Novas Atitudes Geram Novos Resultados

 

Entenda qual é a influência de novas atitudes para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Existe uma frase frequentemente atribuída ao físico e gênio Albert Einstein que é bastante interessante: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Realmente, se a única variável para um cenário que sempre se repete for a sua atitude, caso você não faça nada de diferente, os resultados serão os mesmos. É como em uma expressão matemática.

Digamos que, frequentemente, você se encontra em um cenário X + 2, onde X são suas atitudes. Se você, sucessivamente, toma a atitude de valor 1, X + 2 será sempre igual a 3.  E não importa quantas vezes passe por isso, o resultado irá se repetir, pois a sua atitude, a única variável da expressão, é a mesma de sempre.

Essa realidade, muitas vezes vivenciada ao longo de anos, aprisiona as pessoas a velhos comportamentos e atitudes que impossibilitam seu crescimento pessoal e profissional, e, como consequência, limita seus resultados. Sair da zona de conforto é essencial nesse processo de mudança.

Siga a leitura para continuar essa reflexão e compreender a importância de mudar de atitude para conseguir resultados diferentes.

Para ser bem sucedido é preciso estar em equilíbrio consigo mesmo.
Descubra qual o seu nível de felicidade!Clique aqui e faça nosso teste.

A importância da mudança de atitude para alcançar novos resultados

Se, por exemplo, você deseja uma promoção há anos, ou mesmo mudar de emprego, pense no que você poderia fazer de diferente para alcançar isso de forma efetiva. Precisa focar mais em atender os prazos, investir em uma especialização, melhorar a comunicação interpessoal, aprender uma segunda língua, desenvolver a liderança, ser mais flexível?

Ao identificar os pontos de melhoria é possível traçar um plano de ações consistente e focar nos comportamentos que promoverão as mudanças. Se o fator limitante for o comodismo, enfrente-o, você é capaz. Se for o medo, concentre-se em suas competências e utilize suas habilidades para vencê-lo.

Lembre-se de que a vida é construída através dos acertos e dos aprendizados com os nossos erros.  Tudo isso forma a nossa experiência de vida, e é o que nos possibilita ir além. Portanto, ouse, mude suas atitudes, gere novos resultados. Faça diferente que novos ares virão e, junto com eles, novas experiências. É isso que torna a vida surpreendente.

10 Dicas para mudar de atitude e mudar a sua vida

Muitas pessoas afirmam que estão insatisfeitas com as suas vidas, mas não mudam de atitude. Se deseja sair da posição de espectador e se tornar alguém que age e busca seus objetivos, certamente irá gostar das dicas que compartilharemos a seguir. Evite esperar que as coisas aconteçam, construa você o seu futuro!

1 – Identifique o que está gerando os resultados de sempre

A primeira atitude a ser tomada é identificar o que está gerando esses mesmos resultados. A partir desse entendimento conseguirá perceber quais são os comportamentos que está repetindo. Uma pessoa que deseja poupar para adquirir um bem, por exemplo, e não consegue nunca chegar ao valor necessário, talvez esteja se desviando do seu objetivo gastando com coisas que não são importantes.

2 – Liberte-se de crenças limitantes

Pensar sobre as crenças que carrega é um passo essencial para mudar de atitude. Muitas vezes, sem perceber, nos tornamos reféns de crenças que nos limitam e nos impedem de mudar de atitude. Ideias como “nunca vou conseguir”, “não sou capaz” e “isso não é para mim”, são como âncoras que prendem uma pessoa à insatisfação e aquela velha ideia do “e se”. Então, identifique as suas crenças e ressignifique-as para se libertar.

3 – Acredite no seu potencial de ir além

Acreditar que você é capaz de transformar os seus sonhos em realidade é indispensável para que se sinta motivado a agir e ter novas atitudes. Para chegar lá é preciso trilhar um caminho de autoconhecimento, pois apenas se conhecendo e reconhecendo suas qualidades é que poderá se tornar autoconfiante e se permitirá dar esse passo.

4 – Tenha coragem de enfrentar o novo

Lidar com o novo é desafiador, afinal, se trata do desconhecido, de ações que não sabemos qual será o resultado. Nesse sentido, é natural que gere insegurança, ansiedade e, até mesmo, medo. Mas é exatamente aí que entra a coragem, que é o ato de agir mesmo com medo e fazer aquilo que precisa ser feito. Faça uma vez, então, pouco a pouco irá se habituar a sair da zona de conforto e adquirir cada vez mais confiança.

5 – Coloque seus objetivos como prioridade

Muitos entram no ciclo de ter as mesmas atitudes e esperar resultados diferentes sem perceber. E fazem isso por não se colocarem como prioridade, porque gastam todas as suas energias pensando nos outros.

Reflita para identificar se esse é o seu caso e, se for, comece a se colocar no centro da sua vida. Acredite, isso não é egoísmo e sim amor-próprio. Inclusive, um dos resultados dessa mudança de comportamento é se tornar uma pessoa melhor para aqueles que ama.

6 – Entenda a origem do seu medo

O medo é uma reação natural dos seres humanos, uma forma de proteção que permitiu que nossa espécie sobrevivesse aos mais diferentes perigos. Acontece que, hoje, não vivemos mais com o risco iminente de sermos devorados por um animal selvagem. Por mais que a vida moderna tenha seus riscos, eles são diferentes.

Entender racionalmente esse mecanismo da mente humana é muito importante para evitar se tornar refém de medos que, muitas vezes, não possuem fundamento. Por isso, entenda o que precisa ser feito, analise o seu medo, considere os riscos, tome as medidas necessárias para minimizá-los e siga em frente.

7 – Faça coisas que irão te proporcionar bem-estar

Um tópico importante a ser levantado é que a ideia de ter novas atitudes para alcançar novos resultados não está ligada apenas a trabalho e produtividade. É preciso considerar também o seu bem-estar, a sua saúde física e emocional. Por esse motivo, procure incluir esses tópicos em suas análises e planejamentos de melhoria, quanto melhor estiver se sentindo, mais produtivo irá se tornar.

8 – Aprenda através das falhas

Jamais permita que erros te façam desistir do que deseja, em vez de desanimar, aprenda com essas falhas. Por mais que seja desafiador colocar isso em prática, acredite, essa é uma atitude poderosa que irá mudar a sua forma de enxergar a vida. Erros são fontes riquíssimas de aprendizado, enquanto não reconhecer isso estará pagando o preço sem desfrutar dos benefícios.

9 – Planeje-se para alcançar seus objetivos

Agora que chegamos até aqui, é importante lembrar que de nada adianta acreditar em si, saber o que deseja alcançar e as atitudes que precisa mudar sem ter um planejamento para isso. Objetivos que não são detalhados são apenas desejos. Para realizá-los é preciso transformá-los em metas, com método, data e outros detalhes bem definidos.

10 – Cerque-se de pessoas que te inspirem

Por fim, procure se cercar de pessoas que sejam inspiradoras, que te incentivam a sair da zona de conforto, encarar o novo e, assim, alcançar novos resultados. Lembre-se que somos influenciados por aqueles com os quais mais convivemos. Por isso, siga a seguinte máxima: se relacione com pessoas que você seria. Essa convivência irá te estimular a se desenvolver cada vez mais.

E então, está pronto para ter novas atitudes e alcançar novos resultados? Faça isso e encontre o universo de possibilidades que te espera.

Se este conteúdo te inspirou, deixe seu comentário abaixo e compartilhe em suas redes sociais para passar a inspiração adiante!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010