O que é flow?

Flow Saiba o que é Flow e veja suas principais característcias

 

Para a maioria das pessoas, concentrar-se em uma determinada atividade é um desafio. Internet, notificações de celulares, telefones, campainhas, buzinas, pessoas conversando e músicas tocando são apenas algumas das distrações que nos atrapalham e tiram todo o nosso foco.

A consequência disso é uma mente inquieta e frustrada, já que a produtividade despenca e nossas demandas ficam bem atrasadas.

No entanto, existem algumas pessoas que parecer ter uma espécie de superpoder: não importa o que esteja acontecendo ao seu redor, mesmo que seja muito barulho e agitação, elas estão sempre plenas e 100% focadas em suas atividades. Parece um superpoder, mas não é. Trata-se do estado de Flow.

O que é o Flow?

Você provavelmente já experimentou o Flow e nem fazia ideia do que se tratava. Basta lembrar-se de algum momento no qual você estava totalmente absorvido por uma atividade, a ponto de nem perceber o tempo passar ou quem estava ao seu redor: isso mesmo, você estava em Flow!

O estado de Flow é um momento no qual o indivíduo experimenta uma enorme satisfação, de modo que as atividades são realizadas com maior fluidez. Quando uma pessoa está neste estado, ela consegue apresentar melhores resultados. Isso acontece porque o corpo e a mente estão completamente integrados e imersos naquele momento, de modo que o indivíduo realiza sua tarefa com foco, concentração e segurança.

O Flow, também conhecido como estado de fluxo, permite que você se concentre exclusivamente em si mesmo, na atividade que estiver fazendo, ou nas pessoas com quem estiver se comunicando. A partir dele, a conversa simplesmente flui e se desenvolve naturalmente, sem que nenhuma das partes realmente perceba que isso está acontecendo. Tudo o que estiver acontecendo ao redor, por intenso que seja, é ignorado por mentes em estado de flow.

Vamos entender melhor como isso ocorre?

Como o Flow acontece?

O conceito de Flow foi desenvolvido pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi e pode ser entendido como um estado no qual a pessoa está tão envolvida em uma atividade, que se torna capaz de esquecer-se do tempo, da fome, da fadiga física e mental, do ambiente e até dos ruídos a seu redor. Esse é um momento excepcional, em que há engajamento total com a atividade, denominado como experiência de fluxo.

É muito comum que as pessoas passem por experiências de Flow quando estão praticando suas atividades preferidas, já que é mais fácil “mergulharmos” naquilo que nos interessa e que nos dá prazer. No entanto, o conceito de Flow defende que a qualidade da experiência é mais importante do que a sua natureza, o que quer dizer que qualquer atividade, mesmo as mais difíceis, pode gerar Flow, desde que elementos fundamentais estejam presentes.

No vídeo abaixo, explicamos a você um pouco mais sobre essa poderosa teoria, que tem ajudado um número cada vez maior de pessoas a se conectarem verdadeiramente com suas atividades e manterem-se concentradas por muito mais tempo nelas:

Os 3 grandes benefícios do Flow

  1. Seleção de informações

Nos dias atuais, o Flow se faz verdadeiramente importante, pois constantemente somos bombardeados por uma quantidade infinita de informações. Essa quantidade é tão alta que fica difícil processá-las de maneira efetiva. Por conta disso, perdemos muito de nossa capacidade de concentração naquilo que estamos fazendo.

O estado de Flow, em contrapartida, nos ajuda a selecionar, em meio a tantos estímulos, um objeto para ser o nosso foco. Mesmo as frequentes interrupções que sofremos por conta das notificações de celular, redes sociais, e-mails e televisão em nada atrapalham uma mente hiperfocada.

  1. Mais concentração e poder de decisão

Além disso, em nosso cotidiano, também nos vemos frequentemente diante de conflitos, em que razão e emoção entram em embate, nos impedindo de manter o foco no que estamos desenvolvendo.

Quando isso acontece, é possível observar que nosso pensamento está direcionado para uma coisa, enquanto nossos sentimentos estão caminhando para outra direção. Em consequência, nossas ações indo para um terceiro caminho, que não tem nada a ver com os dois primeiros. Este cenário é um tanto quanto estressante, tendo o poder de causar um desgaste energético no indivíduo, sendo ele mais comum do que se imagina na realidade de muitas pessoas.

Nesse cenário de muitas opções, o estado de Flow, porém, facilita a visualização do melhor caminho a ser seguido. Uma mente calma e concentrada toma decisões com mais tranquilidade e sabedoria, pois ela foca no que realmente importa.

  1. Aumento na cognição e na produtividade

Uma mente concentrada; capaz de ignorar as interrupções, distrações e informações que não são importantes, é naturalmente mais produtiva. Tarefas que antes pareciam difíceis são resolvidas com mais praticidade e em menor tempo. Além disso, o Flow promove uma grande ampliação dos sentidos e das ligações neuronais, aumentando nossas capacidades cognitivas.

O indivíduo que consegue atingir esse estado organizado de consciência melhora a sua performance e alcança melhores resultados em suas atividades. Quando ele está em fluxo, tudo se alinha perfeitamente, ou seja: pensamentos, sentimentos e ações sintonizam-se e concentram-se em apenas uma direção, o que lhe permite dar foco ao que é mais importante e prazeroso para ele naquele momento.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Os 9 fatores para alcançar o estado de Flow

Citamos anteriormente que, para que o Flow acontecesse, era necessário contar com a presença de alguns fatores, que nos ajudam, efetivamente e na prática, a alcançar esse estado de consciência em tudo flui com perfeição ao nosso redor.

Confira quais são eles.

1. Clareza de objetivos

É preciso ter metas e objetivos claros na mente, caso contrário, qualquer atividade realizada não terá sentido, e facilmente você perderá o foco daquilo que está realizando. Nesse sentido, sempre que estiver lidando com alguma demanda, seja no âmbito profissional ou no pessoal, pare, pense e defina os motivos pelos quais você está se dedicando a ela, os ganhos e o que você vai atingir ao cumpri-la.

Dessa maneira, fica muito mais fácil manter a concentração e entrar em Flow sem nem mesmo perceber.

2. Foco e concentração

O estado de Flow simplesmente não acontece se não trabalharmos a nossa capacidade de nos concentrarmos naquilo que verdadeiramente importa para nós no exato momento em que estamos nos dedicando a isso.

Por isso, é preciso manter a nossa atenção realmente focada, nos limitando apenas ao que estamos realizando, sem nos deixar interromper por quaisquer tipos de distrações que surjam em nossa mente ou ao nosso redor. Foque no que realmente importa.

3. Esquecimento da autoconsciência

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que o foco para o qual o estado de fluxo vai te levar é para a atividade que você está desenvolvendo, fazendo com que você perca completamente o sentimento de autoconsciência que existe em você.

Isso quer dizer que os seus sentimentos, emoções, pensamentos, sensações físicas, entre outros fatores, serão deixados de lado, pois a sua mente e corpo estarão voltados exclusivamente para a tarefa que está sendo realizada.

4. Distorção do tempo

Ao entrarmos em Flow, nós simplesmente nos esquecemos de tudo o que está acontecendo ao nosso redor. Essa conexão real e verdadeira com a atividade que estamos executando faz com que acabemos por perder completamente a noção do tempo, nos dando, assim, uma sensação de distorção deste. É o que acontece quando mergulhamos em determinada atividade e, num piscar de olhos, já se passaram horas.

5. Feedbacks imediatos e constantes

Precisamos saber, de forma imediata, de preferência, se o que estamos fazendo está trazendo os resultados que esperamos ou não. Sendo assim, é fundamental contar com feedbacks constantes ao longo do processo, para que, assim, tenhamos a oportunidade de corrigir possíveis falhas e finalizar a tarefa a nós demandada.

Em outras palavras, é mais fácil continuar no estado de Flow quando percebemos que aquilo que estamos fazendo está mostrando progresso e surtindo resultados positivos.

6. Equilíbrio entre habilidades e demandas

Em hipótese alguma a atividade a qual devemos nos dedicar pode se tornar um desafio que esteja além de nossas possibilidades. Isso quer dizer que não podemos nos dedicar a algo que não esteja de acordo com as habilidades e competências que possuímos, pois caso isso venha a acontecer, as chances de nos perdermos no meio do caminho e acabarmos perdendo o Flow são grandes.

Fica difícil atingir esse estado incrível se estivermos preocupados ou ansiosos por conta de demandas excessivas ou desalinhadas com nossas capacidades.

7. Controle pessoal

Outro ponto de verdadeira importância para que consigamos verdadeiramente atingir o Flow é ter controle pessoal. Precisamos controlar, de maneira efetiva, a situação na qual estamos envolvidos ou a atividade a qual estamos nos dedicando, pois somente assim teremos a chance de atingir plenamente o estado de fluxo.

Você é dono da sua mente, do seu corpo, do seu tempo, dos seus talentos. Todos esses recursos pertencem a você e, quanto mais eles forem treinados e desenvolvidos, mais fácil será administrá-los e empregá-los em suas atividades.

8. Recompensa

É importante que percebamos algum tipo de recompensa ao finalizarmos a atividade, ou mesmo durante sua execução. A visualização dessa recompensa nos mantém motivados e focados para concluí-la com dedicação e excelência. Não se trata necessariamente de uma recompensa financeira ou de um elogio (embora eles também sejam importantes), mas de uma sensação de satisfação e de utilidade.

É o que acontece quando um artista finaliza sua obra, quando um médico cura um paciente, quando um professor percebe que o aluno aprendeu o conteúdo e quando o funcionário de uma empresa percebe que o seu trabalho foi útil. A própria atividade em si comprova as competências e habilidades da pessoa que a executou. Essa sensação de realização já é, por si só, uma grande recompensa.

9. Integração com a atividade

A sensação que a pessoa tem quando entra em estado de Flow é de que ela e a atividade que está executando são uma coisa só, ou seja, ela se sente tão absorvida pelo que está fazendo que é como se fizesse parte integrante da tarefa em si.

Esses são os fatores que compõem o estado de Flow. Não é necessário que todos eles estejam presentes para que seus benefícios sejam percebidos, mas a maioria deles.

Se você deseja aprimorar o seu foco, atingindo o Flow, principalmente no trabalho, assista ao vídeo abaixo e confira as dicas:

E você, já descobriu algum momento em que esteve envolvido por esse fluxo? Comente abaixo e lembre-se de curtir e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais. Assim, mais pessoas poderão se beneficiar desse incrível segredo da mente.

Você provavelmente já experimentou o Flow e nem fazia ideia do que se tratava. Basta lembrar de algum momento no qual você estava totalmente absorvido por uma atividade, a ponto de nem perceber o tempo passar: isso mesmo, você estava em Flow!

O estado de Flow é um momento no qual o indivíduo experimenta uma enorme satisfação, de modo que as atividades são realizadas com maior fluidez. Quando uma pessoa está neste estado, ela consegue apresentar melhores resultados. Isso acontece porque o corpo e a mente estão completamente integrados e imersos naquele momento, de modo que o indivíduo realiza sua tarefa com foco, concentração e segurança.

O Flow, também conhecido como estado de fluxo, é uma forma de você se conectar melhor com as pessoas com quem está se comunicando. A partir dele, a conversa simplesmente flui e se desenvolve naturalmente, sem que nenhuma das partes realmente perceba que isso está acontecendo.

Acompanhe-me nesta poderosa leitura de hoje e conheça mais o Flow. 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: Rido / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010