Como fazer uma crítica sem desmotivar a outra pessoa?

Crítica Construtiva A crítica construtiva tem intenção de fazer com que a outra pessoa evolua.

 

Provavelmente você já ouviu o termo “crítica construtiva” no mundo corporativo. O conceito dessas duas palavras juntas é poderoso e envolve desenvolvimento profissional e até pessoal. O impacto de uma crítica construtiva de um líder para um liderado é extremamente relevante para o progresso deste colaborador. Se você quer saber mais é só continuar lendo este artigo! 

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O que é uma crítica construtiva 

Se um trabalhador entrega uma atividade que não está seguindo o que foi pedido ou se está abaixo da qualidade esperada, é comum que o seu líder mostra onde estão os erros para que elas sejam corrigidas. Porém, o modo como este gestor lida com a situação é o que importante nesse cenário.

Se o gestor simplesmente falar que a entrega não está boa sem explicar os motivos, o colaborador pode não entender em qual aspecto deve melhorar e continuar errando. Do mesmo modo, se o líder usar palavras como “ruim” , “horrível” e “terrível”, também não ajuda em nada, além de ser extremamente desrespeitoso com o trabalho dos outros. 

Uma das atuações mais importantes de um gestor ou líder é justamente criticar o trabalho do seu time de um modo que coopere com o crescimento de cada um dos integrantes. Ou seja: seja um retorno positivo ou negativo do trabalho, é essencial que seja com a intenção de fazer o profissional evoluir. 

Caso a tarefa tenha sido executada corretamente, é essencial que o líder mostre quais foram os pontos positivos e o que poderia ficar ainda melhor. Mais do que isso, é interessante que ele entenda como o processo foi feito para descobrir quais são os pontos que poderiam ser mais bem desenvolvidos e até dificuldades que poderiam ter sido evitadas. Apesar de ser uma crítica positiva, ela não deixa de ser construtiva, pois continua ensinando.  

Porém, se a atividade não foi bem executada, é ainda mais importante que o gestor mostre todos os aspectos negativos detalhadamente. Além de indicar onde estão os erros, é essencial que ele recomende como eles poderiam ter sido evitados. Também é fundamental que ele dê os caminhos para corrigir cada item e ainda esteja disponível para ajudar em alguma das etapas de reconstrução da tarefa. Mais do que isso, é muito relevante que o líder mostre o feedback do trabalho não é uma bronca, é uma crítica negativa e construtiva que visa melhorar a entrega e ajudar fortemente no desenvolvimento profissional dos envolvidos.  

Vale lembrar que uma crítica construtiva não pode ser baseada em achismo. Frases como “eu acho que isso não ficou bom, porque…” podem ficar perdidas em um vácuo. Para evitar esse tipo de situação, o gestor pode usar da sua experiência profissional naquela empresa e em outras, situações similares que tiveram retorno negativo ou indicadores de estudos e pesquisas que fomentam sua opinião. 

Quando o trabalho tem muitos pontos positivos e negativos ao mesmo tempo, o gestor também deve apontar o que está aceitável e o que precisa ser alterado. Afinal, de nada adianta simplesmente mostrar o que está certo, acobertando o que está errado. Apresentar os dois lados do cenário, é essencial para que o profissional entenda que parte do seu esforço teve bons resultados.  

Deu para entender melhor o que é uma crítica construtiva? Além disso, deu para entender a relevância de se ter um retorno como esse no lugar de uma avaliação superficial como “bom” ou “ruim”? Por meio desse feedback, os gestores e os líderes que conseguem transmitem uma mensagem de empatia, cooperação e profissionalismo, pilares essenciais para o crescimento de um colaborador. 

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Os aspectos de um feedback construtivo 

Agora que você já sabe o que é uma crítica construtiva é hora de ir além para entender as vantagens delas em diversos tipos de cenários. Uma boa liderança, por exemplo, compreende que um retorno como esse serve como um impulso para o colaborador, para a equipe, para a empresa e para o seu próprio desenvolvimento enquanto líder. Continue lendo para entender mais profundamente cada um dos aspectos de um feedback bem-intencionado: 

  • Autoconhecimento e autodesenvolvimento de quem recebe o comentário edificador: o colaborador que passar por um momento como esse e que consegue abraçar a crítica, não simplesmente ficar triste com ela. Ao absorver as palavras, integrando os comentários ao seu dia a dia, é muito provável que esse trabalhador progrida e entre em uma jornada positiva de autodesenvolvimento e autoconhecimento. A partir disso, ele será capaz de fortalecer suas características positivas, lidar melhor com as negativas e ainda aprender com cada situação, buscando ser melhor sempre. Talvez essa nova sabedoria até ultrapasse o âmbito e chegando ao pessoal.  
  • Crescimento da equipe impactada pela mensagem instrutiva: quando um líder faz uma crítica construtiva para um time, indicando quais são os pontos que cada um deve melhorar, o trabalho de todos, individualmente e coletivamente é impactado de maneira positiva. Claro, se todos aceitarem as críticas e aprenderem algo valioso a partir delas. O mesmo acontece quando a crítica é dada somente a um dos integrantes. Afinal, o progresso de uma pessoa pode ter influência positiva no trabalho coletivo. 
  • Crescimento da empresa com o funcionário ou time que recebeu a comunicação edificativa: assim como a evolução de uma pessoa pode afetar um time, a evolução de uma equipe ou colaborador pode impactar para uma organização. Ao aceitar a crítica e aprender com ela, a pessoa ou time podem aumentar a qualidade das entregas, além de se tornarem mais produtivos.  
  • Autodesenvolvimento de quem fez a crítica construtiva: não poderíamos deixar de falar dos benefícios da crítica construtiva para quem a faz. O líder ou gestor que investe tempo para analisar o trabalho de outra pessoa e elaborar argumentos que indiquem os pontos de desenvolvimento, pode ser considerado um profissional empático e preocupado com o progresso coletivo. Isso contribui bastante para o seu amadurecimento pessoal, criando o seu autodesenvolvimento e podendo influenciar também no seu autoconhecimento.  

Gostou do artigo de hoje? Esperamos que ele tenha ajudado você a perceber os benefícios de uma crítica construtiva e a importância de entendê-la e usá-la para se tornar uma pessoa melhor dentro ou fora do trabalho.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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