Quais são os grandes benefícios de uma equipe motivada?

Equipe motivada

Conheça os principais benefícios de investir na motivação da equipe.

A motivação da equipe deve ser uma das preocupações centrais dos gestores de empresas de todos os portes. Esse objetivo deve guiar a elaboração de ações focadas no desenvolvimento de um clima organizacional salubre. Quanto mais agradável é o ambiente corporativo, mais os colaboradores tendem a trabalhar com entusiasmo para realizar suas tarefas.

O período de trabalho e de deslocamento até a empresa ocupa boa parte do dia das pessoas. Dessa forma, é comum que o tempo de dedicação às atividades profissionais seja maior do que aquele investido na convivência com a família e amigos. Então, realizar tarefas satisfatórias e se sentir feliz nesse período é crucial. 

Há algum tempo que questões de relacionamento e de valorização do ser humano têm um peso essencial para a gestão das companhias. Empreendimentos que se preocupam e investem em recursos humanos desenvolvem um clima organizacional mais leve e propício ao sucesso. Continue lendo para conhecer mais sobre os principais benefícios de investir na motivação da equipe.

Equipe Motivada: conheça os grandes benefícios desse investimento

A motivação da equipe é determinante para o sucesso da empresa no mercado. Essa é uma realidade já reconhecida por muitos gestores. Porém, será que todos os benefícios advindos desse investimento são compreendidos? A seguir iremos falar um pouco mais sobre esses ganhos corporativos. 

1. Equipe motivada apresenta maior produtividade

Quando a equipe está motivada, cria-se um melhor ambiente organizacional e, consequentemente, há o aumento de produtividade. Os profissionais realizam as suas atividades com maior concentração e isso leva a ganho em qualidade e quantidade. 

A motivação da equipe também contribui para uma maior colaboração entre os profissionais. Nesse ambiente os resultados são otimizados e se estabelecem vínculos de maior salubridade. Inclusive, é possível verificar esse benefício através de mensurações utilizando indicadores que acompanham a evolução da equipe ao longo do tempo. 

2. Aumento do comprometimento

Conforme a motivação dos integrantes da equipe cresce, há maior comprometimento deles para realizar suas atividades profissionais. Logo, resultados mais positivos são alcançados em menos tempo. Os processos se tornam mais inteligentes e otimizados contribuindo para o crescimento da organização. 

Há considerável redução do retrabalho, pois existe maior coesão nas tarefas da equipe. Os erros são reduzidos ao passo que os colaboradores interagem mais entre si com motivação e respeito. 

3. Redução do turnover

Pessoas motivadas levam ao desenvolvimento de um ambiente organizacional mais saudável e este, por sua vez, proporciona a retenção de talentos. O índice de turnover é consideravelmente reduzido, ou seja, diminui a rotatividade na sua companhia. 

Reduzir o turnover é positivo, especialmente porque reduz os custos da empresa com seleção, entrevistas, contratação e treinamento de funcionários. Esse processo pode ser bastante dispendioso e demorado. Se o selecionado não atende às necessidades e precisa ser desligado gera o custo operacional de uma nova contratação e o desperdício de tempo de treinamento. 

4. Redução de afastamentos médicos

Estar em um ambiente permeado pela motivação leva a maior satisfação e sensação de bem-estar. Isso contribui para a redução considerável de problemas relacionados com doenças do trabalho e consequentemente reduz os afastamentos. Não subestime o poder negativo de um ambiente laboral em que os colaboradores não se sentem motivados.

A falta de motivação e entusiasmo contribui para o surgimento de animosidades entre os colaboradores. Trabalhar em um ambiente que não o estimula positivamente e com pessoas com quem não se dá bem, pode ser o primeiro passo para quadros clínicos. Para as empresas a substituição de colaboradores afastados por motivos médicos é bastante onerosa. Demanda tempo e esforço para que sejam feitas. 

5. Redução de processos trabalhistas

Um ambiente que inspira motivação oferece estabilidade e redução do turnover e isso leva a redução de processos trabalhistas. Afinal, pendências judiciais são resultantes de desacordos entre as partes.

Se não há desacordos, naturalmente não haverá processos. Ressaltamos que, além de custos para as empresas, os processos trabalhistas também podem arranhar a imagem corporativa diante de fornecedores, clientes, bancos, entre outros. 

Como motivar a equipe?

Agora que você já conhece os principais benefícios de investir na motivação da sua equipe, vai gostar de saber como fazer isso. Dentre os principais recursos utilizados estão a valorização do trabalho e das ideias dos colaboradores. Como citamos no início deste artigo, passamos boa parte de nossas vidas no trabalho. Logo, é fundamental se sentir feliz e realizado nesse ambiente. 

Os gestores devem prestar atenção especialmente à união da equipe. Então, quando for realizar uma reunião busque agrupar todas as equipes simultaneamente. A integração passará a ser bem vista pelos colaboradores e irá gerar um diferencial para sua equipe. Confira a seguir dicas pontuais de como motivar a sua equipe.

Abertura para opiniões novas

Para manter a sua equipe motivada é recomendável estar aberto para novas ideias e opiniões. Lembre-se de que todos gostam de ser ouvidos e ter seu esforço levado em consideração pelos líderes. Uma parte crucial da motivação é valorizar a entrega do profissional. 

Atenção aos feedbacks

Independentemente do feedback ser positivo ou negativo, é essencial que ele seja concedido aos colaboradores. Fazemos o adendo de que é necessário ressignificar esse momento, pois muitos profissionais encaram o feedback como uma ameaça. Esse retorno não deve ser usado como uma ameaça à estabilidade do emprego e sim como uma forma de ajudar no crescimento do colaborador. 

Cabe a liderança esclarecer que feedbacks negativos não são de todo ruim, afinal eles demonstram que a empresa deseja a melhora do colaborador. Se a companhia optou por orientar é porque valoriza o profissional, não é mesmo?

Bonificações e recompensas

A motivação também se baseia nos ganhos que os colaboradores terão por realizar com empenho as suas atividades. Dentre essas recompensas estão bonificações (que podem ser salariais ou não) e premiações. Algumas empresas oferecem jantares em restaurantes de alto padrão como recompensa, por exemplo. 

Em outros empreendimentos, ao bater uma meta a equipe recebe um bônus em dinheiro no seu salário. A definição desses ganhos depende do modelo de negócios de cada empresa. Analise o que faz mais sentido dentro da lógica da sua companhia. 

Motivação é a base para o crescimento sustentável de uma empresa!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63