Qual é o papel da resiliência na nossa vida pessoal?

Flores emergiram através do asfalto

Confira algumas dicas de como desenvolver a resiliência.

A palavra resiliência é uma das mais citadas atualmente, mas será que você sabe realmente o que ela significa? E mais, será que você sabe qual é o papel dela na sua vida pessoal? Essa palavra tem origem no latim e seu significado é “voltar atrás”.

Embora seja um termo bastante associado a uma característica pessoal, é importante dizer que a resiliência é um conceito proveniente da área da Física. Trata-se da capacidade de alguns corpos de retornar ao seu estado original após terem sido submetidos a alguma deformação.

Continue lendo para entender melhor o significado da palavra resiliência e seu papel na sua vida pessoal.

O que é resiliência?

O conceito de resiliência no tocante a características pessoais é quase o mesmo da Física. Logo, ser uma pessoa resiliente significa ser alguém capaz de lidar com seus problemas sem se abater perante os reveses. O indivíduo resiliente se adapta às mudanças e resiste bem aos diferentes tipos de pressão a que é submetido na vida. 

A atitude da pessoa resiliente consiste em assumir as rédeas da sua própria vida, sem hesitar em assumir riscos.  Há insistência na busca pelos resultados e se não dá certo não há lamento. Quem é resiliente tem uma visão mais positiva da vida, de maneira a não se abalar quando o esperado não acontece. Todo dia é um novo dia para bater suas metas.

Por que a resiliência é importante na vida pessoal? 

Todos os dias, somos colocados diante de desafios, sejam do âmbito profissional ou pessoal. A resiliência é uma característica essencial para passar por esses obstáculos de forma estratégica e inteligente.

A visão do resiliente permite que ele entenda as situações sob outra ótica. Dessa forma, até em situações ruins é possível encontrar algo positivo. Quando erramos aprendemos o que não devemos fazer na próxima tentativa. 

Essa habilidade está intimamente ligada à inteligência emocional, isto é, à capacidade de estar no controle das suas emoções. Com resiliência é possível superar seus próprios traumas e se adaptar diante de cenários distintos. Além disso, ao desenvolver essa característica, a pessoa se torna mais ciente do que é capaz, acreditando mais em si.

Dicas para ser mais resiliente

Cada pessoa reage de forma diante dos problemas e desafios do seu dia a dia. Contudo, mesmo com essas diferenças, todo mundo é capaz de se tornar mais resiliente. Quando se tem a resiliência como aliada, tudo fica muito mais simples. Abaixo reunimos algumas dicas interessantes de como desenvolver esse hábito. 

1. Mude sua perspectiva diante de experiências negativas 

Todo mundo está propenso a passar por dificuldades de diferentes níveis no decorrer da vida. Se ter problemas é algo inevitável, é essencial entender como evitar que as experiências ruins influenciem sua maneira de viver. Ter outra perspectiva diante dos reveses é decisivo para não se abater.

A forma mais inteligente de lidar com os obstáculos é compreender que os erros são oportunidades para aprender. Quando estiver diante de uma situação muito ruim, lembre-se de que você pode escolher encarar a situação sob outro ângulo. 

Tire um tempo para refletir sobre os seus erros e entenda como pode se aprimorar apenas mudando a sua conduta. Concentre-se apenas no problema e não no fato de não ter conseguido resolvê-lo ainda. Ao fazer isso, você encontrará a chave para desenvolver novas soluções. 

2. Abra-se para as outras pessoas

Geralmente, quem enfrenta muitas dificuldades na vida tende a se fechar e buscar o isolamento do resto das pessoas. O indivíduo resiliente não se isola, mantém o contato com seus amigos e familiares. Estar cercado de pessoas que te amam é essencial para se manter tranquilo mesmo diante de momentos tensos. 

Ninguém precisa sofrer sozinho, ao buscar o apoio das pessoas do seu convívio você terá acesso a outros pontos de vista. Uma pessoa de fora do problema pode entender com mais clareza como resolver a questão.

Estar aberto para as pessoas à sua volta significa estar preparado para ouvir tanto elogios quanto críticas. Quem gosta de você de verdade não terá problemas em te criticar construtivamente. 

3. Pratique atividades relaxantes 

O estresse leva as pessoas a se isolarem e até mesmo a desenvolver quadros de ansiedade e depressão. Nosso estilo de vida atual é bastante propício ao estresse e, por isso, a resiliência é tão determinante. Conseguir se adaptar a diferentes cenários ajuda a diminuir essa sensação de incapacidade de resolver todos os problemas.

Para se tornar mais resiliente é essencial reduzir o estresse acumulado ao longo do dia. Uma forma de solucionar essa questão é incluir em sua rotina a prática de atividades antiestresse. Há duas possibilidades bastante interessantes, que são a meditação e a terapia. 

O objetivo dessas duas atividades é acalmar a mente, permitindo a organização dos nossos pensamentos. Alguns hobbies como dançar, ler, desenhar, assistir séries também funcionam como válvula de escape do estresse. 

4. Mude seus hábitos

A renovação dos hábitos é essencial para se tornar mais resiliente e aprender a lidar melhor com os problemas. Na matemática, se não mudarmos os fatores teremos sempre o mesmo resultado, certo? O mesmo vale para a nossa vida pessoal, se continuarmos agindo da mesma forma, como podemos esperar ter resultados diferentes? 

Olhe para si mesmo e para suas atitudes para descobrir quais são os hábitos que prejudicam sua vida. Ao identificar esses hábitos, busque renová-los, troque-os por outros mais saudáveis.

Por exemplo, se você percebe que a sua alimentação não está balanceada, vale a pena repensar seus hábitos à mesa. Outros hábitos que podem ser alterados dizem respeito à prática de atividades físicas, leitura, interação com os amigos, entre outros. 

5. Acredite em si mesmo

A resiliência contribui para que o indivíduo acredite em si mesmo porque consiste em superar as dificuldades através da adaptação. O resiliente sabe no que é bom e no que precisa melhorar. Essa pessoa consegue se colocar de uma forma mais positiva diante de situações negativas. 

Uma forma de ampliar seu autoconhecimento se tornando mais resiliente é através do processo de Coaching. Essa metodologia consiste em levar o indivíduo a entender o seu potencial e como desenvolvê-lo.

Gostou de saber mais sobre a resiliência? Lembre-se de inclui-la no seu dia a dia!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds