Por que é importante se conhecer?

Você acorda, se levanta e se apronta para ir trabalhar. Ao lavar o rosto e encarar aquele reflexo no espelho, quem você vê? Uma pessoa melhor do que antes? Alguém que está em busca de crescimento? Você conhece bem a pessoa que te encara todas as manhãs no espelho? Você conhece o potencial dessa pessoa? Sabe quais são os limites que ela tem? Quais os sentimentos que você tem por esta pessoa tão importante?

Autoconhecimento vai muito além de se reconhecer como indivíduo. O autoconhecimento é essencial para que possamos viver com mais alegria e satisfação. A importância de conhecer a ti mesmo está bem explícita na história de Delfos. 

Segundo a mitologia grega, Delfos era um oráculo bastante procurado por pessoas que buscavam conselhos para tomar as melhores decisões. Todos aqueles que entravam no oráculo, liam os dizeres “Conhece-te a ti mesmo”. Se conhecer era o primeiro passo até na hora de obter conselhos. Quando não nos conhecemos, não conseguimos distinguir o que é bom e o que não é para o nosso ser.

Não conhecer aquela pessoa refletida no espelho nos impede de planejar nossas metas, realizar nossos sonhos e acima de tudo, nos impede de viver e desenvolver nossas habilidades e competências. Afinal, não sabemos o que aquela pessoa é capaz de fazer, não é mesmo?

Costumo dizer aos meus coachees que “quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo”. A cura vem através de um processo de descoberta do que precisa ser melhorado dentro de você. A potencialização acontece quando você finalmente se reconhece como alguém cheio de talentos e habilidades que podem (e devem!) ser colocados em prática.

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Por que o autoconhecimento é importante

Há várias razões que fazem do autoconhecimento algo de extrema importância para a vida de cada um. Neste artigo eu vou destacar alguns bons motivos para que você comece uma grande viagem para dentro de si mesmo. São eles:

Segurança – Uma pessoa que se conhece não depende das ações e intervenções de outras pessoas para tomar decisões em sua vida. Ela tem segurança para agir de acordo com suas próprias convicções.

Isso porque ela reconhece verdadeiramente todas as suas habilidades e potencialidades. Ela compreende o seu papel e sabe que é um ser extraordinário.

Despertar de consciência – Quando você se conhece, é mais fácil distinguir quais são os seus pontos de melhoria da sua essência.

A segurança te trouxe independência e isso despertou a sua consciência. Com isso, você não precisa das opiniões de terceiros para reconhecer a pessoa que você é, de fato.

Poder de decisão e autonomia – Todo este processo te empodera na tomada de decisão, pois você sabe o que é bom ou não para si. O autoconhecimento te fará líder da sua própria vida. Você tomará decisões com assertividade, sabe porquê? Porque você conhece a pessoa que reflete no espelho todos os dias, só para você.

Descobrimento do seu propósito – Além de você ser capaz de reconhecer verdadeiramente quais são as suas habilidades, potencialidades, e pontos de melhoria, o autoconhecimento não para por aí.

Através deles somos capazes de nos aproximarmos do nosso real propósito. Ele é fundamental a fim de garantir que nossa vida possa ser vivida segundo um sentido maior. Isso fará total diferença para a conquista do nosso sucesso.

Definição de metas e objetivos – Entender quais são as nossas habilidades e também quais são as nossas fraquezas é um quesito fundamental para desenvolver todo e qualquer projeto. Seja ele na área pessoal ou profissional.

Através desse conhecimento se torna mais fácil traçar um caminho mais assertivo para conquista de suas metas e objetivos.

Inteligência Emocional – Não é de agora que a questão emocional se tornou extremamente evidente para o desenvolvimento de qualquer um. É imprescindível que possamos desenvolver um controle maior sobre as nossas emoções.

Mas para haver esse controle precisamos antes de mais nada reconhecê-las. Compreender mais profundamente sobre tudo aquilo que nos representa. Só assim poderemos tomar um ponto de partida rumo a um controle emocional muito mais eficaz.

Mudança de comportamento – Durante nossa vida lidamos com situações em que parece haver uma grande barreira que nos impede de dar um passo adiante. E muitas dessas barreiras tem origem de dentro de nós mesmos. Crenças que limitam o nosso crescimento.

Para reassumir o controle e mudar é preciso identificar essas crenças e compreender verdadeiramente quais são as suas origens e o porque elas te impedem de ir adiante.

Assimilar que o autoconhecimento é de suma importância para o desenvolvimento pessoal e profissional se torna uma tarefa bastante fácil a partir de agora não é mesmo? 

Portanto não pense duas vezes antes de investir em si mesmo. Livros, psicoterapia, coaching e diversas outras ferramentas podem te auxiliar nesse processo e vou explicar um pouco mais a respeito no decorrer deste artigo. Vamos lá!

Para ser bem sucedido é preciso estar em equilíbrio consigo mesmo.
Quer saber qual o seu nível de felicidade? Faça o nosso teste. Clique!

Como é possível se conhecer mais

Para quem nunca buscou ter mais conhecimento sobre si mesmo não é preciso entrar em pânico. Até mesmo para essas pessoas é possível dar um primeiro passo e começar agora mesmo.

Faça perguntas

As perguntas e questionamentos são obviamente direcionadas a si mesmo, é claro e elas possuem um papel fundamental para compreender mais a respeito de nós mesmos.

Por intermédio das perguntas certas é possível gerar um profundo processo de reflexão.

Alguns exemplos práticos são:

  • Quais são as minhas habilidades
  • Quais são as minhas fraquezas
  • Quais são os meus objetivos?
  • Eu vivo segundo algum propósito?
  • Do que eu sou capaz?
  • Como eu verdadeiramente me sinto em relação a vida?

 

Esses são apenas alguns exemplos mas você já deve ter percebido o poder que essas perguntas têm no processo de autoconhecimento.

Abra-se para novas experiências

Conhecer mais de si é estar sempre pronto para surpreender-se. Isso porque, no processo de autoconhecimento, podemos identificar diversas coisas que por alguma razão negligenciamos ou desconhecemos.

Estar aberto a novas experiência é estar disposto a viver de um modo muito mais autêntico. É assumir o controle do que você realmente deseja e almeja.

Além disso, só é possível aprender novas coisas, desenvolver e crescer, no decorrer de nossa vida, quando estamos dispostos a experimentar o que o mundo e o que nós mesmos, no mais profundo do nosso ser, temos a oferecer. 

Invista em si mesmo

É extraordinário quando paramos, mesmo que por alguns instantes, e olhamos para dentro de nós mesmos. É tanto que esses instantes facilmente se tornam cada vez mais prolongados.

Portanto, invista naquilo que é o seu bem mais importante, você mesmo. E engana-se se você acredita que se trata de um processo muito complicado. Afinal, se essa decisão de aprofundar-se parte da sua essência o processo de autoconhecimento poderá ser bastante prazeroso.

É válido ressaltar que podemos nos deparar com grandes obstáculos, traumas e situações onde você precisará de ajuda, até mesmo profissional, através da psicoterapia e psiquiatria

Mas de forma alguma isso deve ser um empecilho que faça você desistir de se conhecer. Afinal de contas, com a ajuda correta é possível até mesmo superar esses obstáculos e viver uma vida com muito mais felicidade e plenitude.

Algumas dicas que podem te ajudar nesse processo de investimento são:

  • Leitura
  • Psicoterapia
  • Meditação
  • Cursos e workshops

Como o Coaching pode te auxiliar neste processo

Para quem deseja entrar em um contato profundo e transformador consigo mesmo, o Coaching é uma excelente ferramenta para este processo. Através do Professional & Self Coaching,você descobrirá que muitas respostas para as questões que mais o afligem estão dentro de você.

Espero que este texto te ajude a curar e potencializar as habilidades e competências dessa pessoa tão querida que é VOCÊ. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010