa poderosa filosofia para mostrar que você pode conseguir o que quer com muita dedicação e esforço. Ao longo do curso, o coach irá entender quais são suas características que podem ajudar a impulsionar seus sonhos e quais são aquelas que podem atrapalhar.

A formação Coaching em Vendas é certeira para quem é da área comercial. O objetivo é que o aluno exercite o autoconhecimento, desenvolva a inteligência emocional, aumente sua capacidade de ouvir na essência, consiga criar relações de confiança com o cliente e ainda aprenda a ser mais ágil nas tomadas de decisão. Um profissional capacitado por esse curso terá uma visão sistêmica, fará uma boa gestão do tempo e terá motivação de sobra para animar a equipe.

O IBC possui esses e outros cursos para você analisar qual se encaixa melhor com a sua necessidade.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

A relação do coaching com a inovação do setor empresarial

Muitos mais do que simplesmente contratar robôs, atualmente as empresas têm se preocupado em ter profissionais qualificados, proativos e que tenham motivação suficiente para entregar o que é solicitado e ainda se atualizar com as novidades do mercado. Não basta apenas saber a técnica, é preciso pensar 360° e ser completo.

Esse tipo de colaborador 100% faz parte da geração que tem acesso a mais informações e que vê o trabalho não somente como uma fonte de sustento, mas também como uma atividade prazerosa e de troca de conhecimento.

Existe muitas pessoa que já conseguiram chegar onde queriam. Para isso, elas estudaram o que foi solicitado, mas também buscaram por sabedoria além da sala de aula. Além disso, elas sempre procuraram se atualizar sobre as novidades do mercado e como poderiam se tornar profissionais mais completos. São aqueles que fizeram coaching, por exemplo.

Ter um funcionário com essa dedicação é muito importante para uma organização. Por isso, é comum ver as corporações incentivando o coaching para seus líderes e outros colaboradores. A inovação está justamente nesse investimento, que será crucial não para um futuro próximo, mas para um período em médio e longo prazo. A intenção é desenvolver o empregado para que ele se torne ainda mais emporadorado. Afinal, saber reter talentos também é um talento.

Sua empresa já usou o coaching no desenvolvimento de pessoas? Conte para mim nos comentários!

[php_everywhere instance=”1″]

Copyright: 118313998 – https://www.shutterstock.com/pt/g/kzenon

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010