Inteligência de Dados – O que é e qual a sua importância?

dados de interface virtual

Veja os principais benefícios da integração de dados .

A transformação digital tem contribuído para uma série de mudanças no mercado. A forma de trabalhar tem sido aprimorada ao passo em uma ferramenta de grande efetividade para a construção de histórias corporativas longevas. No artigo a seguir iremos explicar com detalhes o que é a inteligência de dados assim como qual é a sua importância. 

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O que é Inteligência de Dados?

Em linhas gerais, a inteligência de dados consiste na coleta, organização e análise de informações através de softwares de automação. Esse recurso tecnológico contribui para a tomada de decisões mais alinhadas com os objetivos da companhia. É possível planejar as ações com embasamento na realidade, tendo, dessa forma, mais chances de sucesso.

No contexto digital em que vivemos, os dados adquiriram grande relevância e, para melhor trabalhar com eles, é imprescindível contar com ferramentas modernas. Além de coletar dados mais estratégicos, essas ferramentas contribuem para que o cruzamento deles gerem informações preciosas. Os softwares permitem organizar e integrar os dados, levando a intervenções mais positivas para a companhia.

No antigo marketing, eram utilizadas informações pouco detalhadas. Hoje em dia, não cabe mais trabalhar dessa forma tão ampla e sem precisão. Existem, atualmente, diversas maneiras de coletar informações para fazer a projeção de cenários, análise de possibilidades e outras ações com foco na competitividade do mercado. 

Há relação direta entre os softwares de automação e a inteligência de dados. A automação dos processos permite torná-los mais eficientes e velozes. A tecnologia contribui para tornar possível realizar atividades humanamente impossíveis em espaços curtos de tempo. 

Importância da Inteligência de Dados

Investir na inteligência de dados é uma forma estratégica de potencializar os lucros em médio e longo prazo. O acesso a informações precisas permite reduzir consideravelmente os erros de posicionamento e campanhas sem sucesso. Uma das consequências diretas desse método de trabalho é a redução de custos e o uso inteligente do tempo.

De acordo com um estudo empreendido pela Zebra Technologies, os investimentos em inteligência de dados apresentam tendência de amplo crescimento. Em 2019, esses investimentos foram 39% maiores do que os de 2018. As empresas que não investirem nessa importante ferramenta serão deixadas para trás pela concorrência.

O ideal é que os gestores iniciem esses investimentos o mais rápido possível. As informações geradas pela inteligência de dados contribuem para delinear estratégias de marketing com mais chances de êxito. Quando se tem pleno conhecimento a respeito do mercado e da audiência, é possível planejar campanhas alinhadas com as necessidades deles.

Inteligência de Dados: muito além da simples coleta

Acima explicamos o quanto a inteligência de dados é relevante para o crescimento e consolidação das empresas no mercado. No entanto, devemos ressaltar que somente coletar os dados sem atenção à qualidade não traz os resultados desejados. As informações geradas devem ser realmente proveitosas para entender o comportamento do público.

As equipes de marketing e vendas precisam dos dados certos para desenvolver estratégias realmente adequadas para conquistar o mercado. Através dessas informações é possível compreender qual é o melhor momento para abordar um lead ou como convertê-lo. A inteligência de dados é válida para o aperfeiçoamento de campanhas, ampliação da capacidade de diálogo e crescimento da marca. 

Integração de dados: como impacta a empresa?

As planilhas de Excel foram por muitos anos a base de trabalho de muitas empresas. Para a alegria de muitos, esse sistema de planilhas, hoje considerado arcaico, ficou no passado com o advento de sistemas como o CRM e ERP.  Essas ferramentas são bastantes práticas para a manipulação de dados e extração de informações que fazem a diferença no planejamento.

Ao longo do tempo, a companhia pode acumular uma quantidade significativa de dados. Logo, é imprescindível saber como separar, analisar e utilizar essas informações com real proveito. A integração de dados surge, então, como uma forma de simplificar a rotina operacional otimizando as tarefas cotidianas.

Conheça os principais benefícios da integração de dados a seguir.

Inovação

As estratégias de marketing se tornam potencialmente mais eficientes quando são desenvolvidas com base nas inovações do mercado. Por isso que as ferramentas de integração de dados são determinantes para o sucesso da inteligência de dados. Trata-se da forma mais efetiva para tirar proveito das informações obtidas. 

As estratégias de marketing baseadas na inteligência de dados se caracterizam por serem bem mais detalhadas. A cobertura de mais possibilidades torna essas estratégias mais eficientes. Acompanhar as mudanças do mercado ao passo em que acontecem é essencial para se posicionar à frente dos concorrentes. O impacto positivo do uso de recursos tecnológicos é significativo. 

Competitividade

A inteligência de dados se ocupa de coletar, analisar e organizar os dados internos e externos da empresa. As informações colhidas a respeito da concorrência contribuem para desenvolver estratégias que amplificam a competitividade. A otimização oferecida pelas ferramentas tecnológicas contribui para ter acesso a uma base maior de dados com resultados aprofundados.

A captação de dados com sua posterior análise e categorização, leva à geração de relatórios que direcionam as ações de acordo com os movimentos do mercado. Conhecer mais profundamente os concorrentes é necessário para tornar a sua empresa mais competitiva. 

Desempenho

As equipes que contam com a integração de dados desenvolvem uma comunicação mais efetiva e clara. Quando se tem uma comunicação com menos ruídos, diminui a competição prejudicial entre as equipes envolvidas com marketing e vendas. Os dados integrados permitem que se tenha um entendimento mais claro sobre quem são os leads e como abordá-los.

A compreensão da jornada de compra dos leads permite ter um melhor desempenho no tocante às ações relativas aos mesmos. Resumindo, a inteligência de dados ajuda a alavancar as etapas do funil de vendas, contribuindo para que melhores estratégias sejam delineadas. Porém, deve ficar claro que os bons resultados não estão nos dados em si, mas sim nas informações relevantes que são extraídas deles. 

A inteligência de dados é a aposta do presente para que as empresas tenham um futuro longevo! Sua empresa já faz uso deles? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para levar a informação adiante!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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