A importância da resiliência nos dias de hoje

A resiliência é uma habilidade imprescindível e que irá te ajudar a enfrentar a crise em que vivemos atualmente.

A resiliência é um conceito que veio da física e se refere à capacidade dos metais de voltarem para sua forma inicial mesmo após serem submetidos a altas temperaturas. Através de uma comparação com as situações da vida, a expressão passou a ser usada para se referir às pessoas que conseguem manter a serenidade ao lidar com situações delicadas e, até mesmo, tirar lições positivas dessas experiências.

Nos dias de hoje, ser uma pessoa resiliente é muito importante, afinal, a vida sempre tem seus altos e baixos, aqueles que conseguem lidar com isso positivamente saem na frente nos negócios e são mais felizes também, pois não se deixam abalar pelos problemas. Continue acompanhando essa reflexão a respeito da resiliência e confira dicas para desenvolver essa habilidade.

[php_everywhere instance=”2″]

A resiliência é a chave para transformar obstáculos em degraus para alcançar o sucesso

A resiliência não é uma habilidade construída do dia para a noite, trata-se de algo que vai sendo lapidado com o passar do tempo. Contudo, se você decidir conscientemente se tornar mentalmente forte, pode encurtar esse processo, que deverá ser levado por toda a sua vida. Afinal, assim como os músculos do corpo, a mente precisa ser exercitada diariamente para se fortalecer. Quanto mais trabalhar seus pensamentos, se libertar de crenças limitantes e se tornar consciente da força que possui, mais resiliente irá se tornar.

O físico Stephen Hawking é um exemplo bastante interessante de resiliência. Pouco depois de completar vinte anos de idade, ele foi diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), uma doença que paralisa os músculos do corpo de forma gradual. Essa é uma notícia que poderia deixar qualquer jovem desolado e sem ânimo para fazer qualquer outra coisa, mas não, ele prosseguiu com seus estudos e se tornou conhecido em todo o mundo por conta de suas descobertas científicas, mesmo tendo pouquíssimo controle sobre seu próprio corpo.

Já imaginou o que teria acontecido se Hawking não fosse uma pessoa resiliente? Certamente não teria experimentado nem metade da satisfação que teve ao longo de sua vida, publicando livros, realizando estudos de interesse mundial, construindo uma família, vendo sua história no cinema no filme “A teoria de tudo”. Foram tantos os seus feitos que nem dá para listar todos aqui. É isso o que a resiliência faz, mostra ao indivíduo que um acontecimento não pode determinar toda a sua trajetória.

Confira algumas das principais caracteristicas das pessoas resilientes

7 Características das pessoas resilientes

As pessoas resilientes reúnem um conjunto de características que permitem que se mantenham fortes e confiantes mesmo perante o maior dos obstáculos. Veja, a seguir, quais são as principais.

1 – Reconhecem que podem controlar seu próprio destino

Uma das características mais marcantes das pessoas resilientes é a consciência de que podem controlar seu próprio destino. É claro que as circunstâncias da vida influenciam sua trajetória, como ocorre com qualquer ser humano, mas elas não se deixam levar e escolhem conscientemente para onde desejam ir.

2 – Aceitam as batalhas da vida sem se lamentar

As adversidades fazem parte da vida, não adianta se lamentar, e os indivíduos resilientes sabem muito bem disso. Em vez de sofrerem com coisas que não podem ser mudadas, eles escolhem agir e fazer o que está dentro de suas possibilidades. Basicamente, seguem a ideia daquele ditado que diz que não adianta chorar pelo leite derramado.

3 – São pacientes

Paciência é uma característica importante para se ter resiliência, já que muitas coisas levam tempo para acontecer. Por serem pacientes, as pessoas resilientes também conseguem refletir com serenidade para tomar decisões e agir sem afobação. Calma e sabedoria andam sempre juntas e, por isso, são tão necessárias.

4 – São flexíveis

Uma das maiores qualidades que uma pessoa pode ter ao se deparar com uma adversidade que não está ao seu alcance controlar é se adaptar. Ser flexível é agir com inteligência e identificar o melhor que pode fazer dentro daquele cenário. Voltando ao exemplo de Stephen Hawking, em vez de se lamentar por estar perdendo os movimentos de seu corpo e, por isso, não poder realizar várias coisas, ele se adaptou e se concentrou no que podia fazer, realizando coisas fantásticas!

5 – Sabem com quem podem contar

Pessoas resilientes são emocionalmente fortes, mas continuam sendo seres humanos e não super heróis. Por essa razão, sabem que precisam de apoio e recorrem aos seus entes queridos para se fortalecer e, também, obter ajuda.

