Consultoria Empresarial: quais as vantagens de contratar esse serviço?

Conheça quais são as vantagens de se contratar uma consultoria empresarial

Administrar uma empresa é uma tarefa que exige esforço, dedicação e, principalmente, tempo. Junte a isso a necessidade de acompanhar o mercado, a concorrência e se manter atento a tudo o que acontece. A quantidade de demandas a cumprir é realmente alta, o que pode levar o gestor a deixar passar certos detalhes que são essenciais para o sucesso de um negócio e é exatamente aí que entra a consultoria empresarial, um serviço que pode trazer muitas vantagens.

Neste artigo explicaremos o que faz um consultor empresarial e as vantagens de contratar os seus serviços. Continue a leitura e fique por dentro!

O que é Consultoria Empresarial?

Como o próprio nome sugere, a consultoria empresarial é um serviço em que um profissional (consultor) com experiência em gestão, vai até uma empresa para analisar seus processos e, assim, sugerir melhorias.

Uma companhia pode buscar esse tipo de serviço por estar enfrentando algum tipo de problema ou mesmo para melhorar através da visão de um profissional com mais experiência e que tenha uma visão de fora.

5 Vantagens de contratar um serviço de Consultoria Empresarial

Em vez de querer abraçar o mundo e fazer tudo dentro da sua empresa, arriscando, assim, o sucesso do seu negócio, você pode delegar certas funções e contratar os serviços de um consultor para te ajudar a observar pontos que o costume de estar naquele ambiente todos os dias está te impedindo de ver.

Veja, a seguir, as principais vantagens de investir em consultoria empresarial.

1 – Contar com o suporte de um profissional com experiência em gestão

O primeiro grande benefício da consultoria é contar com o suporte de um profissional com ampla experiência em gestão de negócios. Isso é muito interessante, principalmente no caso de empresários iniciantes, que possuem know-how técnico em relação à área de atuação, mas têm pouca experiência administrativa.

2 – Olhar objetivo sobre a empresa

O dono de uma empresa tem um olhar quase que afetivo por sua empresa, afinal, em muitos casos, se trata da realização de um sonho. E esse lado emocional pode acabar comprometendo as boas decisões. Já o consultor olha para o negócio de forma objetiva, focando realmente nos processos, a fim de identificar o que pode ser melhorado.

3 – Disponibilidade de recursos a serem aplicados

Como o trabalho do consultor empresarial é ir até as empresas para analisar a sugerir melhorias, ele possui uma bagagem muito grande em relação aos recursos que podem ser usados. Eles sabem quais são os equipamentos, softwares e outras ferramentas certas para resolver cada tipo de demanda, o que aumenta as chances de sucesso.

4 – Acesso às melhores práticas de gestão

Exatamente por conta de sua experiência, os consultores empresariais ficam por dentro de todas as novidades do mercado, as melhores formas de resolver problemas e assim por diante. Isso faz com que eles tenham acesso às melhores práticas de gestão para sugerir para a sua empresa.

5 – Economia de tempo e dinheiro

A inexperiência leva muitos empreendedores a cometerem erros que os fazem perder tempo e dinheiro. Poder contar com a consultoria de um profissional experiente e que conhecer as melhores práticas administrativas permitirá que aprenda uma série de lições de forma, digamos, mais leve.

Afinal de contas, o consultor irá te poupar de passar pelo caminho das pedras, construindo uma ponte para que chegue ao outro lado de forma segura. É claro que não há como ter garantias de que não terá problemas, entretanto, esse suporte ajudará a reduzir as chances de isso acontecer.

Tipos de consultoria empresarial

Dentro de mercado de consultoria empresarial, existem profissionais que se especializam em diferentes áreas, veja quais são as mais comuns.

Consultoria de gestão

A consultoria de gestão é o tipo mais abrangente, que analisa a empresa como um todo e aponta as áreas em que melhorias podem ser implementadas. O consultor apresenta ao gestor estratégias que podem auxiliar o negócio e tornar seus processos mais eficientes.

Consultoria de marketing

O consultor desse nicho ajuda na criação de um plano de marketing detalhado, determinando a mensagem que a empresa deseja passar e identificando as estratégias mais eficazes para levar a mensagem ao público-alvo. Eles também costumam realizar o monitoramento dos resultados e ajustar as campanhas para garantir que seus clientes obtenham os melhores resultados.

Consultoria de RH

Os recursos humanos possuem um grande valor para as empresas e, por isso, saber administrá-los da forma correta é fundamental. Nesse sentido, o consultor de RH se mostra como um profissional capacitado para identificar melhorias que podem ser implementadas no ambiente de trabalho, de modo a promover o bem-estar e, consequentemente, a produtividade.

Consultoria de vendas

Toda empresa deseja vender e o consultor especializado nessa área vem para alavancar os resultados, através de estratégias como treinamento dos vendedores, apresentação de novas técnicas de vendas, motivação, entre outras.

Consultoria financeira

Por fim, temos a consultoria financeira, que é útil para todo o tipo de negócio, afinal, de nada adianta ter os melhores produtos e serviços se os ganhos não forem bem administrados. Esse profissional auxilia identificando falhas no planejamento financeiro do negócio, propondo soluções para resolvê-los.

Dicas para quem deseja abrir uma empresa de consultoria empresarial

A consultoria empresarial, além de ser bastante interessante para os empreendimentos, é uma oportunidade para aqueles que desejam seguir nessa carreira e se tornarem consultores. A seguir, vamos apresentar os principais pontos a serem considerados para quem deseja entrar nessa área que tem se mostrado bastante promissora.

1 – Considere suas habilidades para definir um nicho

O segmento de consultoria empresarial é bastante amplo e, para entrar nele, é importante escolher um nicho. Para isso, considere as suas principais habilidades e experiências, pois é principalmente delas que virá a bagagem necessária para realizar um trabalho de qualidade nas empresas.

Ter trabalhado por anos em organizações de determinada área pode servir, também, como uma referência que te dará autoridade no mercado. Afinal, os clientes poderão comprovar sua experiência entrando em contato com seus antigos empregadores, gerando maior confiança e credibilidade.

2 – Observe as necessidades do mercado

Além de considerar suas habilidades para definir um nicho, é necessário observar as necessidades do mercado. Faça uma pesquisa, converse com pessoas, procure saber quais são as tendências e o que os empreendedores do segmento que deseja atuar estão precisando.

Existem consultores que se especializam em pequenos negócios, outros em determinados setores, gestão de riscos, expansão e assim por diante. Pesquise sobre o mercado na sua cidade e na região em que pretende atuar, assim, saberá para onde direcionar o seu trabalho.

3 – Desenvolva a sua marca profissional

A partir do momento em que decidir se tornar um consultor empresarial, estará trabalhando de forma independente e, portanto, precisará criar uma marca, é através dela que os clientes irão te conhecer e construir uma imagem positiva a seu respeito.

Hoje em dia, os profissionais que não têm presença online acabam ficando para trás, afinal de contas, a internet é o primeiro local em que qualquer indivíduo busca algum tipo de serviço para contratar. Portanto, construa um site com um layout que passe a sua missão, visão e valores como consultor, além de perfis nas principais redes sociais.

Uma forma interessante de usar a internet para fortalecer a sua marca é produzindo conteúdo voltado para o seu nicho. Textos e vídeos falando sobre negócios irão te ajudar a atrair pessoas através de buscas no Google e compartilhamentos de posts nas redes sociais, usuários que, posteriormente, poderão se transformar em clientes.

4 – Acione os seus contatos

Manter uma rede de contatos sólida é importante para qualquer tipo de carreira, no caso do consultor empresarial é ainda mais necessário porque é dali que poderão sair os primeiros clientes. Ao começar o seu negócio de consultoria, faça ligações e envie mensagens contando para as pessoas sobre a sua nova empreitada.

Através desse primeiro contato poderá sentir se houve um maior interesse por parte de alguém e, assim, continuar com uma abordagem mais focada. Mas, vá devagar, comece apenas apresentando o negócio e dizendo que está à disposição caso precisem.

5 – Mantenha-se atualizado

Mesmo que tenha uma vasta experiência no segmento em que for atuar, é fundamental que se mantenha sempre atualizado. Como o trabalho de um consultor envolve sugerir novas tecnologias que possam melhorar os processos da empresa, é necessário estar por dentro das novidades do mercado. Faça cursos, leia livros, assista palestras, acompanhe perfis das redes sociais que falem sobre o assunto, tudo isso te ajudará a se manter bem informado.

Você já conhecia todas as vantagens da consultoria empresarial? Aproveite para deixar seu comentário abaixo sobre o assunto e compartilhar o artigo em suas redes sociais!

 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010