7 Dicas que vão ajudar você a utilizar o Potencial Máximo do seu Cérebro

homem pensativo

Confira uma lista com 7 dicas que vão ajudar você a utilizar o máximo potencial que o seu cérebro pode oferecer.

Talvez você ainda não tenha se dado conta, mas dentro de você existe um potencial infinito que pode te levar para o estado que você tanto deseja. No entanto, para utilizar essa capacidade superior do seu cérebro, você precisa se atentar a alguns pontos.

Não basta apenas querer, é preciso desenvolver uma mentalidade de alta performance e, para isso, você vai precisar de rotina e consistência. Afinal, não basta somente você querer usar o seu máximo potencial, é preciso saber como fazer isso. A seguir, você vai entender um pouco mais sobre como funciona a mente humana e aprender como potencializá-la ainda mais.

O cérebro humano

Diferentemente do que muitos falam, o ser humano usa muito mais do que 10% da capacidade do seu cérebro. Nós usamos esse órgão em sua totalidade. 

E o mais fascinante disso é: a mente humana, ao ser entendida e utilizada em toda sua potencialidade, é uma das maiores capacidades que o ser humano pode despertar em si. O cérebro tem reações químicas ligadas ao pensamento e não a realidade, por isso não sabe a diferença do que é real ou imaginário.

Levando em conta que os nossos pensamentos dão origem ao que acontece em nossa vida, temos a possibilidade de criar a realidade que queremos, de fato, viver. Ou seja, explorar o potencial do nosso cérebro, ter visualizações criativas, positivas e prósperas, com certeza, vai te ajudar a ter resultados incríveis. 

Self 1 e self 2

O cérebro humano é dividido em duas partes, o hemisfério esquerdo e o direito. Na metodologia Self Coaching, aqui do IBC, nós chamamos essas partes de Self 1 e Self 2.

A palavra Self define o ser humano na sua individualidade, ou seja, na sua essência. Basicamente, Self se refere ao “eu”. Mesmo que sejamos seres únicos, possuímos nossa dualidade e diálogos internos, compreender esses diálogos é essencial para que possamos entender o nosso potencial máximo e, com isso, percorrer uma trajetória de muito sucesso e felicidade. 

7 Dicas para utilizar o potencial máximo do seu cérebro

Exercícios para a atenção, comunicação, criatividade, boa alimentação… Esses são só alguns fatores que nos auxiliam a potencializar as funcionalidades do nosso cérebro.

Abaixo, separamos 7 dicas fundamentais para você utilizar o potencial máximo do seu cérebro e, assim, sair da zona de conforto e ir além. Confira:

Faça exercícios físicos

Quando nos exercitamos, ativamos a sinapse – região responsável por realizar a comunicação entre dois ou mais neurônios, com isso, criamos novas conexões dentro do cérebro e formamos células extras. 

E tem mais. Se você tiver a oportunidade de se exercitar ao ar livre, ainda terá o benefício de absorver vitamina D. 

Movimente sua memória

A memória tem um papel fundamental quando o assunto é a capacidade do nosso cérebro ao tomar decisões. Por isso, é cientificamente comprovado que, se você tentar decorar algo enquanto se movimenta, a chance de absorver a informação é muito maior. 

Dançar enquanto lê um texto ou correr enquanto estuda, são alguns exemplos. Fazendo isso, você conseguirá reter as informações que deseja e de forma ainda mais eficiente.

Cuide da sua alimentação

O consumo médio de energia por uma pessoa adulta, na forma de alimentos, é de aproximadamente 2.000 calorias. Em repouso o cérebro consome cerca de 20% e o coração 10% da energia total consumida pelo corpo. 

Ou seja, para potencializar ainda mais o seu cérebro, alimente-se de proteínas, aminoácidos e ômega 3. Esses três elementos ajudam na produção de neurotransmissores, melhorando a comunicação entre os neurônios e otimizando sua memória.

Tenha períodos de descanso

Enquanto a agitação nos ajuda a responder rapidamente em situações de emergência, a calmaria também é importante para o nosso cérebro. 

Quando nos desconectamos, exercitamos uma parte do cérebro chamada “Neural de Modo Padrão”, responsável por consolidar nossa memória e nos fazer sonhar. 

Desafie a si mesmo

Aprenda algo novo sempre e, sempre que possível, renove suas metas. Jogos de estratégia, cursos de idiomas e brincadeiras entre amigos ou familiares estimulam seu cérebro. 

Além disso, somente você sabe o seu limite. Ao se desafiar, você descobrirá o seu potencial de ir além e se surpreenderá com os resultados. Busque novos caminhos, faça algo que nunca fez e, não menos importante, supere-se.

Ouça músicas

As músicas têm o poder de ativar o centro de prazer do nosso cérebro, da mesma forma como as atitudes físicas ou o consumo de algum alimento que você gosta. 

Agora, uma curiosidade: a memória musical é, muitas vezes, a última a desaparecer  quando somos afetados por alguma disfunção cerebral como a demência. Interessante, não?

Durma cedo e acorde bem

O sono é muito importante, não só para o nosso cérebro, como para a nossa vida. Dormir menos de 5 horas pode te enfraquecer mentalmente. 

Porém, dormir mais de 10 pode causar o tão conhecido efeito jet lag, um distúrbio que acontece quando o nosso relógio biológico sofre uma alteração repentina.

Tenha o cuidado de dormir as horas necessárias para recarregar suas energias e, ao acordar, tenha cuidado com o excesso de luz. Segundo estudos, a quantidade de cortisol no corpo quando você acorda afeta o desempenho do cérebro durante o dia.

E tem mais… 

Segundo pesquisadores, cultivar a curiosidade e o pensamento crítico é uma maneira muito eficaz de desenvolver ao máximo nossas capacidades cerebrais. Pode parecer algo simples, mas esses hábitos de autoconhecimento nos permitem aumentar a plasticidade cerebral ao descobrirmos novas experiências, refletirmos sobre o passado e planejarmos o nosso futuro. 

E você? De que forma você tem utilizado o potencial máximo do seu cérebro? Se você tem alguma dica adicional, compartilhe com a gente.

E, é claro, se este artigo fez sentido para você, compartilhe com os seus amigos. Vamos, juntos, disseminar mais este conhecimento.

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63