Pensar fora da caixinha: 6 estratégias de marketing diferentes para pequenas empresas

Inovar é fundamental para o desenvolvimento das pequenas empresas, por isso pensar fora da caixinha pode ser um grande diferencial.

A ciência explica que o lado direito do cérebro humano é o responsável por lidar com as emoções e a criatividade. Essa é uma informação relevante para os novos empreendedores, uma vez que a criatividade é fundamental para lidar com o mercado e seus desafios.

As pessoas têm a impressão de que só os mais jovens conseguem ser criativos e inovadores, e isso não é verdade. À medida em que as pessoas vão crescendo e se desenvolvendo, vão deixando e abandonando seu lado criativo e começam a pensar racionalmente, acionando mais o lado esquerdo do cérebro, e isso pode ser um fator que dificulta a criação de estratégias novas para o próprio negócio.

Estratégias para pensar fora da caixinha

Expanda a mente

Para um empreendedor pensar fora da caixinha, é preciso deixar de lado alguns conceitos que foram pré-estabelecidos ao longo da vida e deixar a mente se abrir para novas ideias e estratégias. Ficar focado apenas no que é comum e prático não é a melhor opção para quem deseja empreender e ter sucesso com resultados extraordinários.

Comece a pensar na realidade do seu cliente e no que ele deseja, estimule a sua criatividade para cuidar do problema do seu cliente de uma maneira mais ousada e menos comum.

Não tenha medo de errar

Ter medo de errar é natural, mas é preciso ressignificar a crença de que errar é ruim e vergonhoso. As pessoas erram e é justamente graças aos erros que elas crescem e aprimoram suas habilidades. Errar faz parte do processo de inovação, e é preciso tentar e arriscar para conseguir novos resultados.

Entenda que tudo é oportunidade

É importante que as pequenas empresas entendam que os problemas das pessoas podem ser uma oportunidade de negócio. Abranger o pensamento é uma excelente forma para ir além e criar soluções para empresas e pessoas.

Reinvente

Essa estratégia tem um pouco de cada tática citada anteriormente: reinventar é pensar diferente, abrir a mente e pensar grande, não ter medo de errar e enxergar os desafios como oportunidade. Se for preciso, reinvente sua empresa e seu negócio, criando algo novo e diferente.

Humanize sempre

Gostar de estar próximo das pessoas é essencial para o seu negócio. Os empreendedores de pequenas empresas devem ter em mente que lidar com pessoas é fundamental para o desenvolvimento e crescimento da empresa.

Ao contratar seus colaboradores, lembre-se de focar na questão de que a empresa lida com pessoas, seres humanos e que é preciso gostar de lidar com eles. O sucesso do seu negócio não depende somente de você e dos seus esforços, é importantíssimo escolher as pessoas certas para trabalhar ao seu lado.

Lidere na medida certa

Ainda que sua empresa seja pequena, é preciso ter um líder para gerir os processos e as equipes. A pessoa responsável por essa tarefa deve saber estimular o lado criativo dos colaboradores, deve encontrar o momento certo para dar feedbacks negativos e positivos e deve saber ser um líder — e não um chefe.

[php_everywhere]

Imagem: GeebShot / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010