Estamos aprendendo o valor de um abraço!

Abraço Por que abraçar é tão importante. Saiba seu valor.

 

O isolamento social, adotado como principal medida para reduzir o número de contaminados pelo coronavírus (COVID-19) fez com que indivíduos de todo o mundo aprendessem o valor de um abraço. O gesto simples, mas poderoso, liberado até pouco tempo atrás, era muitas vezes esquecido por conta da correria do dia a dia. Isso sem contar no aumento de pessoas que passaram a fazer uso excessivo da tecnologia e substituíram o contato físico pelas mensagens digitais.

Situações de crise, como a que estamos vivendo, têm como ponto positivo o fato de oferecerem a oportunidade de reflexão a respeito de atitudes, pensamentos e prioridades. Sendo assim, ninguém deve ser culpar pelos abraços que não deu e sim se preparar para repetir esse gesto mais vezes quando tudo isso passar.

Você conhece as 5 linguagens do amor? Quer descobrir qual é a sua?
Clique aqui, faça nosso TESTE e aprenda mais sobre seus relacionamentos!

10 Benefícios do abraço

Um gesto que está presente tanto em situações de grande alegria quanto de tristeza, o abraço é altamente reconfortante. Poder abraçar um ente querido para comemorar uma conquista ou fazer o mesmo para consolar alguém que esteja em sofrimento, é uma maneira de expressar sentimentos de modo intenso sem precisar usar palavras. Essas informações, por si só, já mostram o poder do abraço, contudo, os benefícios dele vão além e podem impactar positivamente até a saúde, confira!

1 – Ajuda a expressar sentimentos quando faltam palavras

Sabe quando você encontra um amigo que está passando por uma situação dolorosa e simplesmente não sabe o que dizer a ele? Um abraço pode te ajudar a demonstrar todo o carinho que sente sem ter que falar uma única palavra. Até mesmo porque, muitas vezes, não existem palavras capazes de expressar o que você deseja naquele momento. O mesmo vale para situações de intensa alegria, em que nada do que fale será capaz de declarar toda a sua felicidade.

2 – Redução dos níveis de cortisol

Quando duas pessoas se abraçam, seus corpos têm reações fisiológicas, que incluem uma redução dos níveis de cortisol, conhecido como o hormônio regulador do estresse e da ansiedade. É por isso que receber um abraço é tão reconfortante em situações delicadas, porque aquele gesto realmente tem o poder de acalmar os ânimos.

3 – Aumento dos níveis de hormônios ligados ao bem-estar

Se, por um lado, o abraço reduz os níveis de cortisol, por outro, ele aumenta os níveis de ocitocina, gerando uma agradável sensação de felicidade. Inclusive, ela é conhecida como o “hormônio do abraço”, por conta da forte relação que possui com esse gesto. Pesquisadores descobriram que os benefícios da ocitocina são mais intensos em mulheres, principalmente quando são abraçadas por seus parceiros e seguram seus bebês no colo.

4 – Ajuda a aliviar a dor física

Um estudo realizado com pacientes que possuem fibromialgia, uma doença que gera dores por todo o corpo, os submeteu a tratamentos que envolviam o toque físico, incluindo o abraço. Ao final da pesquisa, os participantes relataram uma redução considerável da dor e um aumento da qualidade de vida. Isso acontece porque gestos de carinho que envolvem o toque, como o abraço, estimulam a liberação de endorfina, considerada o hormônio da felicidade.

5 – Pode melhorar a saúde do coração

Os benefícios já citados em relação à redução dos níveis de estresse e ansiedade ajudam a melhorar a saúde do coração. Um dos motivos para isso é que o abraço tem o poder de diminuir a frequência cardíaca, reduzindo os riscos de doenças associadas.

6 – Fortalece o sistema imunológico

Uma pesquisa realizada por especialistas da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, sugere que os abraços ajudam a proteger as pessoas de infecções associadas ao estresse, resultando em doenças menos graves. O estudo se baseou no apoio social que é transmitido através do gesto.

7 – Reduz a pressão arterial

Um grande benefício da ocitocina, o “hormônio do abraço”, é a redução da pressão arterial. Essa é uma questão relevante porque evitar o aumento da pressão é um fator altamente relevante para minimizar os riscos de uma série de doenças crônicas, como a hipertensão.

8 – Conecta e cria um laço de confiança entre as pessoas

A conexão que é criada durante um abraço é tão poderosa que é capaz de gerar um forte laço de confiança entre as pessoas. Ao sermos abraçados nos sentimos protegidos, acolhidos e isso faz muito bem porque beneficia os relacionamentos e ajuda a promover o equilíbrio emocional.

9 – Melhora a autoestima

Logo que uma criança vem ao mundo, os primeiros gestos de carinho que ela recebe são de sua família e ali ela começa a se sentir amada e especial, dando início à construção da sua autoestima. E isso continua valendo durante a fase adulta, pois o abraço continua tendo o poder de fazer com que uma pessoa se sinta amada e estimulada a também se amar.