6 – Usam a adversidade para se reencontrar

Uma situação problemática muitas vezes vira a vida de uma pessoa do avesso, mas, através da resiliência, ela pode descobrir coisas muito positivas sobre si, mesmo em meio ao caos. A escritora Helen Keller é um grande exemplo disso, ainda criança perdeu a visão, a audição e a fala, mas foi resiliente e ajudou muitas pessoas através de seus livros e da sua própria história de superação.

7 – Crescem através da dor

É importante deixar claro que pessoas resilientes também sofrem com os acontecimentos, as perdas, as incertezas. Contudo, usam a dor para crescerem e evoluírem. A dor é como a alta temperatura a qual os metais são submetidos, conforme mencionado no início do artigo, eles sentem todo aquele calor, mas depois voltam à sua forma original.

7 Dicas para desenvolver a resiliência

Depois de entender a importância da resiliência nos dias de hoje, confira dicas para desenvolver essa habilidade e se fortalecer através das adversidades em vez de se deixar abalar por elas.

1 – Assuma a responsabilidade sobre sua felicidade

Em primeiro lugar, é fundamental que reconheça a sua responsabilidade sobre a sua felicidade e assuma o posto de autor da sua história. Entenda que, por mais que os reveses da vida te obriguem a mudar de planos, é sempre sua a escolha de qual direção seguir. Se ver dessa maneira, permitirá que se comporte de forma mais ativa, sem se deixar levar pela maré. É isso o que diferencia as pessoas de sucesso daquelas que aceitam tudo sem questionar.

2 – Encontre oportunidades em meio às adversidades

As melhores oportunidades não são aquelas que aparecem prontas e batem à sua porta e sim as que você precisa criar. Nesse sentido, é importante que procure enxergar além, obter outras perspectivas, buscar conhecimento, pensar fora da caixa, é esse movimento que fará com que cresça mesmo em meio aos maiores problemas.

3 – Substitua as crenças limitantes por ideias positivas

Para ter resiliência é preciso acreditar em si mesmo e deixar para trás crenças limitantes do tipo “não vou conseguir”, “isso não é para mim”, “fulano não conseguiu”. Esses pensamentos servem apenas para te puxar para baixo e te manter na inércia. Substitua esses pensamentos por outros que sejam positivos, que te coloquem para cima e te motivem a ousar e ir além.

4 – Aprenda a aceitar a mudança

As adversidades geram mudanças e ser resiliente é exatamente se adaptar a elas. Helen Keller e Stephen Hawking são belos exemplos de pessoas que souberam aceitar as mudanças e se adaptar a elas. Ellen aprendeu as palavras com a ajuda de pessoas que também foram resilientes e buscaram outras maneiras de fazer isso. Stephen seguiu pelo mesmo caminho e continuou com seus estudos das formas que eram possíveis. Ambos aceitaram a realidade e fizeram o melhor que puderam dentro dela.

5 – Identifique seus pontos fortes e use-os a seu favor

Cada indivíduo é único e tem as suas próprias características que são mais marcantes. Existem aqueles que são ótimos comunicadores, outros que se dão bem trabalhando sozinhos, que têm a criatividade como ponto mais acentuado e assim por diante. Identificar quais são as suas maiores qualidades irá permitir que as use a seu favor para vencer as adversidades, tornando-as o seu diferencial, seja no trabalho, em família ou na comunidade em que vive.

6 – Saiba gerenciar seus sentimentos e emoções

Qualquer pessoa tende a se sentir insegura frente a uma situação nova, o que diferencia as resilientes é que elas sabem gerenciar seus sentimentos e emoções. Para desenvolver essa inteligência emocional é preciso se conhecer, entender o que gera cada emoção e encontrar maneiras de lidar com elas positivamente. Sempre que se sentir triste, com medo ou ansioso, por exemplo, se questione a respeito, entenda o que gerou aquilo e busque formas de se sentir melhor. Aos poucos, e através da prática, esse processo se tornará cada vez mais simples e natural.

7 – Cerque-se de pessoas que te incentivem

Por fim, procure sempre se cercar de pessoas positivas, que te incentivem e te deem força nos momentos em que mais precisar. Afinal de contas, por mais que a resiliência seja uma habilidade individual, sabemos o quanto o apoio dos entes queridos é necessário. Se abra quando sentir que precisa, fale sobre o que está sentindo e, principalmente, peça ajuda, você não precisa vencer as batalhas sozinho para ser forte.

Helen Keller disse que ou a vida é uma aventura ousada ou não é nada. Aqueles que se mantêm voltados para a mudança e se comportam como espíritos livres na presença do destino obtêm uma força invencível.

Se este artigo te inspirou a ser uma pessoa mais resiliente, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e levar a motivação adiante!

 

Fontes:

https://www.significados.com.br/historias-sobre-a-resiliencia-humana/

https://www.huffpost.com/entry/bend-not-break-9-powerful_b_4719513

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010