Imprevistos acontecem e pessoas controladoras tendem a encontrar muita dificuldade para lidar com eles. Afinal, são acontecimentos que fogem totalmente do alcance e que não podem ser antecipados. Se você se identifica com isso, saiba que existem formas de lidar com essas situações sem se desesperar.
Continue lendo para conferir dicas de como lidar com imprevistos para evitar se deixar abalar por eles.
Imprevistos acontecem – Por que eles abalam tanto algumas pessoas?
Na vida não temos como ter certeza de nada, apenas que um dia ela pode chegar ao fim. Contudo, conseguimos ter certo controle sobre as coisas através de uma rotina regrada com trabalho, obrigações domésticas, entre outras atividades. Por outro lado, mesmo que a maioria dos dias passe essa impressão de controle, é fato que imprevistos sempre podem acontecer.
O carro pode estragar no caminho do trabalho, um familiar pode adoecer, uma demissão, um acidente, são muitas as possibilidades de acontecimentos inesperados. Devemos considerar que eles podem acontecer não para nos mantermos com medo e sim para evitarmos nos apegar demais ao presente, porque as coisas podem mudar sem qualquer aviso.
Embora todo ser humano possa se sentir abalado frente aos imprevistos, alguns se abalam de forma mais intensa. Geralmente, são aqueles que têm mais apego às coisas, com tendência ao perfeccionismo, à ansiedade e ao medo de perdas. A boa notícia é que é possível mudar isso e passar a aceitar com mais serenidade as adversidades da vida.
Buscar mudar isso dentro de si é importante porque o descontrole emocional serve apenas para piorar a situação. Uma pessoa que consegue aceitar de forma serena os imprevistos tem mais tranquilidade para buscar soluções e agir para resolvê-los ou, pelo menos, reduzir os danos.
Impactos gerados por imprevistos e surpresas
Quando falamos em imprevistos, logo nos vêm à mente situações que envolvem problemas. Já a palavra surpresa, geralmente é remetida a algo de bom. Acontece que, para muitas pessoas, ambos são recebidos com receio e se tornam fatores geradores de estresse, pânico, confusão e raiva.
Imagine a seguinte situação: você está tomando café da manhã e é avisado pelo seu cônjuge que ele comprou ingressos para irem ao teatro à noite. Isso parece uma surpresa boa para você ou acha que ele deveria ter avisado antes de fazer a compra?
Caso tenha respondido que ele deveria ter avisado, é sinal de que não gosta de surpresas e que prefere planejar a sua rotina. Lembrando que não há problema algum nisso, contudo, é preciso saber lidar com certas situações para evitar que coisas pequenas sejam motivos para preocupação.
Quanto mais naturalidade tiver para lidar com o inesperado, mais calmamente conseguirá encontrar uma solução para essas questões. Isso traz mais segurança e evita desentendimentos bobos com os entes queridos.
7 Dicas para lidar com imprevistos
Para te ajudar a lidar com imprevistos, preparamos um guia com sete dicas. Coloque-as em prática e, com o passar do tempo, começará a lidar de forma cada vez mais natural com o inesperado.
1. Aceite que coisas inesperadas podem acontecer
A primeira dica para lidar com imprevistos é aceitar que coisas inesperadas podem acontecer. Parece que essa é uma dica que não irá fazer muita diferença, mas, acredite, fará. A partir do momento em que aceitar verdadeiramente que não pode controlar tudo, se mostrará mais flexível para aceitar quando as coisas saírem diferente do esperado.
2. Planeje-se para evitar certos tipos de imprevistos
Embora muitos imprevistos fujam do nosso controle, em outros casos podemos ter atitudes para evitá-los. Por exemplo, você pode evitar ficar sem combustível no meio da estrada se começar a colocar lembretes para si mesmo para abastecer o carro. Assim, terá que lidar apenas com o que é realmente inevitável, se desgastando menos.
3. Nunca reaja imediatamente ao inesperado
Situações inesperadas geram surpresa, o que pode fazer com que emoções fortes surjam. Por isso, nunca reaja imediatamente, tire um tempo para pensar e respirar. Assim, conseguirá colocar as ideias em ordem e encontrar a melhor forma de agir.
Faça um combinado consigo mesmo de nunca reagir, talvez criar um sinal para se lembrar. Isso fará toda a diferença para resolver questões geradas por imprevistos, afinal, o descontrole emocional pode atrapalhar e intensificar o problema.
4. Reconheça suas emoções
Certos acontecimentos geram um misto de emoções, o que acaba fazendo com que muitos se descontrolem e percam o direcionamento. Para evitar que isso aconteça contigo, aprenda a reconhecer as suas emoções. Assim, saberá o que fazer para contornar cada uma delas com serenidade.
5. Mantenha-se positivo em relação ao que não pode mudar
Já diz o ditado, o que não tem remédio, remediado está. Sendo assim, procure se manter positivo em relação a tudo o que não pode mudar. Se não há nada o que possa fazer ativamente, escolha fazer dentro de você, aceitando e encontrando formas de tirar algo de positivo do ocorrido.
6. Tenha sempre um plano b
Para lidar com imprevistos é preciso aprender que não dá para controlar tudo, mas isso não significa parar de se planejar. Inclusive, o planejamento é muito importante para evitar problemas e organizar a rotina.
O que você deve fazer é ter sempre um plano b para colocar em prática caso o plano inicial não possa ser utilizado. Isso te ajudará a se sair melhor de situações inesperadas e, também, a se sentir mais confiante por saber que tem uma alternativa.
7. Viva o momento presente
Se preparar para imprevistos não significa viver com medo deles. Portanto, desfrute o momento presente e viva cada instante. Evite ficar pensando apenas no futuro e não se conectar ao aqui e agora, que é onde e quando as coisas acontecem.
Quanto mais atenção der o momento presente, mais consciência terá para fazer suas escolhas. E uma das consequências disso é a menor ocorrência de imprevistos que podem ser evitados, como os que citamos na dica número 2.
Quando você se mostra calmo perante os imprevistos, eles perdem o poder sobre você. Assim, consegue encontrar a melhor forma de agir em cada situação.
Este conteúdo fez sentido para você? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o artigo em suas redes sociais para passar as dicas adiante!
Imagem: Por EverGrump
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.