O que é inbound e outbound?

O inbound e outbound são duas eficientes estratégias de marketing que se diferenciam na forma como a marca alcança o público e conquista clientes.

 

O marketing é uma área muito importante para uma empresa. A partir das estratégias que vêm do setor é possível divulgar os produtos e serviços e criar um posicionamento de marca sólido. Dentro do marketing é possível encontrar diversos nichos, tais como o inbound e o outbound. Para quem deseja saber mais sobre o assunto é só continuar lendo!

 

Comunicação bem planejada

 

Desenvolver a comunicação é um processo denso e que exige muito planejamento e estudo. Então, organização é a palavra! O primeiro passo é entender qual é o público que deseja alcançar com o seu produto e serviço. Após isso, é essencial criar uma estratégia de comunicação que dará a personalidade que a marca precisa para que ela se posicione no mercado de forma adequada aos consumidores que deseja atingir.

 

Faz parte desse pacote de marketing e comunicação criar um guia que instrui sobre tipo de linguagem, paleta de cores, formato de materiais e características relacionados a tudo que for produzido pela empresa. Isso também vale para ações promocionais e até eventos.

 

Somente com toda essa documentação assimilada é possível desenvolver o conteúdo, que pode ser uma redação, um vídeo, um panfleto ou um programa de rádio. O que importa é que ele seja produzido com a linguagem e a ideia adequada ao conceito desenvolvido para a organização.

 

Isso que estou falando não é uma forma de engessar, mas de padronizar. Claro, que é possível que novas ideias surjam no meio do caminho e também é possível que outras possam ser adaptadas. Tudo depende da necessidade e do contexto.

 

Saber tudo isso que falei a respeito de planejamento estratégico é importante para entender o que é inbound e outbound marketing. Agora conheça as definições dos dois termos. Vamos lá!

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A definição de inbound marketing

 

O inbound marketing, ou marketing de atração em português, é uma prática que usa ferramentas para atrair e fidelizar consumidores de maneira genuína. O termo tem se tornado cada vez mais comum por conta do aumento de ações nas plataformas digitais. É possível trabalhar esse conceito com peças para o site, as redes sociais, o e-mail marketing, o aplicativo próprio entre outros.

 

Parece muito fácil por ser no meio digital, só que não é simples construir uma estrutura eficiente de inbound. Para isso, é preciso começar pela base: desenvolvimento de conteúdo de qualidade. Por qualidade não estou falando apenas de um material escrito sem erros de português. É preciso levar em consideração todo o planejamento que falei acima. Afinal, não adianta nada pensar em tudo aqui e não usar, não é mesmo? É só lembrar do que escrevi acima sobre planejamento.

 

Depois de atrair os consumidores, o inbound marketing troca de missão para buscar maneiras de nutrir esse relacionamento com mais conteúdo valioso, ações interessantes e, é claro, ações promocionais assertivas. Novamente, é mais do que necessário usar as ferramentas de comunicação das plataformas online.

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A definição de outbound marketing

 

Agora é hora de entender o que é o outbound marketing. Também conhecido como marketing tradicional, o conceito remete a conseguir consumidores a partir da oferta de serviços ou produtos. Aqui não tem nada de esperar que o cliente chegue, o negócio é correr atrás dele.

 

O outbound marketing realiza seu trabalho por meio do contato direto com possíveis clientes. O diferencial desse método está na confiança que a marca consegue passar aos consumidores graças ao bom e velho “cara a cara”.

 

Muitas empresas ainda optam por exercer o outbound marketing porque ele é um modelo que funciona de maneira muito eficaz, embora seja mais trabalhoso. Algumas das principais ferramentas utilizadas pelo outbound são: mala direta, realização de eventos e ações em pontos de venda.

 

Como desenvolver um trabalho com os dois conceitos

 

Conseguiu entender como funciona o inbound e o outbound? É possível trabalhar com os dois modelos, basta definir muito bem as metas e objetivos da sua empresa. Tudo pode estar naquele planejamento estratégico que falei no início do texto.

 

Um exemplo prático é quando uma empresa vende seus produtos e serviços tanto por um site quanto pela loja física. É possível criar e divulgar ações publicitárias nos dois canais de venda e ainda fazer com que um complemente o outro. É muito útil que o site e as outras plataformas online indiquem uma novidade ou experiência que está acontecendo somente no ambiente físico. Assim como é muito bacana que este faça propaganda das oportunidades de compra diferentes que o meio online pode oferecer.

 

Seja um profissional completo

 

É claro que você não precisa assimilar tudo sobre inbound e outbound marketing de uma hora para outra. Ainda mais se você está aprendendo sobre essa área somente agora. Mas, se você deseja ou precisa, é hora de começar a estudar! O assunto é denso e está em constante inovação, portanto, não adianta ler alguns artigos e parar por aí. A leitura deve ser diária e sempre curiosa por novidades.

 

Apesar de saber da importância de se estudar, eu também entendo que o dia a dia corrido e a falta de oportunidade pode tornar tudo mais difícil. Mas, não há motivos para impedir o seu próprio desenvolvimento. Lembre-se de que quando há progresso não há restrição de benefícios, pois há pontos positivos para a vida profissional e pessoal. O coaching é uma ótima maneira de incentivar o seu lado estudioso e curioso e de lhe tornar um indivíduo melhor tanto nas horas de trabalho quanto nas horas de folga.

 

O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) tem diversas formações que podem ajudar nesse quesito. Os profissionais sedentos por mudança podem se dedicar ao curso Business and Executive Coaching (BEC), que busca fortalecer as características relacionadas ao executivo. Lembrando que apesar de ser direcionado, as aulas são úteis para todo tipo de profissional.

 

No curso, o coachee (aluno) irá aprender sobre o estabelecimento e o cumprimento de metas, como trabalhar individualmente e em equipe, como traçar o planejamento profissional e pessoal, como otimizar os relacionamentos interpessoais, o desenvolvimento das estratégias e dos planos de ação, o gerenciamento de pessoas, a boa administração do tempo e muito mais. As horas dedicadas funcionarão como um investimento de você para você. É o melhor presente que você poderia se dar!

 

O que você acha de começar a aplicar o inbound e o outbound marketing na sua empresa? Conte-me suas ideias nos comentários abaixo.

 

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Imagem: Ellagrin / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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