10 – Ajuda na solução de conflitos

Quando duas pessoas discutem, ambas se sentem desconfortáveis com aquela situação. Se elas se afastarem, passarão um bom tempo ressentidas, remoendo tudo o que disseram e ouviram. Uma forma de evitar que isso aconteça consiste em ambas baixarem a guarda e se abraçarem. Assim, conseguirão reprimir os maus sentimentos e resolver o conflito de maneira amigável, através do diálogo.

[php_everywhere instance=”2″]

Como expressar carinho durante a quarentena?

Agora que já sabe a importância do abraço e todos os benefícios que ele pode oferecer, talvez esteja se lamentando por não poder realizar esse gesto hoje. Contudo, em vez de pensar assim, prefira se adaptar à realidade e demonstrar o seu carinho de outras maneiras. Então, quando a pandemia for controlada, poderá dar todos os abraços que não foram dados durante o período de isolamento social. Até lá, você pode recorrer a outros tipos de ações, como as que poderá ver a seguir.

1 – Oferecendo ajuda

A indicação dos órgãos de saúde é que todos permaneçam em suas casas e saiam apenas em caso de necessidade. Em relação aos idosos, que são considerados mais vulneráveis ao vírus, recomenda-se que evitem sair e peçam para que outras pessoas façam suas compras e realizem outras tarefas. Desse modo, oferecer ajuda para alguém que não pode sair é uma forma de demonstrar seu afeto.

2 – Escrevendo o que está sentindo

Se você gostaria de dar um caloroso abraço nas pessoas que ama, diga isso a elas através da escrita. Por mais que, muitas vezes, faltem palavras para expressar todos os sentimentos envolvidos, escrever a respeito ajuda a aliviar a angústia e entender melhor o que está sentindo. Essa também é uma oportunidade para redigir mensagens mais longas e profundas, como cartas, já que atualmente os textos curtos ocuparam esse espaço.

3 – Fazendo chamadas de vídeo

Como o contato físico está temporariamente suspenso, é preciso utilizar outros recursos para demonstrar afeto, já que essa troca é muito importante, principalmente em meio à situação delicada que estamos vivendo. Nesse sentido, as chamadas de vídeo são uma ótima saída para conversar com os entes queridos, dizer o quanto são especiais, enfim, buscar e obter apoio, transformando a conversa em um abraço virtual.

4 – Ouvindo as pessoas

Cada pessoa reage aos problemas de maneira diferente, existem aquelas que se sentem mais tranquilas e confiantes, enquanto outras se mostram mais ansiosas e inseguras. Se você faz parte do primeiro grupo, ofereça para ouvir os seus entes queridos que se identificam mais com o segundo. Acolha o que eles disserem com toda atenção e ofereça palavras de conforto, essa é uma forma de “abraçar à distância” e demonstrar seu carinho.

5 – Criando grupos com pessoas queridas para compartilhar o dia a dia

Uma forma de “abraçar” vários entes queridos inclui criar um grupo em um aplicativo de mensagens, como o WhatsApp, para que compartilhem o dia a dia. Assim, cada um poderá mostrar as coisas que está fazendo e incentivar os outros a aproveitarem os dias de isolamento social de maneira positiva.

6 – Transmitindo mensagens positivas pelas redes sociais

Além de demonstrar o seu carinho de modo privado, diretamente para os seus entes queridos, você pode fazer isso de forma geral, compartilhando mensagens positivas através das redes sociais. Muitas vezes, palavras de carinho podem transformar o dia de alguém. Transmita coisas boas e isso irá retornar para sua vida.

7 – Enviando mensagens quando sentir saudade

Sempre que sentir saudade de uma pessoa em especial, envie uma mensagem a ela contando o quanto deseja que tudo volte ao normal para que possam se encontrar e se abraçar. Mesmo que a mensagem não substitua o abraço totalmente, o fato de o outro saber da sua intenção certamente será reconfortante e irá aquecer o seu coração.

No momento, deixar os abraços para depois é a melhor maneira de cuidarmos uns dos outros e nos protegermos. Quando o vírus for contido e a rotina voltar ao normal, poderemos dar todos os abraços que não foram dados durante o período de isolamento e torná-los parte das nossas vidas.

Se este artigo fez sentido para você, aproveite e envie-o para todos aqueles que você gostaria de dar um longo e caloroso abraço.

 

Fontes:

https://www.healthline.com/health/hugging-benefits#2

https://www.wellandgood.com/good-advice/benefits-hugging/

https://bewithclothing.com/blogs/news/10-reasons-we-need-at-least-8-hugs-a-day

https://www.cmu.edu/news/stories/archives/2014/december/december17_hugsprotect.html

Copyright: 1130787608 – https://www.shutterstock.com/pt/g/sebra

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010