Quer se conhecer melhor? 5 dicas para você saber por onde começar

homem usando o regador para regar mudas em sua cabeça.

O autoconhecimento é a chave para uma vida com significado.

Você quer se conhecer melhor, saber como suas emoções se manifestam e fazer escolhas mais assertivas? Saiba que o autoconhecimento é imprescindível para viver em plenitude, se sentir feliz consigo mesmo e buscar o autodesenvolvimento.

Uma pessoa que não se conhece, tende a tomar decisões por impulso, muitas vezes por influências externas, deixando de lado seus próprios desejos e convicções. Como resultado, se sente frustrada, pois as coisas não são significativas para elas.

A boa notícia é que é possível mudar isso e começar a voltar a atenção para dentro de si, se ouvir, se observar, se descobrir. Continue a leitura para conferir cinco dicas para saber por onde começar essa jornada de autoconhecimento.

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Por que se conhecer melhor é importante?

Antes de irmos para as dicas, é interessante falarmos sobre a importância de se conhecer melhor. Para muitos, parece estranho imaginar que uma pessoa não conheça a si mesma. Contudo, a verdade é que é bastante comum que indivíduos vivam quase que de maneira automática, sem refletirem sobre seus desejos e emoções.

Uma pessoa que não se conhece tem grandes chances de se deixar levar por pressões externas e não ter controle sobre as próprias emoções. Imagine, por exemplo, um indivíduo que tem um rompante de raiva e, por não reconhecer esse sentimento, acabará agindo de forma inadequada. Por outro lado, quando há autoconhecimento, torna-se possível canalizar a raiva de outras formas, evitando as ações impulsivas.

O mesmo se aplica a outras situações da vida, como escolhas ligadas à carreira e à vida pessoal. Tomar decisões olhando para fora em vez de olhar para dentro pode gerar muitas frustrações. Afinal, mesmo que, à primeira vista, a pessoa sinta que é aquilo que deseja, com o passar do tempo percebe que o caminho escolhido não trouxe satisfação.

5 Dicas para se conhecer melhor e tornar sua vida mais significativa

O mundo tem mais de sete bilhões de pessoas, cada uma com suas crenças, valores e objetivos. Somos seres únicos, nesse sentido, o que é importante para um indivíduo pode não ser para o outro e vice-versa. Por esse motivo, precisamos nos conhecer para trilhar caminhos condizentes com as nossas convicções.

Confira, a seguir, cinco dicas para aplicar se deseja se conhecer melhor e construir uma história significativa e com propósito.

1. Comece a se observar e refletir sobre si mesmo

A primeira atitude a se ter para se conhecer melhor é se observar e refletir sobre o que identificar. O que te deixa feliz, triste, motivado, desanimado, irritado? Essas e outras informações são a base de quem você é e devem ser identificadas ao longo de toda a vida, afinal, estamos em constante transformação.

Se você não tem o hábito de ficar algum tempo do seu dia refletindo, comece a fazer isso. Em uma época em que estamos sempre conectados a uma tela, experimente desacelerar por alguns minutos antes de dormir. Reflita sobre o dia que passou, as atividades que realizou, os acertos, as falhas, as lições aprendidas.

Um ponto fundamental a se considerar neste primeiro passo é que se observar nada tem a ver com se julgar. A intenção é constatar acontecimentos e sentimentos, e não se culpar. A culpa é ruim porque desmotiva e leva à inércia, enquanto a constatação gera o aprendizado e a evolução.

2. Identifique a origem das suas emoções

Mais um passo de grande importância para se conhecer melhor é desenvolver a inteligência emocional. Isso significa saber identificar a origem das suas emoções, entender o que te deixa feliz, triste, irritado e assim por diante.

Se você sabe, por exemplo, que determinada atitude de terceiros tende a te irritar, pode agir de forma a se preparar para essa situação. Assim, evitará agir de maneira intempestiva e com grandes riscos de se arrepender em seguida.

Vale dizer que esse é um processo contínuo, que irá dominar de forma cada vez melhor ao longo do tempo. Por isso, evite exigir de si habilidades emocionais logo no início, seja paciente, se dedique e, pouco a pouco, verá os benefícios aparecerem.

3. Mantenha um diário de autoconhecimento

Uma forma bastante eficaz de tornar o seu processo de autoconhecimento mais tangível é mantendo um diário. Nele, você irá escrever as descobertas que for fazendo, registrar experiências, dúvidas, objetivos e as evoluções que for identificando.

Além de ter esse registro para ler quando sentir a necessidade, esse processo de escrita te fará muito bem. O ato de passar para o papel os seus sentimentos, pensamentos e dúvidas permitirá que obtenha uma nova visão sobre as coisas.

Aproveite para incluir no seu diário os motivos pelos quais se sentiu grato a cada dia. Isso te ajudará a obter uma visão mais positiva da vida, evitando olhar apenas para os problemas.

4. Se questione antes de agir de modo impulsivo

As ações impulsivas ocorrem, como o próprio nome sugere, por impulso. Esse tipo de reação costuma ser movida pela emoção e não pela razão, o que leva a comportamentos que muitos não teriam caso refletissem. Se você se identifica com isso, faça o compromisso consigo mesmo de se questionar antes de reagir.

Vale lembrar que será desafiador mudar essa chave em sua mente e começar a refletir antes de agir. Entretanto, com dedicação e persistência conseguirá chegar lá. Siga em frente, se falhar, pare e reflita, identifique as lições que pode aprender e continue.

5. Peça feedbacks para pessoas próximas

Apesar de o autoconhecimento ser um processo pessoal, aqueles com os quais convive podem te ajudar a se conhecer melhor, identificando pontos que sozinho você não consegue enxergar. Por isso, peça feedbacks para os seus entes queridos e utilize essas informações para refletir.

Lembre-se de que esses comentários serão usados para o seu desenvolvimento, portanto, evite se chatear. Lembre-se que todos os seres humanos, sem exceção, possuem pontos a desenvolver. O fato de ter o desejo de evoluir já mostra que está empenhado em se desenvolver cada vez mais.

Se conhecer melhor fará com que um amplo leque de opções se apresente a você e evite se deixar levar por pressões externas. O autoconhecimento é a chave para uma vida com significado e propósito.

Se gostou deste conteúdo, aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhá-lo através das suas redes sociais para passar a informação adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010