Qual a importância do foco na estratégia?

Entenda qual é a verdadeira importância de se ter foco na estratégia

A palavra foco possui apenas quatro letras, mas é uma gigante no universo corporativo por ser a base para chegar ao sucesso em toda e qualquer empreitada. Foco nada mais é do que saber aonde se quer chegar, ficando atento para não se desviar no caminho.

Pode parecer algo simples, no entanto, lembre-se da lebre da fábula infantil que perdeu a corrida para uma tartaruga por se distrair ao longo do percurso pelo excesso de confiança que a desviou do objetivo final.

Independentemente de ter uma boa estratégia ou não para seus negócios, é fundamental saber se manter focado para não deixar as oportunidades escaparem. Veja ao longo do artigo a importância de ter foco e como desenvolver essa capacidade. Com persistência você pode se tornar muito mais focado.

A importância de ter foco na estratégia

Sua empresa tem uma estratégia bem definida para os próximos anos, com metas de crescimento ousadas, mas totalmente possíveis? Esse é o primeiro passo para que um empreendimento se consolide e ocupe um lugar de destaque em seu segmento. No entanto, nem a melhor estratégia é capaz de levar uma companhia ao primeiro lugar se não existir foco na sua concretização.

Imagine que a empresa X realizou uma ampla análise do mercado em que atua e detectou que nos próximos três anos os consumidores desejarão produtos com novos diferenciais. A partir desse conhecimento, a organização elaborou um planejamento para desenvolver uma nova linha de produtos e colocá-la no mercado em dois anos e meio para ter tempo de fidelizar os consumidores.

Todo o planejamento pode ser desperdiçado se não houver foco para desenvolver a linha assertivamente dentro do prazo para que chegue ao mercado no momento certo. Podem ocorrer desvios, como o desenvolvimento de modificações nos produtos que já estão sendo comercializados e atendimento de novas demandas.

Nesse caso, a empresa X deveria ter um planejamento focado apenas no desenvolvimento dos novos produtos e planos de contingência para atender as urgências não relacionadas ao seu foco principal.  Percebe como a simples observação de foco pode ser decisiva para que a empresa do exemplo consiga realizar a sua estratégia de sucesso?

Foco: sinônimo de crescimento

No início do artigo, você viu que foco é saber aonde se quer chegar e como evitar desvios no caminho. Agora, no contexto corporativo é um sinônimo de crescimento. Faça um pequeno exercício de reflexão e pense nas pessoas que conhece que são mais bem-sucedidas. É bem possível que elas tenham em comum o foco em suas atividades.

O mesmo vale para empresas, empreendimentos com um foco de trabalho e crescimento potencial têm muito mais chances de se estabelecer no mercado. Ao abrir um negócio próprio, os empresários são aconselhados a projetar aonde acreditam que a empresa estará daqui a cinco, dez ou até vinte anos. Essa projeção é essencial para se ter a resposta de aonde se quer chegar para, então, poder responder a questão de como fazer isso.

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5 Dicas de como desenvolver foco

Ficou evidente o quanto o foco na estratégia que levará a sua companhia ao ponto em que ela deseja chegar é crucial, não é mesmo?  Se você não identifica um foco bem definido na gestão do seu empreendimento, a boa notícia é que essa capacidade pode ser desenvolvida. Veja, a seguir, algumas dicas de como trabalhar de maneira mais focada, lembrando que o foco é uma consequência da dedicação.

1 – Nem tudo é prioridade

Quando se é gestor de uma empresa, é difícil determinar que alguma demanda não é prioritária, porém, é preciso saber que nem tudo é essencial e precisa ser resolvido imediatamente. Saber separar o essencial do acessório é a forma mais assertiva de desenvolver foco na sua gestão. Mas, como fazer essa separação?

Comece estabelecendo um sistema que te ajude a delegar as tarefas que não são essenciais para seus colaboradores. Para isso, basta usar o bom senso. Por exemplo, fazer um pedido rotineiro para um fornecedor de confiança é uma tarefa que seus funcionários podem realizar sem nenhuma dificuldade. Porém, escolher a sede da nova filial da companhia é algo que cabe ao gestor.

No tocante a uma estratégia em andamento, cabe a mesma aplicação do bom senso, dedique-se às questões cruciais para que os planos tenham êxito. Tudo o que não for decisivo pode ser tocado pelos demais colaboradores e não precisa ser resolvido imediatamente.

2 – Estratégias não podem ser volúveis

Saber adequar-se às mudanças do mercado é essencial para manter a sua companhia como uma das principais do seu segmento, no entanto, isso não deve ser confundido com a adoção de estratégias volúveis, ou seja, que mudam de objetivos a cada mês. Desenvolva os planos de ação da sua empresa com base em estudos de mercado confiáveis e mantenha-se firme na busca das metas.

3 – Fragmentação dos objetivos

Foco tem tudo a ver com produtividade e produtividade, por sua vez, se relaciona com definições claras do que precisa ser feito. Isso significa que, para se manter focado, é essencial saber exatamente quais são as próximas atividades a serem realizadas. Para tornar o planejamento estratégico mais facilmente assimilado por toda a companhia, é indicada a adoção de um sistema de fragmentação de objetivos.

Tenha um objetivo central e outros objetivos secundários que ajudem a alcançar o primeiro. Faça uma lista de tarefas que precisam ser cumpridas para que o resultado desejado seja conquistado. Ter apenas um grande objetivo pode se tornar demasiadamente abstrato com o passar do tempo, abrindo possibilidades de desvios.

4 – Mensuração dos resultados

Uma forma de comprovar que a sua organização está trabalhando com foco em sua estratégia corporativa é fazer a mensuração dos resultados obtidos. Objetivos devem ter prazos e resultados predeterminados, basicamente, o gestor deve conferir se está conseguindo alcançar essas metas.

Caso não haja correspondência entre o planejamento e a realidade, é aconselhado que o gestor faça uma análise para determinar se é um problema relacionado à dificuldade de concretização dos objetivos ou de desvios do foco.

5 – Satisfação com o trabalho

A melhor maneira de fazer bem seu trabalho é ter satisfação naquilo que se realiza. Pergunte-se constantemente o quanto você está feliz atuando no seu segmento de mercado e, se não estiver completamente satisfeito, como pode melhorar isso fazendo mudanças significativas.

Ter foco é essencial para que os resultados das estratégias sejam alcançados!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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