Qual a diferença entre macroeconomia e microeconomia?

Macroeconomia e Microeconomia

A macroeconomia e a microeconomia são estudos e análises econômicas, seja de um indivíduo, de uma empresa ou de um país.

 

Os termos macroeconomia e microeconomia foram criados com o objetivo de auxiliar na diferenciação de algumas das particularidades que existem dentro da economia.

[php_everywhere instance=”2″]

Macroeconomia

De forma simples e direta, a macroeconomia é uma parte da economia que está incumbida de analisar e examinar toda a estrutura e o funcionamento econômico de um órgão de uma determinada região.

Podemos dizer que a macroeconomia é a área do estudo econômico que aborda o funcionamento de um sistema econômico, ou seja, ela estuda os itens que alteram a situação econômica de uma cidade, estado, país, analisando a interação da economia com a sociedade.

Dessa forma, nota-se que a macroeconomia também é capaz de avaliar a política econômica adotada em grandes escalas, como a de um país inteiro.

No que diz respeito à macroeconomia de um país, as variáveis mais conhecidas e aplicadas em análise, são:

  • PIB – o PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, e representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um determinado período. Um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia. Tem como objetivo principal, mensurar a atividade econômica de uma região, considerando na contagem apenas bens e serviços finais.
  • Taxa de desemprego representa a proporção de pessoas capazes de exercer uma profissão e que procuram um emprego remunerado, mas que, por diversas razões, não entram no mercado de trabalho. Também podem estar incluídos na taxa de desemprego aqueles que exercem trabalhos não-remunerados. A taxa de desemprego é o número dos trabalhadores desempregados dividido pela força de trabalho total.
  • Impostos em cima de produtos e serviços – Incide sobre produtos e serviços, cobrados de empresas e industrias. O Brasil tem uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo. Atualmente, ela corresponde a, aproximadamente, 37% do PIB (Produto Interno Bruto).
  • Taxa de Juros em compras parceladasEles são o custo adicional as parcelas de produtos adquiridos por meio de financiamento, e pode alterar de acordo com número de parcelas e valor total do que foi adquirido. Ao realizar uma compra parcelada as condições facilitadas de pagamento são sempre bastante atraentes. É preciso ter cuidado nesse momento para não cair na armadilha dos juros abusivos.

Pensando nisso, é fundamental destacar os mercados que compõem o estudo da macroeconomia.

Conheça as 5 Grandes Áreas da Interação Macroeconômica

  1. a) Mercado de bens e serviços:empresas demandam mão de obra, enquanto pessoas as ofertam.
  2. b) Mercado de trabalho:pessoas demandam trabalho, enquanto empresas as ofertam.
  3. c) Mercado monetário:oferta e demanda de moeda.
  4. d) Mercado de divisas:oferta e saída de moedas estrangeiras através das importações e exportações.
  5. e) Mercado de títulos:oferta e demanda de crédito e empréstimos financeiros.

Microeconomia

A microeconomia também estuda e analisa o comportamento de vários fatores econômicos, mas a partir de uma perspectiva particular e individual. Ela estuda o desempenho e as ações das empresas e consumidores, analisando como são distribuídos os bens que uma empresa produz e como está sendo seu rendimento.

Em resumo, a microeconomia trabalha com os preços de um determinado bem ou serviço e, por esse motivo, ela pode ser considerada como a “teoria dos preços”.  A Teoria dos Preços é a parte das ciências econômicas que estuda o fenômeno da formação dos preços dos bens de consumo e serviços, assim como os fatores de produção, a partir da análise de mercados específicos e do comportamento das unidades de consumo, que são os indivíduos, as famílias, etc.

A microeconomia se baseia em alguns princípios para conseguir explicar como são gerados os preços finais dos produtos. O principal é o da “oferta e demanda”. São as duas forças que garantem o funcionamento de um mercado, determinando preços e a quantidade de produtos oferecidos.

O termo oferta se refere à quantidade disponível de um produto, ou seja, aquela que as empresas querem ou podem vender, já a demanda é a quantidade que os consumidores querem ou podem adquirir desse produto, ou seja, sua procura.

Para estudar as variações entre as ofertas e demandas, a microeconomia se baseia em três principais teorias:

  • Teoria do Consumidor: analisa as preferências do consumidor, as suas escolhas, as suas limitações em relação aos valores, e determina a demanda de mercado sobre determinado produto/serviço.
  • Teoria da Empresa / Firma: estuda o a estruturação econômica das empresas que visam produzir para os consumidores, levando em consideração a demanda do mercado. A oferta dos produtos passa a ser ajustada de acordo com a quantidade de consumidores que estão dispostos a consumir o produto / serviço.
  • Teoria da Produção: consiste no estudo da transformação das matérias-primas em bens de consumo finais das empresas. Também determina os custos das firmas durante este processo e que, consequentemente, irão refletir no volume da oferta e preço do produto final.

 

A partir do estudo da microeconomia, as empresas conseguem aumentar seus lucros de acordo com os custos e as receitas que vão surgindo ao longo do tempo.

Desenvolva sua liderança dentro de fora da organização.
Baixe agora mesmo “Leader Coach” e torne-se extraordinário!

Vale lembrar que existem situações que podem influenciar tanto a macroeconomia como a microeconomia, pois elas não são independentes e uma depende da outra para que a economia fique estável. Cada uma possui o seu objetivo e sua composição, mas ambas precisam uma da outra para seguir em frente, em busca dos resultados.

Um empreendedor que tem vontade de melhorar o seu negócio e crescer deve saber de tudo o que impacta a sua empresa. Os conceitos de macro e microeconomia todo empresário deve saber, ou melhor, ele deve ir além do que já sabe para ajudá-lo a agir com mais eficiência. No universo do empreendedorismo, quanto mais informação, maiores são as suas chances de sucesso.

As empresas e corporações buscam hoje, em tempos difíceis, estratégias para sobreviver a uma das maiores crises enfrentadas em nosso país. O coaching oferece ferramentas, aliadas aos fundamentos econômicos, para ajudar essas empresas a manter-se nesse mercado competitivo.

Conseguiu compreender a diferença entre macroeconomia e microeconomia? Use o espaço abaixo para deixar sua opinião sobre o tema. Lembre-se de curtir e compartilhar o conteúdo nas redes sociais, de modo a levar a informação a outras pessoas.

 

Copyright: 530884792 – https://www.shutterstock.com/pt/g/number1411

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010