Ikigai: o que é e qual é a sua relação com nosso propósito de vida?

Palavra Ikigai

Confira algumas dicas de como encontrar o Ikigai.

Ter um propósito de vida é fundamental para se manter em constante evolução e crescimento pessoal. Cada vez mais as pessoas falam sobre propósito, mas o sentido real dessa palavra vem se perdendo. Em linhas gerais, o propósito é o que nos leva a fazer aquilo que fazemos.

Com essa compreensão, fica evidente o quanto é importante encontrar um propósito alinhado com a nossa essência. Colocar-se em busca de algo que não condiz com o nosso íntimo pode ser extremamente desgastante e frustrante. No artigo a seguir iremos explicar o conceito de Ikigai e qual é a sua relação com o estabelecimento desse propósito. 

Ikigai e a população de Okinawa

Ter um propósito de vida torna a existência humana mais leve e satisfatória, contribuindo para maior longevidade. Essa crença pode ser ratificada tomando como exemplo a população de Okinawa, um grupo de ilhas situadas ao sul do Japão. Essa região tem uma população centenária cuja expectativa de vida média é bastante elevada. Atribui-se ao Ikigai essa longevidade. 

Mas, afinal o que é Ikigai?

A palavra japonesa Ikigai tem o significado “razão de ser”. Em outras palavras, é o que te faz sair da cama pela manhã para enfrentar mais um dia. Acredita-se que para encontrar o seu Ikigai é importante começar por algo simples até chegar às grandes metas.

Encontrar o propósito de vida pode não ser fácil, no entanto, é essencial começar essa caminhada pelo o que está ao seu alcance. Então, aos poucos, você vai avançando. 

Por exemplo, imagine que uma pessoa deseja construir uma carreira de sucesso. O primeiro passo para iniciar essa trajetória é ingressar em um curso universitário. Em seguida, ela deve começar a procurar um estágio. Conforme o tempo vai passando, vai ganhando mais experiência e tem chance de crescer na carreira. O processo se desenrola aos poucos. 

Ikigai é aquilo que une os seus objetivos para conquistar a sua grande meta. Trata-se de um conceito essencialmente simples, porém, encontrar um propósito de vida tem os seus desafios. Essa definição é crucial para ser feliz, pois é aquilo que você perseguirá ao longo da sua vida. 

Qual é a origem do Ikigai?

Acredita-se que o conceito Ikigai foi iniciado no período Heian (794 a 1185) ou antes. Muitos afirmam que a longevidade dos japoneses está relacionada com o conceito de Ikigai. Segundo a tradição japonesa, todo indivíduo possui um Ikigai (propósito de vida) óbvio.

No entanto, boa parte das pessoas não enxerga esse propósito ou simplesmente não vive de acordo com ele. Algumas perguntas podem ajudar a encontrar o seu Ikigai, confira abaixo: 

  • O que eu amo fazer?
  • O que eu faço realmente bem feito?
  • O que o mundo necessita?
  • O que eu posso fazer para ser pago? 

É importante manter o equilíbrio entre essas quatro áreas para ter uma vida plena. Encontrar o Ikigai depende de encontrar uma ocupação que esteja alinhada com os quatro tópicos. O propósito de vida se relaciona com aquilo que você consegue realizar com excelência e que te faz feliz.

Como encontrar o Ikigai (propósito de vida)?

Até este ponto do artigo ficou claro o quanto ter um propósito de vida é importante para te levar ao sucesso e à longevidade. Confira abaixo algumas dicas de como encontrar o Ikigai e assim direcionar a sua força. 

1. Faça uma lista do que você ama fazer

Coloque no papel tudo aquilo que você ama fazer, desde hobbies até atividades profissionais. Nesta lista você pode adicionar itens como jogar videogame, organizar roupas e até brincar com seus pets. Nada deve ser menosprezado, pois todos os itens podem fazer a diferença na hora de definir o Ikigai. 

2. Quais dessas atividades você faz bem?

Antes de qualquer coisa, é importante dizer que não somos bons em tudo o que amamos fazer. Pode ser que você goste de uma atividade, mas não necessariamente tenha um bom desempenho nela.

Então, nessa etapa do processo, é essencial ser bastante autocrítico. Seja honesto e selecione apenas os itens que faz bem na lista acima. Não seja modesto, seja realista em relação aos seus talentos. 

3. Quais das atividades que você ama e faz bem lhe renderiam pagamentos?

Nesta etapa é possível que você se surpreenda descobrindo que algo que ama pode ser remunerado. Jogar videogame, organizar itens e brincar com pets, por exemplo, são atividades que podem ser remuneradas em alguns contextos. Quando você sabe que tem uma habilidade fica mais fácil buscar por oportunidades de ganhos com ela. 

Tenha em mente que sempre é tempo de crescer e se aperfeiçoar em diferentes áreas. Muitas pessoas começam carreiras de sucesso depois dos 30, 40 ou até 50 anos. A idade não é um fator limitante, assim como a capacitação também não precisa ser. Você pode investir em um curso livre ou até universitário para se preparar para o mercado.

4. Quais dessas atividades finalistas são relevantes para o mundo?

Vivemos em um mundo que precisa de uma série de coisas, de que maneira você pode contribuir? Algo que você ama, faz bem e pode ser remunerado ajudará o mundo a ser melhor para outras pessoas? 

Deve ficar claro que até mesmo jogar videogame pode ser positivo. Você pode se tornar um influenciador digital que ajuda quem quer aprender a se desenvolver nessa atividade como um hobby para relaxar. Até as menores diferenças são fundamentais para o mundo ser um lugar mais positivo.

O Ikigai é importante para ter uma vida plena

A vida moderna é bastante atribulada e tem algumas exigências, como pagar as contas e manter a casa organizada. No entanto, ainda assim precisamos ter um propósito de vida pelo qual trabalhar e batalhar todos os dias. Levantar da cama diariamente demanda a compreensão daquilo que se quer para a sua vida. 

Lembre-se de que o seu propósito profissional deve estar alinhado com seu propósito pessoal e com a sua essência. Essa é uma forma de se colocar de uma forma mais alegre na vida. A existência com um sentido é mais leve e muito melhor aproveitada. 

Agora você conhece o conceito de Ikigai e como definir seu propósito de vida!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds