O que é governança corporativa?

Conhecida como a soma de práticas e estratégias para uma finalidade, a governança corporativa pode melhorar os processos de uma empresa e reduzir riscos.

 

Uma empresa, para ser bem-sucedida em seu segmento, precisa contar com uma gestão efetiva, que contribua para a sua longevidade e também para o bem comum de quem nela trabalha e de toda a sociedade.

Para isso, empresários, empreendedores, líderes e gestores precisam manter-se sempre preparados, para que, dessa maneira, tenham a oportunidade de elaborar e colocar em prática, ao lado de sua equipe, estratégias verdadeiramente eficientes, que os ajudarão a alcançar patamares cada vez mais elevados no mercado. 

Com esse objetivo é que surgiu a governança corporativa, que nada mais é que uma metodologia, capaz de ajudar na organização e no acompanhamento dos processos dentro da empresa, para que assim seja possível obter resultados extraordinários, a partir de suas ações. 

Para saber mais sobre este processo e como ele pode contribuir para o sucesso de sua empresa, continue conosco nessa leitura!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Saiba o que é governança corporativa

Capaz de oferecer um trabalho de excelência dentro das empresas, a governança corporativa é uma forma de administração que se caracteriza pelo estudo a respeito de como a organização está sendo gerida. Trata-se de um processo em que indivíduos, processos, estratégias, artifícios e leis, que são usadas para fazer a melhor administração de uma organização.

Alguns autores afirmam que empresas que têm uma forte governança corporativa apresentam uma melhor performance operacional do que as demais organizações. Quando este processo tem uma estrutura organizada, informações necessárias e reais são passadas aos investidores e o número de falhas é reduzido, o que explica a melhora em suas operações.

Compreendendo a governança corporativa

Com o auxílio de uma gestão bem elaborada, com processos, táticas, o objetivo da governança corporativa é garantir que diretores e acionistas de uma empresa voltem ou tenham confiança na empresa. Com estratégias, monitoramento e incentivos, é possível que ela alcance a eficiência em tentar manter os interesses dos executivos e acionistas, ligados aos interesses da empresa.

Princípios da governança corporativa

É importante saber que uma boa governança corporativa deve seguir alguns princípios básicos. Isso porque a adoção de cada um deles traz como resultado para a empresa o desenvolvimento de um clima de confiança, tanto no ambiente interno, quanto no ambiente externo.

Saiba quais são estes princípios nos parágrafos a seguir:

Transparência

O primeiro princípio diz respeito à transparência. Ela consiste basicamente na disponibilização de informações de interesse geral, para todos aqueles que ocupam, principalmente, cargos estratégicos dentro da empresa. Estas informações não precisam necessariamente estar relacionadas às leis e regulamentos da organização. Devem contemplar também elementos até mesmo intangíveis, que vão ajudar gestores a direcionar suas ações, otimizando o valor da empresa no mercado, de uma forma geral.

Equidade

O segundo princípio sobre o qual vamos falar é a equidade. Basicamente, ela se caracteriza pelo incentivo ao tratamento justo e isonômico de todos stakeholders da empresa, como sócios, fornecedores, colaboradores, entre outros, considerando os direitos, deveres, expectativas, necessidades, entre diversos outros fatores que interessem a cada um desses. 

Accountability ou prestação de contas

Este é o princípio da governança corporativa que fala sobre a necessidade de prestação de contas de todas as ações realizadas pelos principais membros da empresa. Esta deve ser clara, concisa e realizada de forma compreensível e também tempestiva. Assim, é preciso, por exemplo, que sócios assumam, de maneira integral, a responsabilidade de seus atos, bem como das omissões, que porventura tiverem, atuando com cuidado em cada um dos passos que derem.

Responsabilidade corporativa

Por fim, o último princípio está relacionado à responsabilidade corporativa. Esta traz como orientação a necessidade de trabalhar pela viabilidade econômico-financeira dos negócios. Para isso, a responsabilidade corporativa prega que é essencial que haja a redução de situações negativas, e aumento das positivas, principalmente no âmbito dos negócios e suas operações.

Assim, é essencial que empresários, empreendedores e gestores considerem por completo seus mais diversos capitais, como o financeiro, o humano, social, ambiental, intelectual, entre tantos outros, em curto, médio e longo prazos.  

Como ter sucesso na governança corporativa?

Para ter sucesso com a governança corporativa, é preciso que algumas atitudes sejam evitadas. São elas:

  • Usar informações para o seu benefício ou para causar conflitos;
  • Abuso de poder;
  • Falta de atenção aos erros

Levar em consideração estes pontos, e também os princípios que citamos acima, contribui para que a governança corporativa seja verdadeiramente efetiva e traga às empresas os resultados que esta almeja alcançar. 

Coloque cada um destes passos em prática e depois conte-nos nos comentários, se você está conseguindo ou não alcançar os objetivos dentro de sua empresa.

Agora compartilhe conosco: a governança corporativa é um bom modelo de gestão para sua empresa? O que você achou de saber um pouco mais sobre este assunto? Já o conhecia? Deixe seu comentário no espaço abaixo e lembre-se de continuar nos acompanhando, para aumentar ainda mais o seu conhecimento, sobre os mais variados assuntos relacionados ao mundo dos negócios. 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: Illustration Forest / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010