Quais os passos para atingir a Excelência no Atendimento

atendente de call center

Investir em um atendimento de excelência é uma estratégia que fará total diferença para o sucesso de sua empresa.

A sua loja pode oferecer de tudo: um ambiente organizado, profissionais bem vestidos, os melhores produtos e também os preços mais baixos, porém, se o atendimento não for de qualidade e excelência, as chances de que você perca posicionamento no mercado em que atua são muito enormes. 

Hoje em dia, mais do que produtos e serviços bons e baratos, o que os consumidores buscam das organizações com as quais se relacionam é passar por experiências positivas e marcantes, que façam com que eles criem uma conexão real com a marca e se tornem, mais do que clientes, verdadeiros fãs da empresa. 

Mas para que isso aconteça, é essencial que as marcas proporcionem a seus clientes um atendimento de excelência de ponta a ponta, porque adotar esta postura fará toda a diferença na hora de atingir o público-alvo desejado e de conquistá-lo definitivamente no mercado de atuação da organização. 

Se você ficou interessado no assunto e deseja saber como atingir um atendimento de excelência na sua empresa, continue nos acompanhando nesta leitura e confira o passo a passo que preparamos, para que você e sua equipe coloquem em prática imediatamente.

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5 passos para um atendimento de excelência 

Seja presencial ou virtual, o atendimento de todo e qualquer tipo de empresa precisa causar uma ótima impressão no cliente, porque através disso, ou seja, desse primeiro contato, ele começará a se encantar com a marca e dará a esta a oportunidade de que ela o conquiste em definitivo. 

Veja, a seguir, os passos que você precisa seguir para prestar um excelente atendimento a seus clientes e transformá-los em verdadeiros fãs da sua marca. 

1 – Crie conexão

O primeiro passo aqui é estabelecer uma relação real e verdadeira com o cliente. É importante ter scripts de atendimento, porque otimiza o trabalho. No entanto, é fundamental ir além deles e procurar compreender quais são os reais anseios e necessidades dos consumidores. 

Ao fazer isso, a sua equipe de atendimento mostra que está de fato interessado, não só em vender, mas em levar soluções criativas e inovadores para resolver os problemas do dia a dia das pessoas que procuram a sua marca. 

2 – Aposte na empatia

Nós só conseguimos criar uma conexão com nossos clientes, quando nos permitimos ir além e conseguimos ter empatia pelas situações que eles nos levam. Sendo assim, outro passo é fazer com que a equipe de atendimento desenvolva esta empatia, buscando compreender o que o cliente deseja na essência, colocando-se sempre no lugar dele, para oferecer-lhes os produtos e serviços mais assertivos e que vão resolver suas questões. 

3 – Invista em agilidade

Hoje em dia tudo acontece em uma velocidade, que muitas vezes temos grande dificuldade de acompanhar. E esse cenário não é diferente quando o assunto é atendimento ao cliente. Uma vez que o cliente faz contato com a sua empresa, é preciso prezar sempre pela agilidade na entrega de uma solução para ela, porque é isso que as pessoas têm valorizado cada vez mais, quando escolhem uma marca para se relacionar. 

Sendo assim, invista em um atendimento ágil, porque isso também fará toda a diferença para que você se destaque perante seus concorrentes no mercado. 

4 – Ouça na essência

Muitas vezes, na ânsia de vender ou de agilizar o atendimento, para conseguir atender o maior número de pessoas possível, muitos profissionais acabam atropelando o cliente e não prestam atenção no que realmente ele deseja e precisa. 

Diante disso, é fundamental que todo o time de atendimento desenvolva a mentalidade de ouvir o cliente na essência. Isso quer dizer, prestar atenção, não só no que ele está dizendo, mas também no que ele não está, porque é aí que se encontram suas reais necessidades e anseios, e é exatamente neste ponto que o atendente precisa trabalhar, para levar excelência e criar conexão com o consumidor. 

5 – Treine sua equipe

Uma equipe bem treinada e sempre preparada, é o que levará excelência para o atendimento ao cliente. Neste sentido, em todos os momentos que puder, ofereça treinamentos para o seu time, mantenha-o verdadeiramente preparado, não só para vender, mas também para compreender os anseios e necessidades dos clientes na essência. Ao investir nisso, você, automaticamente, conseguirá oferecer ao cliente experiências realmente positivas com a sua marca. 

Se você começar a colocar em prática estes passos iniciais, com certeza já estará se diferenciando bastante de seus concorrentes e, em pouco tempo, atingirá a excelência no atendimento ao cliente. 

Agora, conte-nos: o que você faz na sua empresa para atingir a excelência no atendimento? Deixe suas experiências nos comentários e contínua acompanhando nossos conteúdos, pois eles vão te ajudar a potencializar a sua performance pessoal, profissional e também empresarial. 

Imagem: Por vgstudio

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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