O que é atitude empreendedora?

Atitude empreendedora

Saiba como desenvolver uma atitude empreendedora

 

Quando ouvimos a palavra empreendedorismo imaginamos em nossa mente uma pessoa que montou o seu próprio negócio, que é dona da sua empresa e que conta com vários funcionários para lhe ajudar a alcançar seus objetivos e se tornar líder no mercado em que atua, não é mesmo?!

E esta definição não está de todo incorreta. Entretanto, o empreendedorismo pode ir além do dono da empresa. Ele pode e deve estar nas atitudes e comportamentos também dos colaboradores que compõem todo e qualquer tipo de organização, para que assim os negócios sejam cada vez mais prósperos e a carreira destes profissionais alcance patamares elevados no mercado de trabalho. 

Para que você entenda melhor sobre o que eu estou falando, convido você a me acompanhar nesta leitura, conhecer o conceito de atitude empreendedora e como ele pode transformar os resultados que empresas e profissionais alcançam. Confira!

Entenda o que é atitude empreendedora

A atitude empreendedora é um comportamento visionário típico de pessoas que assumem riscos e responsabilidades dentro da empresa. Este profissional é aquele que não consegue ficar parado a espera de uma oportunidade, preferindo criar suas chances e desenvolver melhores habilidades para se destacar no mercado.

O empreendedor é proativo e sempre encontra uma solução para os conflitos. A atitude empreendedora é o que aprimora seu instinto de sobrevivência e permite que você identifique os riscos mesmo onde aparentemente existe paz e harmonia. É ela que faz com você enxergue oportunidades onde as outras pessoas só conseguem ver problemas.

Desenvolva suas habilidades em liderança através do Coaching!
Torne-se extraordinário com ajuda do meu eBook “Leader Coach”!

Como eu disse no início do texto, não se trata de um mecanismo e um comportamento exclusivo de donos de empresas, mas que deve estar presente também nas ações dos profissionais que compõem um negócio. Isso porque através de características como ousadia, inovação, criatividade, liderança, resiliência, senso de oportunidade, entre muitas outras comuns a quem tem atitude empreendedora, é que a carreira de uma pessoa tem chances de ir cada vez mais longe e uma organização também consegue alcançar plenamente seus objetivos. 

Neste sentido, é fundamental que um indivíduo desenvolva esta habilidade e que as empresas estimulem seus colaboradores a também desenvolverem, para que assim todos possam evoluir e crescer continuamente. 

Como ter uma atitude empreendedora?

Falei bastante que todos podem e devem desenvolver a atitude empreendedora em seu dia a dia. Agora chegou o momento de mostrar como isso pode ser feito, efetivamente e na prática. Continue a leitura e veja:

Enxergar as tendências

O profissional que tem atitude empreendedora é aquele que fica sempre de olho no que está acontecendo no mercado e sabe identificar o que será tendência no futuro. Com isso, ele se destaca dos demais e também ajuda a empresa a manter-se um passo à frente de seus concorrentes, sempre oferecendo aos clientes novos produtos e serviços, que os mantenham com o nível de satisfação elevado, no que diz respeito à organização.

Saber ler a realidade a partir de diversos ângulos

Muitas vezes ficamos tão focados em apenas um ângulo das situações que acontecem em nosso dia a dia, que não nos permitimos ir além, ler e enxergar a realidade que nos cerca, a partir de outro ponto de vista. 

Fazer este exercício é fundamental para quem deseja desenvolver a sua atitude empreendedora. Isso porque precisamos entender que não existe somente o nosso jeito de enxergar a realidade, que ao nos permitirmos ver o que mais tem ao nosso redor, conseguimos observar as oportunidades que não são vistas pelas outras pessoas, e aproveitá-las da melhor maneira possível, em nosso benefício e da empresa para a qual prestamos serviços. 

Desenvolver autonomia

Quando falo em desenvolver autonomia estou querendo dizer que você deve fortalecer ainda mais a sua capacidade de se autogerenciar, de tomar decisões assertivas por conta própria, ou seja, sem esperar pelo seu líder ou pelas atitudes de seus colegas. 

Quando você faz isso, você se torna um criador de oportunidades, enxergando potencial naquilo que as outras pessoas não enxergam. Mas não só isso. Você também age, elaborando estratégias, um plano de ação eficiente, entre outros mecanismos, que vão te colocar sempre em posição de destaque perante os outros profissionais com quem você trabalha. 

Ser curioso

Outra comportamento facilmente encontrado em profissionais com atitudes empreendedoras é a sua curiosidade. São indivíduos que estão em busca de novas informações, conhecimentos, que procuram entender o porquê das coisas e que não se contentam com pouco, pois sabem que podem extrair sempre mais das situações. 

A curiosidade é verdadeira aliada de quem deseja ousar, seja no âmbito pessoal ou no profissional, uma vez que ela nos faz chegar a novas descobertas, que nos ajudam a desenvolver estratégias empreendedoras constantemente. 

Estar sempre em busca de novos conhecimentos

As pessoas com atitudes empreendedoras que conheço, sempre estão fazendo algo para agregar ainda mais conhecimentos ao seu repertório. São indivíduos que, ou estão com um livro embaixo do braço, ou estão realizando um novo curso, workshop, participando de palestras, entre outras formas que utilizam para manterem-se atualizadas.

É importante que você desenvolva este comportamento, pois o conhecimento é algo que sempre vem para agregar cada vez mais valor a nós mesmos, à nossa forma de fazer as coisas, ao jeito como lidamos com os desafios e mudanças que acontecem ao nosso redor. 

Fazer Coaching

O Coaching é a metodologia de desenvolvimento humano, profissional e empresarial que mais cresce no Brasil e no mundo. Trata-se do processo de aceleração de resultados, que ajudou e continua ajudando milhares de pessoas a empresas a alcançarem seus objetivos em um curto espaço de tempo. 

Sabendo disso, o profissional que cultiva a atitude empreendedora se utiliza deste poderoso método, para desenvolver com plenitude suas habilidades e competências e, com isso, alcançar a alta performance em tudo aquilo o que fizer em seu dia a dia. 

Neste sentido, a minha dica é que você invista em uma formação em Coaching, como o Professional & Self Coaching – PSC, e aprimore ainda mais a sua capacidade e suas atitudes empreendedoras, aplicando em seu dia a dia os conhecimentos adquiridos, bem como as técnicas e ferramentas compartilhadas ao longo do curso, para que assim tenha a oportunidade de alcançar resultados extraordinários em sua carreira como um todo e para a empresa na qual você trabalha. 

Ficou interessado?

Você acredita que possui atitude empreendedora? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para curtir e compartilhar este artigo em suas redes sociais, para que seus amigos também tenham a oportunidade de desenvolver cada vez mais atitudes empreendedoras em sua vida.

Copyright: F. A. Alba / Shutterstock

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

 

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010