Saiba qual é a importância da psicologia das cores no mundo do marketing

Cores diferentes

Veja como utilizar as cores no marketing da sua empresa.

O sentido mais desenvolvido do ser humano é a visão e quando se trata da tomada de decisões o impacto visual tem grande relevância. Compreendendo esse princípio fica mais fácil entender a importância que a psicologia das cores tem no marketing. 

O uso de cores específicas por uma marca contribui para a sua assimilação. Quando se ouve “Coca-Cola”, é natural pensar em vermelho, assim como quando o assunto é “Facebook”, o azul vem à nossa mente.

Psicologia das cores consiste em um estudo em que se busca compreender a forma como as cores impactam nas emoções e tomada de decisão. Continue lendo para entender mais a respeito desse tema.

Cores e o fator emocional

No livro “Color Psychology and Color Therapy”, o autor Faber Birren afirma que as cores têm influência direta sobre as decisões tomadas diariamente. Nessa obra é abordada a ação individual de cada cor nas ações humanas. Para entender melhor, confira os efeitos associados a cada cor. 

Azul

Você sabia que aproximadamente 35% das empresas de maior valor do mundo usam a cor azul? Esse dado é da Revista Forbes, o azul se destaca por passar a mensagem de responsabilidade, tranquilidade e segurança. 

Geralmente, empresas das áreas da saúde, direito e contabilidade utilizam essa cor. Uma curiosidade interessante é que o Facebook adotou a cor pelo fato de que Mark Zuckerberg, seu criador, é daltônico. Para ele, essa é a cor de maior destaque. 

Vermelho

O vermelho também é uma cor bastante presente em identidades visuais. Por despertar no ser humano sentidos básicos, como a fome, é bastante usada por redes de fast food.

Além disso, por sua facilidade de se destacar dentre outras cores, o vermelho é relacionado com a ideia de movimento. Por esse motivo, empresas do ramo automotivo, como Nissan e Pirelli, tendem a usar essa cor. 

Branco, cinza e preto

O minimalismo dessas cores está relacionado à ideia de simplicidade e elegância. Grifes de luxo como a Chanel e a Prada apostam em tons neutros. Também são cores presentes em itens direcionados à classe A, como Mercedes e Apple. 

Verde

A cor verde é relacionada com a ideia de frescor, natureza e saúde. Geralmente, é adotada por marcas que desejam que seus clientes se sintam inseridos em uma comunidade ao escolher seus produtos/serviços. Na busca de transmitir uma imagem acolhedora, a rede Starbucks deixou de usar sua antiga logo marrom e adotou a cor verde. 

Multicolorido

O uso de muitas cores na identidade visual ajuda a transmitir a ideia de que as empresas estão presentes em todos os lugares. Uma marca que está presente em todo lugar está próxima dos seus clientes podendo resolver seus problemas.

Entre as marcas que apostaram no multicolorido estão Ebay, Google e Microsoft. Normalmente, as empresas que adotam esse tipo de identidade se caracterizam por serem pioneiras. 

Cores e o fator cultural

O entendimento de cada cor se relaciona diretamente com a cultura. Na política, na religião ou em práticas culturais as cores possuem grande relevância. A compreensão do impacto da cultura na interpretação de significados de cores é fundamental para não errar na escolha da identidade visual de uma marca. 

Afinal, qual é a importância da psicologia das cores no mundo do marketing? 

Os conhecimentos de psicologia das cores são essenciais para usar as cores a favor do crescimento das empresas. Lembrando que o uso de cores não se restringe apenas à logo. As estratégias de venda do empreendimento devem ser alinhadas a sua imagem e identidade visual. 

Quando uma empresa decide criar um site e desenvolver a sua marca, precisa entender quais as cores que conversam melhor com seu público-alvo. A escolha das cores afetará a forma como os seus clientes serão impactados pelo site.

Será que eles terão facilidade em entender a lógica da página? Os botões têm cores de destaque que ajudam na conversão? Todos os conteúdos relevantes estão dispostos corretamente no tocante a cores? 

Um consumidor leva em média 90 segundos para decidir se irá comprar ou não de acordo com a forma como os produtos/serviços estão sendo apresentados. As marcas precisam usar o poder das cores para conquistar o engajamento dos colaboradores nesse período. 

Além disso, o uso correto das cores contribui para que os consumidores reconheçam instantaneamente ações de marketing e campanhas da sua companhia. O uso das cores de acordo com os conceitos de psicologia das cores permite impactar e fidelizar os consumidores. 

Como utilizar as cores no marketing da sua empresa

A função essencial do marketing é fazer com que o empreendimento seja notado pelo público-alvo. Sendo assim, é de grande relevância criar a identidade visual com a combinação de cores relevantes para a sua empresa. O uso dessa ferramenta faz toda a diferença entre ganhar destaque e passar despercebido.

O entendimento de como usar as cores corretamente é determinante para levar sua marca ao crescimento. Cores afetam as emoções humanas e isso faz com que impactem no desejo de compra do cliente. De acordo com pesquisas da área, anúncios coloridos tendem a ser 26% mais reconhecidos em comparação com os anúncios em preto e branco.

Para 80% dos consumidores é mais fácil reconhecer uma marca usando as suas cores. As mulheres geralmente têm maior identificação com o azul, o verde e o roxo. O uso de cores pode agregar valor aos produtos. A cor laranja tende a se relacionar com a ideia de promoção, enquanto o vinho é relacionado com o requinte. Saber escolher a cor certa para cada mensagem é determinante para o sucesso. 

Embora o cinza seja apontado como uma cor de luxo, também transmite uma sensação de solidão. Quando for escolher a paleta de cores da sua empresa, leve em consideração os significados das cores na cultura em que está inserido.

Esse é um processo que demanda pesquisa e a compreensão clara do posicionamento que se quer no mercado. Desenvolva um trabalho sólido para a escolha correta das cores. 

A psicologia das cores tem um papel imprescindível para o sucesso das marcas!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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