Gatilho mental da especificidade – O que é?

Conheça o significado do conceito de Gatilho Mental.

Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo cérebro que levam a algum tipo de ação. Existem vários tipos e hoje iremos falar sobre um deles, o gatilho mental da especificidade, que pode ajudar a conferir mais credibilidade ao seu negócio. Siga a leitura e entenda como utilizar essa estratégia para fortalecer a sua marca no mercado.

Entenda o que é o gatilho mental da especificidade

Existem muitas formas de passar uma mesma mensagem. Se você trabalha vendendo cosméticos, por exemplo, pode tanto dizer que os produtos são fabricados com os melhores ingredientes quanto detalhar especificamente cada um deles e seus benefícios.

Qual modo acha que passa mais credibilidade para os consumidores? Mesmo que as pessoas provavelmente não conheçam certos termos técnicos, o fato de os ingredientes serem citados acompanhados dos seus efeitos faz com que os produtos pareçam mais confiáveis.

Isso acontece porque dados expressam autoridade, basta assistir a uma palestra em que um profissional cita dados comprovando o que está dizendo para confirmar isso. Além do mais, quando uma pessoa está mentindo tende a ser evasiva e evitar dar muitos detalhes. Dizer que os transtornos de ansiedade estão cada vez mais comuns entre brasileiros não gera tanto impacto quanto afirmar que 9,3% das pessoas apresentam o problema.

Números, datas, estatísticas e outros detalhes ajudam a tornar uma mensagem mais crível do que se fosse dita de forma genérica. Ao se tornar consciente em relação a isso, poderá começar a considerar esse gatilho mental ao apresentar produtos para os seus clientes e, também, em campanhas de marketing.

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7 Dicas para usar o gatilho mental da especificidade

Para lançar mão dessa estratégia na comunicação da sua marca é preciso muito mais do que citar números e outros detalhes, sendo necessário considerar alguns pontos fundamentais. Veja, a seguir, que pontos são esses e saiba como colocá-los em prática.

1 – Seja específico sem complicar

A primeira dica a considerar para usar o gatilho mental da especificidade é não confundir ser específico com complicar. É preciso saber escolher os dados certos para citar sem deixar a mensagem complicada. Afinal de contas, a ideia é que as pessoas entendam a mensagem e, assim, passem a confiar ainda mais na sua empresa. Portanto, analise com cautela as informações, especialmente se forem técnicas.

2 – Use dados que possam ser comprovados

Obviamente, os dados apresentados precisam ser verdadeiros, pois alguém pode querer confirmar e, se não forem reais, o efeito pode ser totalmente o contrário. Lembre-se sempre que gatilhos mentais são estratégias para persuasão e nada convence mais do que a verdade. Os seus clientes precisam realmente confiar na sua empresa e nas soluções oferecidas por ela.

3 – Peça depoimentos de clientes satisfeitos

Uma estratégia bastante interessante em relação ao gatilho mental da especificidade envolve a utilização de depoimentos de clientes satisfeitos. Você pode orientar esses clientes a serem específicos em suas mensagens, que podem ser gravadas em vídeo ou virem na forma de texto.

Se o seu produto tem como benefício gerar algum tipo de economia, por exemplo, peça para que falem quanto deixaram de gastar depois de adquiri-lo. Lembrando, mais uma vez, que todas essas informações precisam ser verdadeiras.

4 – Aposte no storytelling

O termo storytelling é formado pela junção das palavras story (história) e telling (contar), refere-se à arte de contar histórias oferecendo uma mensagem impactante. Afinal, a forma como uma mensagem será transmitida é tão importante quanto o seu conteúdo.  Uma história deve ser capaz de encantar aqueles que irão ouvi-la e fazer com que se envolvam nessa narrativa.

Muitas marcas se fortalecem no mercado por ter uma narrativa envolvente para com o consumidor. Os colaboradores da área de vendas devem acreditar nessa história para transmiti-la ao público da organização. Contudo, tenha em mente que uma boa história é aquela que é verdadeira, é isso que irá fortalecer a imagem de credibilidade da marca.

5 – Use infográficos

Os infográficos são recursos que reúnem dados e imagens, facilitando a interpretação do que está sendo apresentado. Como a intenção é utilizar dados, mas sem complicar, fazer uso de infográficos é uma aposta interessante para apresentar os benefícios dos seus produtos. Existem muitos tipos de informações que podem ser apresentadas dessa forma, vale a pena explorar todas as possibilidades.

6 – Vá direto ao ponto

Na grande maioria dos casos, uma frase curta bem escrita convence mais do que um texto imenso com informações em excesso. Por isso, evite florear demais e vá direto ao ponto se quiser utilizar o gatilho mental da especificidade de forma eficaz.

Em um e-mail marketing, por exemplo, a escolha do título é decisiva e determina se a maior parte das pessoas que receberem irá abrir ou apagar a mensagem sem ler. Apenas tome cuidado para não optar por uma frase chocante demais, é preciso chamar a atenção com bom senso.

7 – Ofereça garantias ao cliente

Por fim, mais uma dica para aplicar o gatilho mental da especificidade envolve o oferecimento de garantias ao cliente. A definição de como essa garantia irá se dar depende do tipo de produto ou serviço, mas geralmente inclui reembolso dentro de determinado período após a compra.

O fato de saber que tem X dias para experimentar e poder ser ressarcido caso o produto não traga o resultado esperado passa credibilidade ao consumidor e o leva a tomar a decisão de compra mais rapidamente. Por mais que uma parcela dos compradores possa vir a acionar essa garantia, o número será relativamente menor ao que poderia ter de reclamações e devoluções.

Especificidade gera credibilidade

Quanto mais específico você for, mais as pessoas irão confiar no seu produto e na sua empresa. Portanto, pesquise e reúna dados que possam comprovar a eficiência das soluções que oferece. Essas informações poderão ser usadas em campanhas, publicações nas redes sociais, ao apresentar produtos para os clientes. É importante, inclusive, treinar os colaboradores para que tenham conhecimento sobre o que estão vendendo.

Você já tinha ouvido falar a respeito do gatilho mental da especificidade? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe este conteúdo com os seus amigos empreendedores para passar o conhecimento adiante!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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