Quais as características de um bom vendedor externo

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Conheça quais são as principais características capazes de formar um bom vendedor externo.

O vendedor externo é um grande representante da empresa. Por isso, os profissionais escolhidos para exercer essa função devem preencher alguns requisitos importantes. Se você é um vendedor externo ou vai contratar um, existem algumas características que são fundamentais para se alcançar bons resultados.

Ao longo do artigo falaremos a respeito dessas características, com informações que podem servir de dica para profissionais que desejam trilhar uma carreira de sucesso na área de vendas.

O que faz um vendedor externo?

O vendedor externo tem como principal função realizar atendimentos, como o próprio nome sugere, fora da empresa. Ele prospecta novos clientes, oferece propostas, apresenta produtos e serviços, negocia preços, fecha contratos.

Veja que são funções comuns a um vendedor, a diferença está apenas no fato de que ele vai até o cliente. Sendo assim, é importante que o profissional tenha disponibilidade para realizar essas visitas, que podem incluir viagens para outras cidades.

Por ser uma função específica, que envolve contato direto com o cliente, é uma profissão que requer certos atributos. Mais do que competências técnicas, o bom vendedor externo precisa saber lidar com pessoas.

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10 Características de um bom vendedor externo

Veja, a seguir, quais são as principais características que um vendedor externo deve ter para realizar um trabalho de excelência. Afinal de contas, a forma como o profissional aborda os clientes e direciona as conversas é determinante para o sucesso ou não de uma venda.

1. Empatia com os clientes

A empatia é uma habilidade fundamental para relacionamentos de todos os tipos, incluindo o processo de venda. A partir do momento em que o vendedor externo se coloca no lugar do cliente, ele consegue direcionar a conversa, contemplando as soluções para os problemas que foram apresentados. Além dessa postura empática ajudar o vendedor a conduzir os encontros, faz com que os clientes se sintam acolhidos.

2. Percepção para identificar clientes em potencial

O bom vendedor externo tem uma percepção aguçada para identificar clientes em potencial. Claro que ele não tem como garantir que irá fechar vendas. Contudo, o fato de saber diferenciar aqueles com os quais tem mais chances de fechar negócio faz com que direcione seu tempo com mais sabedoria. Isso inclui, também, reconhecer quando é hora de desistir de um prospect por perceber que o objetivo não será alcançado ali.

3. Ter a melhoria contínua como um valor forte em sua carreira

Qualquer profissional que tenha o objetivo de alcançar o sucesso deve ter a melhoria contínua como um valor forte em sua mente. Vender é uma habilidade que não é desenvolvida uma vez e pronto. A todo o momento surgem novidades que podem te auxiliar nos atendimentos e em outras funções importantes na rotina de um vendedor externo. Portanto, é fundamental buscar o aperfeiçoamento contínuo.

4. Considerar os resultados a longo prazo

Os vendedores que desejam fechar bons negócios devem entender que seus esforços não devem se resumir ao curto prazo. Muitas vezes, sementes são plantadas hoje para que possam ser colhidas no futuro. É importante se lembrar disso para evitar focar apenas no agora, em vendas que podem acontecer imediatamente, e se esquecer de construir bons relacionamentos que podem trazer resultados fantásticos mais para frente.

5. Ter espírito de equipe

Embora o vendedor externo atue sozinho fora da empresa, ele não pode se esquecer que é parte de um time. Quanto mais alinhado ele estiver com seus colegas, melhores serão os resultado alcançados. Afinal, ele sai para vender os produtos ou serviços que são entregues pelos outros colaboradores da organização. Sendo assim, o espírito de equipe e o trabalho colaborativo são fundamentais para atingir as metas.

6. Fazer uma boa gestão do seu tempo

Por conta dos deslocamentos que precisa fazer, os vendedores externos não costumam ter horários fixos a cumprir definidos pela empresa. Entretanto, é necessário que os próprios profissionais definam seus horários para fazerem uma boa gestão do tempo.

Organizar a agenda, de modo a aproveitar a ida para determinada região para visitar mais de um cliente, é uma forma de otimizar o tempo. Através de estratégias como essa é possível ter dias muito mais produtivos.

7. Se preparar para reuniões de acordo com o perfil do cliente

Um bom vendedor externo sabe que cada cliente tem o seu perfil e as suas dores. Sendo assim, não dá para usar a mesma abordagem para todos. Por isso, ele se prepara para cada reunião de acordo com as informações que obtém sobre o prospect previamente. Esse cuidado faz toda a diferença nos resultados e aumenta significativamente as chances de se ter sucesso.

8. Saber estabelecer rapport

Rapport é a habilidade de estabelecer uma conexão verdadeira com a outra pessoa, o que faz toda a diferença para se comunicar com o cliente. Para isso, é necessário lançar mão de um conjunto de técnicas poderosas. Acesse o nosso artigo sobre o que é rapport e confira dicas de como aplicá-lo em suas reuniões com prospects.

9. Usar os erros como aprendizado

Por mais que um profissional se esforce, ele irá cometer erros ao longo de sua jornada. E é importante encarar isso com naturalidade, porque quando uma pessoa erra, significa que ela está ousando e buscando evoluir. O vendedor externo deve saber utilizar os erros que cometer com um cliente em potencial como aprendizado para aplicar nos próximos. É assim que se desenvolve!

10. Realmente acreditar nos produtos ou serviços que vende

Por fim, é fundamental que o vendedor externo escolha essa profissão por realmente ser um apaixonado por vendas. Além disso, ele precisa acreditar nos produtos ou serviços que oferece aos clientes. Afinal, nada vende mais do que a verdade e isso é demonstrado de forma nítida nas apresentações para os prospects.

Se você é um vendedor externo, acha que tem todas essas características ou existem alguns pontos que precisa melhorar? Lembre-se que buscar o aperfeiçoamento constante é fundamental para construir uma trajetória de sucesso. Portanto, nunca deixe de estudar, ler, pesquisar, fazer cursos e aperfeiçoar suas habilidades.

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Imagem: Por Damir Khabirov

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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