Encerre os Ciclos Viciosos e comece os Ciclos da Prosperidade

Ciclos Viciosos O que são ciclos viciosos?

 

Você já teve a sensação de que estava vivendo num ciclo vicioso? Bem, muitas vezes temos comportamentos que nos expõem exatamente isso: a repetição de hábitos ou atitudes negativas que nos prejudicam tanto profissional como pessoalmente. Assim, nas situações mais simples, como nas mais complexas, agimos de modo que acabamos nos complicando e prejudicando a nossa vida. Quer exemplos práticos?

Se você se acostumou a acordar todos os dias atrasado para ir ao trabalho, consequentemente, também chega todo dia atrasado à empresa, atrasa suas demandas, perde prazos de entrega e precisa de muito mais tempo para realizar suas tarefas do que se tivesse chegado à hora normal. Isso também se aplica aos relacionamentos afetivos, cuja dependência emocional é marcante. Um exemplo é o do casal que briga constantemente, se separa, mas no outro dia volta, repete tudo de novo e faz do namoro ou casamente, um vai e volta sem fim.

Nos casos mais graves, estas discussões podem incluir, inclusive, agressões, como muito acontece nos dias atuais. Do mesmo modo, é a vida de uma pessoa que busca emagrecer, que vive fazendo dieta, porém saindo dela logo na primeira tentação. Assim, um dia come muitos doces e fast food, mas já dizendo que vai compensar com regime no outro dia ou com o dobro de exercícios. Entretanto, como come muitas calorias nunca emagrece realmente o suficiente e acaba se frustrando e, comendo mais e engordando mais ainda também.

Podemos dizer que quando a pessoa se acostuma a viver deste modo, ela acaba criando um ciclo vicioso extremamente prejudicial, pois suas atitudes nocivas afetam todos os âmbitos de sua vida. Ciclos duram o tempo que precisam durar, pode ser um dia, uma semana ou anos, mas eles acabam. Por isso, quando você sentir que algo precisa mudar, escute sua voz interior, ouça seus desejos, anseios e considerações e caminhe na direção da mudança que precisa, sonha, deseja, merece. Nós podemos sim mudar algo que não está bom para uma coisa muito melhor, instaurando um ciclo da prosperidade na nossa vida.

Podemos reorientar a nossa bússola interna a partir de uma reprogramação mental que nos leve a perceber que a direção que estamos seguindo já não é a mesma que antes. A nossa mente é uma das coisas mais poderosas que já existiu, ao mudarmos a nossa programação mental podemos mudar a nossa vida como um todo, e isso é realmente incrível.

Quando nos permitimos rever a nossa história, crenças, convicções, nossas experiências negativas e vivermos um momento de reflexão profunda, transformação e reprogramação podemos criar novos ciclos prósperos e abundantes. Para isso, existem 4 passos importantes e decisivos para que os pensamentos de abundância invadam a sua vida e te motivem e impulsione ao sucesso. O primeiro é identificar a origem de suas crenças limitantes e aceitar que elas, mesmo que de forma inconsciente, afetam seus comportamentos e boicotam os seus resultados.

Quer eliminar hábitos tóxicos da sua vida?

Preencha AGORA o formulário para saber como!

logo detox branca

As crenças são tão importantes em nossas vidas, que podem aumentar ou diminuir o nível de confiança que temos em nós mesmos. Os pensamentos, sentimentos e comportamentos negativos têm o poder de gerar ativadores subconscientes que promovem o que conhecemos no coaching como ciclo da negatividade ou Sefl-Destrution.

É justamente isso que nos faz ter preguiça de nos exercitar, nos faz ter comportamentos de consumo impulsivos e nos faz desistir de algo que queríamos muito, por conta de acreditarmos que aquilo é difícil de ser conquistado. Por isso mesmo, o poder do Self-Destruction aumenta de acordo com a quantidade de emoções ruins que acabam sendo acumuladas. Quando as emoções negativas estão acumuladas o Self-Destruction pode originar estresse, procrastinação, atitudes e pensamentos pessimistas, depressão, por exemplo, podendo desta maneira, prejudicar não apenas sua saúde, mas também suas relações interpessoais em casa e no ambiente de trabalho.

O segundo passo é compreender que estas crenças são provenientes da programação verbal e dos exemplos e experiências pelas quais passamos desde a nossa infância até criança e não culpa sua, ou efeitos de agora. O poder das palavras é tão grande que, como já mencionado, pode criar condicionamentos e crenças limitantes, o que é indesejável se o indivíduo está em busca de maior qualidade de vida. De maneira silenciosa, nossos comportamentos autodestrutivos se iniciam por meio de maus hábitos adquiridos em algum momento de nossas vidas como mecanismos de defesa e fuga de sentimentos como mágoa, vergonha, tristeza etc.

Nesse sentido aquilo que proferimos é reflexo de nossa bagagem mental, não poderia ser de outro jeito. Nossas palavras, por sua vez, afetam o modo como pensamos e nossa disposição de ânimo, chegando até a contagiar nosso próximo. Então, com a evolução do nosso pensamento, é inevitável que nos comuniquemos de forma diferente, a partir de uma perspectiva positiva. Abandone a negatividade e adote um vocabulário sofisticado, ou seja, voltado para o sucesso.

O terceiro passo é liberta-se destas crenças negativas, ou seja, dissociar à sua imagem da imagem dos seus pais ou responsáveis, pois os hábitos, ideias e resultados deles não são seus, mas sim deles e apenas deles. Mudar para melhor é uma atitude que demonstra maturidade, sabedoria e que só traz consequências positivas, bem como assumir que a mudança é necessária e tomar responsabilidade sobre ela. Decida melhorar já, pois isso depende em grande parte de você. Para se expandir, é necessário ter uma mente aberta, flexível, ou seja, que se tenha resiliência.

Se ficarmos em nossa zona de conforto, em situações que parecem ser prazerosas, mas são de falso ganho, pois geram estagnação, nunca aprenderemos a voar e liberar nosso potencial latente. Ouse olhar fora da caixa e agir de modo distinto ao anterior. A quarta e última ação é ressignificar estas crenças negativas e transformá-las em algo positivo para você. Isso quer dizer reprogramar a sua mente de forma positiva, permitir-se aprender com os erros, tirar algo de bom das suas experiências de vida e ousar fazer diferente. Crie novas crenças e hábitos benéficos, pois essa é a base prática do processo de mudança e transformação.

As crenças fortalecedoras são aquelas que nos empoderam, que estão relacionadas a pensamentos positivos e otimistas. Os pensamentos positivos nos fazem sentir capacitados a dar o primeiro passo a mudança. Para criarmos um novo mindset é fundamental ter determinação que as coisas ficarão mais fáceis com o passar do tempo. Quando pontuamos as nossas crenças, pensamentos e comportamentos padrões, tanto os atuais quanto os que você passará a adotar fica mais fácil manter o foco na sua jornada de mudança.

Pense em como você poderá operar essa reforma íntima e, aja o quanto antes. Quando tomamos ciência de todas essas informações, podemos considerá-las um sinal de que estamos aptos a vivenciar um novo ciclo. Ao fazer esta reprogramação mental você pode, verdadeiramente, mudar a sua história, incorporar novas crenças e ter atitudes e comportamentos diferenciados, assertivos e que te levam a conquistar um verdadeiro ciclo que abundância, riqueza e prosperidade em sua vida!

Copyright:  317585006 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Gajus

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010