O perfil comportamental de uma pessoa pode influenciar em seu salário?

Descubra o seu perfil comportamental e seja um sucesso! / Copyright: Dooder

 

Você sabia que existem vários tipos de perfis comportamentais, e que eles podem influenciar o desempenho e a qualidade de trabalho de uma pessoa?

E mais, é possível que o salário ou a remuneração dessa pessoa também sofra algum tipo de alteração por conta de um determinado tipo de perfil comportamental. Veja ao longo desse artigo como esses perfis agem e podem interferir na vida de uma pessoa.

Primeiramente, entenda o que é, e quais são os perfis comportamentais que existem, para depois analisar como eles podem influenciar a vida profissional de alguém a ponto de interferir não só no salário, mas também no desempenho e na qualidade do trabalho de uma pessoa.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Diversidade

É óbvio que cada pessoa possui as suas características, suas qualidades e defeitos, e que ninguém é igual a ninguém.

Porém, é interessante lembrar que somos iguais como seres humanos, e que ao mesmo tempo, lá no fundo, cada um possui a sua essência, cada pessoa tem um tipo de comportamento, e é sobre esse tal de ‘comportamento’ que vamos falar hoje.

Existem alguns tipos de perfis comportamentais que estão no interior de cada ser humano, tente descobrir qual deles está em você:

  • Comunicador

Pessoas com o perfil comunicador são pessoas ativas, falantes e que se adaptam com facilidade aos ambientes. Normalmente, os comunicadores gostam de movimento, mudam de assunto com certa facilidade, possuiem vários amigos e trabalham melhor em equipe. Os comunicadores também são criativos e rápidos em suas atitudes.

Por outro lado, os eles não são reservados, sérios, concentrados e totalmente orientados ao trabalho, isso pode influenciar negativamente em seu desempenho. Como por exemplo, em um caso de pressão, o comunicador pode ficar agitado, ansioso e por isso não consegue entregar o que foi pedido.

  • Analista

Uma pessoa que possui o perfil analista é mais preocupado, calmo e discreto. São pessoas mais caladas e retraídas. Normalmente, os analistas são pessimistas, não que isso seja uma regra.

Com habilidades em tarefas que exige o improviso e detalhes, o analista observa oportunidades e demonstra as melhores soluções para aquilo que “é para ontem”. Para a empresa, o analista é um funcionário maravilhoso! São leais e comprometidos, gostam de surpreender, são curiosos e possuem uma inteligência verbal significativa.

Porém, vale ressaltar que o analista merece atenção e cuidado. Eles são pouco flexíveis e tolerantes. Alguns chegam a ser agressivos ao serem criticados ou quando pensam que estão sendo rejeitados. Por isso, mais atenção ao dar um Feedback aos analistas.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

  • Executor

Pessoas ativas, dinâmicas e ao contrário dos analistas, os executores são otimistas. Geralmente, grandes líderes pertencem ao perfil executor, isso por que é da natureza do executor ter disposição física e mental para realizar as tarefas, outra característica de uma pessoa com o perfil executor é a determinação e a persistência em seus objetivos. Um desafio é tudo que ele precisa!

Por outro lado, o executor quando está sob tensão e desequilíbrio, pode ser mais agressivo e agir com falta de respeito. Em casos de trabalhos mau feitos, o executor não demonstra muita compreensão. Assim sendo, nota-se que o executor gosta de tudo do seu jeito e claro, ele prefere ter o controle em suas mãos.

  • Planejador

Pessoas calmas, observadoras, possuem uma memória incrível e um controle maravilhoso. Em situações conflituosas, o planejador é passivo e equilibrado. As decisões são tomadas sem pressão e com bom senso.

Normalmente, o planejador se dá muito bem com regras e normas, porém, toda pessoa possui uma necessidade, e a necessidade do planejador, é nada mais nada menos que agir conforme o livre arbítrio, não ter que fazer as mesmas tarefas e ter liberdade para fazer aquilo que ele julga necessário. Algumas vezes, essas características não combinam com o que uma empresa propõe, podendo causar conflitos e desgastes.

Normalmente, as pessoas possuem um pouquinho de cada perfil, mas é apenas um deles que tem maior destaque em uma pessoa. É através dessa descoberta que você pode entender mais sobre o seu comportamento, suas habilidades, e desenvolvê-las a seu favor.

Com o tempo, suas habilidades estarão totalmente “domadas” e você terá o seu próprio controle para conquistar os objetivos que tanto deseja, como uma promoção, um cargo mais importante, salários mais altos e outros.

Identificando qual o seu perfil comportamental, fica mais fácil saber seus pontos fortes e fracos para que eles sejam trabalhados e aprimorados, só assim eles podem influenciar de forma positiva em seu crescimento e desenvolvimento, o que reflete em seu salário.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Qual o meu perfil comportamental?

Existem ferramentas e testes que conseguem analisar o seu perfil e diagnosticar qual deles se destaca em você, ajudando a aprimorar cada uma de suas aptidões.

Para isso, conte com o Coaching e suas estratégias de análise de perfil comportamental, como o Coaching Assessment, essa é uma ferramenta extraordinária para a identificação do perfil comportamental das pessoas.

Gostou desse artigo? Curta e compartilhe nas redes sociais, espalhe conhecimento e informação.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010