Postergar – O que é e como se livrar desse problema?

Postergar

O hábito de postergar pode gerar um grande acúmulo de tarefas.

De acordo com o dicionário, postergar significa desprezar, deixar algo em segundo plano. Uma pessoa que posterga a realização de suas obrigações ou de atividades relacionadas aos seus objetivos está desperdiçando seu tempo e adiando o seu desenvolvimento. Se você se identificou com essa situação, continue a leitura e saiba como se livrar desse problema.

Por que postergar é prejudicial?

Imagine a seguinte situação: você fez uma compra online e o produto chegou na sua casa com defeito. A solução para o problema é entrar em contato com a loja para realizar a troca. Mesmo ciente de que existe um prazo para isso, você adia esse contato e se apega naquele pensamento de “depois resolvo isso”. Então, o prazo se esgota e perde o direito de reclamar, o que te levará a um prejuízo financeiro.

Esse foi apenas um exemplo de como postergar pode ser prejudicial. Atrasar o pagamento de contas, a realização de tarefas do trabalho, a renovação de documentos, os cuidados com a própria saúde também se aplicam dentro desse contexto. E tudo isso se deve à ideia de que poderá resolver depois, que é um dia totalmente vago, o que leva à perda de controle sobre o próprio tempo.

Entenda, você não precisa resolver as coisas imediatamente, pode se programar para fazer em um outro momento. Contudo, precisa de um planejamento claro, com data e hora, pois, caso contrário, estará apenas postergando. Definir que irá renovar um documento no dia 15 de abril na sua folga do trabalho é diferente de pensar que “quando der” fará isso.

O simples detalhe de definir um dia para realizar suas tarefas é o que diferencia planejamento de procrastinação. No primeiro caso, as chances de que realmente conclua o que se propôs a fazer são muito grandes. Já no segundo, é provável que acabe se esquecendo e apenas se lembre quando o prazo se esgotar e a renovação precisar ser realizada de forma muito mais custosa e trabalhosa.

Viu só como postergar é prejudicial? Esse adiamento de tarefas faz com que coisas simples, que poderiam ser realizadas em pouco tempo, se transformem em urgências, tomando uma parte maior do seu dia e, em alguns casos, gerando multas. Isso sem contar em outros prejuízos, como não cumprir prazos no trabalho e perder oportunidades.

[php_everywhere instance=”2″]

Teste: você é um postergador?

Se você deseja saber se é um postergador, observe quais frases melhor representam o seu comportamento.

1 – Como lida com as tarefas que precisa realizar?

A – Deixo para fazer quando o prazo está se esgotando.

B – Me organizo para realizar dentro do prazo, quanto antes, melhor.

2 – O que te dá mais prazer?

A – Ter tempo para não fazer nada.

B – Chegar ao final do dia e ter cumprido todas as tarefas que precisava.

3 – Seus amigos te conhecem como…

A – Aquele que sempre chega atrasado.

B – Alguém que nunca esquece os compromissos.

4 – Em relação aos cuidados com a casa…

A – Deixa para limpar quando o ambiente fica todo desorganizado.

B – Tem uma espécie de cronograma e realiza as tarefas domésticas periodicamente.

5 – Ao final do dia…

A – Sente que não conseguiu dar conta de praticamente nada do que precisava.

B – Sente satisfação por ter sido produtivo.

Utilize essas questões para refletir sobre o assunto, caso responda a maioria delas com a letra A, é sinal de que precisa se atentar a esse comportamento de deixar tudo para depois. Você não precisa ser alguém que faz tudo na hora certa e tem uma rotina perfeita, porém, o mínimo de organização te ajudará a ser mais produtivo e a colher bons frutos através dessa postura.

5 Dicas para parar de postergar tarefas e ser mais produtivo

Se chegou até aqui é sinal de que deseja mudar seu comportamento e parar de postergar suas tarefas. Então, tome uma atitude e dê o primeiro passo, colocando as dicas a seguir em prática sem deixar para depois. Vamos lá?

1 – Defina horários para cada tarefa

Anteriormente mencionamos sobre o pensamento de “depois eu faço” e porque esse “depois” nunca chega. Então, para evitar isso, comece a definir horários para cada tarefa. Assim, saberá quantas obrigações precisa cumprir a cada dia, reduzindo as chances de postergá-las.

2 – Seja realista ao programar o seu dia

Ao montar a sua programação do dia, lembre-se de ser realista. Afinal, de nada adianta fazer uma lista extensa se não conseguir ao menos cumprir a metade. Além do mais, também é preciso considerar a qualidade, pois existem atividades que exigem um pouco mais de dedicação. Aos poucos, conforme for se acostumando, conseguirá criar programações cada vez mais compatíveis com a sua realidade.

3 – Defina suas prioridades

Dentro da sua lista de atividades, é preciso assinalar aquelas que são prioridade, ou seja, que devem ser executadas na frente das demais. Contudo, ao fazer isso, lembre-se de que, quando tudo é importante, nada é importante. Então, pense bem ao determinar os itens prioritários da sua programação.

4 – Regule o tempo que passa nas redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas para interação e até para fazer negócios, entretanto, se não tomarmos cuidado elas podem nos tomar um tempo precioso. Dessa maneira, comece a regular o tempo que passa navegando e conversando com os seus amigos. Prefira focar primeiro nas obrigações e depois terá tempo para o lazer.

5 – Se recompense após cumprir todas as tarefas

Nosso cérebro funciona à base de recompensa, então, como uma forma de se manter motivado, você pode definir uma maneira de se recompensar ao final do dia. Pode ser assistindo um capítulo da sua série preferida, tomando um banho relaxante, navegando nas redes sociais. Escolha algo que realmente goste para que se empenhe ao longo do dia para dar conta de tudo e desfrutar desse benefício.

E então, está pronto para parar de postergar as tarefas e se tornar uma pessoa muito mais produtiva? Evite deixar essa mudança para depois e comece o quanto antes. No futuro irá agradecer por ter tomado essa decisão hoje.

Se este conteúdo te ajudou de alguma maneira, passe-o adiante, compartilhando através das suas redes sociais!

Imagem: Por New Africa

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010