Você já desistiu de algum sonho? É possível voltar atrás?

Homem sonhando com um carro novo

Confira 7 Atitudes para voltar atrás e lutar pelo seu sonho.

Dizem que sonhar não custa nada, mas realizar sabemos que custa esforço, dedicação, resiliência e foco. E quando uma pessoa se vê tão distante dessa realização que desiste? Você já desistiu de algum sonho e depois se arrependeu? Tem vontade de voltar atrás?

Saiba que, mesmo que o tempo e as condições sejam outras, você pode adaptar seu sonho à sua realidade atual. Enquanto esse desejo fizer sentido para você é sinal de que vale a pena lutar por ele.

Continue lendo para continuar com essa reflexão sobre voltar atrás em um sonho que tenha abandonado por medo, por achar que não seria capaz de alcançá-lo ou outros motivos.

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Você já desistiu de algum sonho? – Como é possível voltar atrás?

Quando o assunto são sonhos, não há como generalizar, afinal, são infinitas as possibilidades. Entretanto, é fato que alguns são mais simples de serem resgatados após um período de desistência, enquanto outros precisam ser adaptados. Mas, de alguma forma é possível, sim, voltar atrás.

Uma pessoa que tenha desistido do sonho de fazer uma faculdade, pode voltar atrás e fazer isso a qualquer momento. Afinal, independentemente da idade, poderá se dedicar aos estudos e conquistar o tão sonhado diploma. Perceba que, nesse caso, não há nenhum impeditivo que possa atrapalhar, mesmo que seja desafiador chegar lá.

Agora, no caso de alguém que tenha sonhado em ser um atleta olímpico, por exemplo, dependendo da idade, talvez fique mais complicado treinar e alcançar esse objetivo. Contudo, é possível adaptar esse desejo, se dedicar aos treinos e, quem sabe, se tornar um treinador ou mesmo praticar o esporte em questão como hobby.

Para voltar atrás após ter desistido de um sonho é preciso desejar verdadeiramente realizá-lo, seja em sua forma original ou adaptada. Um dos maiores obstáculos a serem enfrentados são as próprias crenças limitantes e, em alguns casos, as críticas de terceiros.

Aproveitamos para fazer um questionamento: você acha que vale a pena deixar de lutar por algo que deseja por conta de preconceitos que carrega ou por medo do julgamento alheio? Pense bem, é a sua felicidade e realização que estão em jogo, abrir mão disso é abrir mão de si mesmo, de se dedicar a algo que acredita e deseja.

7 Atitudes para voltar atrás e lutar pelo seu sonho

Se você deseja recuperar o tempo que perdeu ao desistir do seu sonho, mas não sabe por onde começar, as atitudes a seguir poderão te ajudar. Afinal, o que te levará a realizar o que almeja é a ação. Sonhar é apenas a primeira parte, mas se não agir continuará sendo um mero pensamento.

1. Entenda o que te levou a desistir

Em primeiro lugar, é importante entender o que te levou a desistir desse sonho no passado. Essa informação é crucial para que saiba como pode se proteger para evitar que a situação se repita.

Entre os motivos mais comuns que levam pessoas a desistirem de seus sonhos estão: dificuldades financeiras, falta de apoio da família e dos amigos, sentimento de incapacidade, medo de julgamento e desorganização. Acredite, para cada um deles existe uma solução.

2. Busque as razões pelas quais deseja realizar esse sonho

Retornando ao momento presente, pense em quais são as razões que te levam a desejar voltar atrás e resgatar esse sonho. É daí que virá a sua motivação para recomeçar e seguir em frente até chegar aonde deseja.

Vale destacar que o foco dessa reflexão deve ser as suas próprias convicções. Se deixar levar pela opinião de terceiros faz com que a motivação não seja verdadeira e, consequentemente, não se sustente por muito tempo.

3. Identifique suas crenças limitantes

Quais são as crenças que te fizeram desistir desse sonho no passado e que agora estão te deixando em dúvida sobre resgatá-lo ou não? Geralmente, esses pensamentos bloqueadores estão ligados a preconceito com idade, sensação de incapacidade, medo de sair da zona de conforto e arriscar.

É preciso se dedicar com afinco a essa reflexão porque muitas vezes repetimos esses pensamentos como se fossem verdades absolutas. Se não nos damos conta disso e não os ressignificamos, podemos carregá-los por toda a vida, comprometendo a realização de sonhos e nosso desenvolvimento.

4. Crie um plano

Mais do que saber o que deseja realizar, é fundamental entender como pode alcançar isso. Desse modo, para se organizar e conseguir transformar seu sonho em realidade é necessário criar um plano.

O que está entre o ponto A, que é o seu estado atual, e o ponto B, que é a realização do sonho? No caso de uma pessoa que sonha em aprender a tocar um instrumento musical, por exemplo, entre o ponto A e o ponto B estão ações, como: adquirir o instrumento, fazer aulas e praticar.

Apenas através de um planejamento realista e organizado conseguirá resgatar seu sonho e realizá-lo. Contar com o suporte de um Coach pode tornar esse processo ainda mais dinâmico e com maiores chances de sucesso.

5. Conte com o apoio dos entes queridos

Por mais que um sonho seja algo pessoal, poder contar com o apoio dos entes queridos certamente fará toda a diferença. Poder conversar sobre as inseguranças, compartilhar as conquistas e até mesmo se aconselhar será bastante positivo. Apenas saiba escolher as pessoas com quem irá falar sobre esse assunto, evitando os que costumam fazer comentários negativos e desestimulantes.

6. Comemore cada passo dado

Acompanhe as etapas da busca pelo seu sonho, assim, conseguirá verificar o quanto já evoluiu. Aproveite para comemorar cada passo dado, se sentindo genuinamente feliz. Em vez de pensar no quanto ainda falta, mantenha o foco no quanto já caminhou, isso irá fortalecer sua motivação para seguir em frente.

7. Seja resiliente

Resiliência é uma palavra que se refere originalmente a certos tipos de metal que, após serem submetidos a altas temperaturas, conseguem voltar ao seu estado original. Ser resiliente significa se manter forte mesmo passando por momentos difíceis. É essa força que irá te impedir de desistir dessa vez.

No futuro você irá desejar ter começado hoje a caminhar na direção do seu sonho. Por isso, retome o quanto antes esses planos, se dedique e irá experimentar a sensação inigualável de ter chegado lá!

Este conteúdo te inspirou de alguma maneira e fez sentido para você? Passe-o adiante, compartilhando em suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds