Vou começar explicando o que é contabilidade. Trata-se da ciência que tem como objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas que acontecem no patrimônio de uma empresa. Através dela é possível a obtenção do máximo de informações úteis para as tomadas de decisões, tanto dentro quanto fora da organização, de modo a estudar, interpretar, registrar e controlar o conjunto de bens, direitos e obrigações.
Toda movimentação existente em uma empresa é registrada pela contabilidade que, por sua vez, resume os fatos em formato de relatórios e os entrega aos interessados em saber como está fluindo [ou não] a situação atual da organização. Assim, através destes relatórios é que são analisados os resultados alcançados. A partir desse momento é que são tomadas as decisões em relação aos futuros acontecimentos.
Dessa forma, a contabilidade é a responsável pela escrituração [registro em livros próprios] e apuração desses resultados. E é só através dela que haverá condições para apurar o lucro ou prejuízo em determinado período de atividades da empresa.
Como isso é feito?
Sabemos que toda empresa precisa de uma atenção maior voltada para o departamento financeiro. Não que os demais departamentos sejam menos importantes, mas se o patrimônio de uma organização estiver com dificuldades financeiras, as chances dos demais serem prejudicados são grandes.
Para que a atenção ao departamento financeiro seja dada de forma eficaz, as empresas podem contar com a ajuda das contabilidades. A contabilidade estuda os fatores que influenciam quantitativa e qualitativamente o desempenho do patrimônio de uma organização ou de uma pessoa.
Baseado nesse estudo, a contabilidade coleta o máximo de informações possíveis e, com base nelas, as decisões são tomadas e registradas. Dessa forma é possível controlar o patrimônio, tanto de uma pessoa jurídica quanto de uma pessoa física.
Os dados coletados são transformados em estratégias e procedimentos, que logo são reunidos em forma de resumo e entregues aos responsáveis da empresa. Um fator extremamente importante é que o lucro e o prejuízo de períodos de uma organização também são apurados nessas análises e relatórios.
Qual o real objetivo?
A contabilidade estuda e elabora funções administrativas para as empresas conquistarem seus objetivos. Pensando assim, entende-se que a contabilidade tem a função de analisar tudo que envolve a parte administrativa de uma empresa para que os seus donos (empresários, empreendedores e líderes) consigam tomar novas decisões e fazer novos investimentos.
Dentro dessa definição é possível compreender que a contabilidade transmite mais tranquilidade aos investidores, no que diz respeito ao planejamento e controle das funções administrativas de uma organização.
Existem duas vertentes dentro da contabilidade: aquela que é mais financeira e a que é administrativa. Mesmo ambas andando lado a lado, elas possuem suas diferenças.
A contabilidade financeira é responsável por tudo que inclui pagamentos, retiradas, entradas, compras, vendas e quaisquer operações que envolvam finanças de uma organização. Já a administrativa, também conhecida como contabilidade empresarial, é mais analítica e cuida da forma como são usados os cálculos dos custos.
Mesmo que as duas formas de contabilizar andem juntas, nem sempre estarão ligadas o suficiente para uma precisar inteiramente da outra. Às vezes uma soma à outra, mas às vezes elas são independentes. O importante é que toda organização saiba da necessidade de ter a contabilidade presente na sua administração.
Contabilidade na prática
Toda empresa deve tomar alguns cuidados com relação ao registro da sua contabilidade. Todo empreendedor precisa estar ciente dos assuntos relacionados a esse tema. A partir daí é que a contabilidade pode ser feita da maneira correta. Enquanto empresário, é preciso ter em mente quem deve fazer o quê, a importância de cada coisa, quais são suas responsabilidades e quais são as do contador, quando é preciso ser feito e as informações que são necessárias fornecer.
O registro contábil tem como função registrar todos os acontecimentos econômicos e financeiros que acontecem dentro da empresa. É nele que os interessados poderão verificar quais são os benefícios, direitos, obrigação, receita, despesa e tudo o mais que for necessário.
Além disso, é obrigatório, de acordo com a Interpretação Técnica Geral [ITG 2000], aprovada pela Resolução do Conselho Federal de Contabilidade 1330 de 2011. E é aplicado para qualquer tipo de empresa, independentemente de seu formato jurídico ou porte financeiro.
O registro contábil deve ser feito por um contador ou técnico em contabilidade. Apesar disso, é preciso que seja feito sempre ao lado do empreendedor, que é o dono das informações. Até mesmo, porque é através dos dados contábeis que você conseguirá ter noção de como está a saúde financeira da empresa.
Qual é o total de bens acumulados, seu patrimônio líquido apurado, se obteve o lucro almejado ou não. Inclusive, é a partir desta informação que você vai conseguir saber quais são os dividendos disponíveis para sua retirada.
Qual a responsabilidade do contador e empreendedor?
As informações obtidas pelo contador são de extrema importância e relevância para uma empresa, podendo levar a mesma à falência se mal administradas ou divulgadas. Por isso o contador deve seguir as normas indicadas pelo Conselho Federal de Contabilidade. E é de sua responsabilidade a aplicação técnica e ética sobre os dados recebidos.
Já o empresário, precisa fornecer todas as informações econômicas e financeiras de forma completa, clara e idônea. Dessa forma, ao fim de cada exercício, o empresário precisará emitir uma carta de responsabilidade da administração onde está declarando que todos os dados em questão foram entregues.
Quando o registro deve ser realizado?
De acordo com a norma da CFC, a contabilidade deve ser registrada tempestivamente, ou seja, de modo a ocorrer no momento exato. Porém, neste caso, a norma não indica quando e de que forma. O que acontece normalmente é a aplicação da elaboração mensal do registro. Portanto, é de extrema importância que o empreendedor entregue as informações todos os meses a seu contador.
Como pudemos acompanhar, é de extrema importância que a contabilidade da empresa esteja em dia, para que assim os bons resultados surjam e os negócios possam ser prósperos. Neste sentido, para ajudar você a organizar a sua empresa da melhor maneira possível, você pode contar com o apoio do Coaching Corporativo, que utiliza os conhecimentos, técnicas e ferramentas do Coaching para tornar a atuação das organizações cada vez mais assertivas e efetivas e assim se destacarem em seu segmento.
Você concorda quando falamos que a contabilidade é essencial para o desenvolvimento de uma empresa? Gostou deste tema que abordei hoje? Deixe seu comentário e sua opinião no espaço abaixo. Curta e compartilhe esse conteúdo nas redes sociais, propague conhecimento para mais e mais pessoas que estão ao seu alcance.
Imagem: Andrei Rahalski / Shutterstock
[php_everywhere]
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.