Como fazer networking sem parecer interesseiro

O networking é uma ferramenta essencial para quem quer crescer no âmbito profissional. Confira algumas dicas que vão te ajudar nesse sentido e sem que você se pareça interesseiro.

Quantas vezes você já ouviu a frase: “Sozinhos não chegamos a lugar algum”? Temos certeza que em sua jornada pessoal e profissional você já a escutou em muitos momentos, não é mesmo?! E realmente ela não passa de uma grande verdade. 

Por mais que a construção de nossos sonhos e conquista de objetivos dependa bem mais de nossos esforços e força de vontade, em muitas situações precisamos recorrer a amigos, colegas de trabalho, líderes, mentores, entre muitas outras pessoas, ao longo de nossa jornada, que vão nos ajudar e contribuir para que alcancemos nossas metas de maneira mais consistente e até mesmo mais rápida. 

E é exatamente disso que se trata o networking: uma rede de contatos que se ajuda mutuamente, para que, dessa maneira, todos possam alcançar seus objetivos de forma sólida e eficaz. Porém, na prática, o que acontece é que quando este assunto surge, muitas dúvidas também aparecem em nossa mente, o que acaba por nos confundir e nos fazer acreditar que não conseguimos realizar este processo da melhor maneira possível. 

Para dar fim a estas e muitas outras dúvidas, no artigo de hoje vamos dar dicas de como você pode construir uma rede de contatos verdadeiramente eficiente, sem que para isso você acabe parecendo uma pessoa interesseira. Continue nos acompanhando nesta leitura e confira!

[php_everywhere instance=”2″]

O que é networking?

Antes de falarmos propriamente sobre as dicas é essencial entendermos primeiro o conceito de networking, que nada mais é que trabalharmos de forma construtiva a nossa rede de contatos. 

Trata-se basicamente de uma poderosa ferramenta, que possibilita o desenvolvimento de uma relação, em que todos se ajudam mutuamente. Este relacionamento ocorre, principalmente, com as pessoas que fazem parte de nosso meio profissional, e o networking surge para contribuir, de forma significativa, para que todas as pessoas tenham a oportunidade de alcançar suas metas e objetivos com maior facilidade e consistência. 

Os profissionais que recorrem ao networking, ao longo de sua carreira, conseguem, de forma inteligente, aumentar a sua visibilidade profissional, tornar a relação com seus clientes mais profunda, identificar oportunidades de crescimento e de negócios, se desenvolverem continuamente, entre muitos outros benefícios. 

Por estas e infinitas outras razões é que vale muito a pena investir na construção de um networking poderoso e verdadeiramente eficiente.

Dicas para fazer networking, sem parecer interesseiro

Com as super dicas que vamos compartilhar com você neste conteúdo, com certeza você vai se sentir mais seguro para começar a construir a sua rede de contatos e acioná-la e ser acionado por ela sempre que surgir uma necessidade. 

Continue conosco para saber mais:

Antes de tudo, reciprocidade

A primeira coisa que você deve fazer para construir um networking genuíno é aplicar em suas relações a lei da reciprocidade. Isso quer dizer que, dentro da sua rede de contatos, é essencial que você seja, acima de tudo, interessante e interessado. 

Ou seja, mais do que procurar as pessoas para lhe ajudarem com as suas demandas, você deve ser também para elas uma fonte de recursos, colocando à disposição elementos que, de fato, agreguem valor àqueles que criam uma interação com você. 

Além disso, algo que vai fazer com que você demonstre que não se trata apenas de interesse é sempre busca retribuir toda a ajuda e colaboração que recebe, pois isso fará com que a sua rede sinta-se verdadeiramente reconhecida e que ali está sendo estabelecida uma relação, que tem como base a via de mão dupla, onde todos estão dispostos a contribuir para o crescimento do outro. 

Mantenha o equilíbrio entre a qualidade e a quantidade

Para ter um networking que seja verdadeiramente eficiente e colaborativo, é preciso lembrar e ter em mente que o foco não deve ser voltado apenas para a construção de uma lista extensa de contatos. 

Na verdade uma rede que traga bons resultados deve ser construída, mantendo-se o equilíbrio entre o que chamamos de quantidade x qualidade. Isso porque você precisará estar sempre em contato com essas pessoas e se você tiver esta lista extensa que mencionamos, dificilmente terá a chance de dar uma atenção para todos, com a qualidade que eles merecem. 

Sendo assim, equilibrar estes dois pontos constantemente é um dos caminhos que o levará a ter um networking, que não fique parecendo apenas interesse.

Ajude de forma genuína

Outro ponto de fundamental importância neste processo é sempre lembrar de ajudar as pessoas de forma genuína. Independentemente do que elas precisem, seja uma informação, indicação, um emprego ou algum tipo de ensinamento, é essencial contribuir sem esperar nada em troca. 

Esta é uma mentalidade que deve ser desenvolvida em todos os âmbitos de sua vida, já que, ao ajudar genuinamente alguém, com toda certeza, o universo se encarregará de devolvê-lo até mais do que você ofertou. 

Agindo assim, ou seja, contribuindo com alguém coração você trabalha para fazer a roda da prosperidade da sua vida girar e, com isso, conquista muito mais, tanto pessoal quanto profissionalmente. 

Estes são os passos iniciais para a jornada de construção de um networking verdadeiramente colaborativo, que trará bons resultados, não só para você, como também para toda a sua rede de contatos. Ao realizar este processo, levando em consideração estes pontos, você se mostra muito mais interessante e interessante, do que interesseiro, e alcança suas metas e objetivos com a rapidez e eficiência que precisa, para crescer em sua carreira. 

Invista nisso e depois deixe-nos um comentário, contando os resultados que teve! 

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010