Veja 7 dicas de como espantar o sono no trabalho

Espantar o sono no ambiente de trabalho Comece a ter atitudes que são capazes de espantar o sono enquanto você estiver no trabalho.

 

Tem dias e dias, né? Tem dia que dá uma vontade de nem levantar da cama. De tão quentinha, macia e gostosa. Parece que ela nos abraça e fala com uma voz doce “não vai, não”. Mas felizmente somos pessoas comprometidas com a vida. Temos responsabilidades e precisamos arcar com as consequências de nossos atos.

Porém, isso não quer dizer que, ao longo do dia, não possamos nos sentir com uma leve saudade desse amor. Especialmente depois do almoço. Parece que estando de barriga cheia nosso organismo fica ainda mais preguiçoso.

Bom, na verdade, é exatamente isso que acontece. Segundo o otorrinolaringologista e membro do ambulatório de distúrbios do sono do Hospital das Clínicas da Universidade de Campinas (Unicamp), existem pelo menos três fatores relacionados à sonolência após as refeições. Todos estão ligados à diminuição de atividade do cérebro. São eles:

– a quantidade de sangue bombeada para o cérebro diminui: isso acontece porque o sangue aumenta a quantidade do nutriente enviado ao aparelho digestivo.

– a produção de suco gástrico gera uma quantidade significativa de bicarbonato de sódio, causando alcalose metabólica – também conhecida como maré alcalina pós-prandial – fazendo com que o cérebro diminua sua atividade de alerta.

– a ingestão de alimentos ricos em açúcares de fácil absorção (como doces e farinhas) aumenta a concentração de glicose no sangue, resultando em diminuição da atividade cerebral.

Sei exatamente que trabalhar com sono, não é algo fácil. Muito menos desejável. Por isso, se você está com sono neste exato momento, eu quero compartilhar algumas dicas que vão te ajudar a se sentir com mais energia e espantar esse sono pra bem longe! Confira:

1 – Tenha uma boa noite de sono

Ter uma boa noite de sono não quer dizer, necessariamente, dormir mais de 8 horas. Mas sim aquele período em que seu organismo consegue, verdadeiramente, descansar. Por isso é tão aconselhável que seja realizado em um local propício.

Ficar longe de aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir ajuda a diminuir a atividade cerebral. Assim como deixá-los longe do seu corpo durante à noite. Diversos estudos mostram que as ondas de energia emitidas por eles atrapalham nosso descanso.

Apague as luzes. Algumas pessoas gostam de escutar sons da natureza, como passarinhos, água corrente, até mesmo chuvas, para conseguir pegar no sono. E isso é muito bom! Pois ajuda o seu cérebro a relaxar. E, bem, ele é o responsável pelo restante do seu organismo.

Isso garantirá que você tenha uma noite de sono melhor.

2 – De olho na alimentação

Diminua o consumo de massas e carboidratos pela manhã. Carboidratos são alimentos que demoram mais tempo para serem digeridos e isso pode deixar seu organismo mais lento. Ou seja, pode te dar mais sono.

Além disso, antes de dormir, prefira consumir alimentos leves. Especialmente os que sejam fonte de triptofano ou que estimulem, de alguma forma, a produção de serotonina (fontes de vitamina B6, por exemplo). Não é à toa que o senso comum nos diz para tomar um copo de leite quente quando estamos sem sono. Isso porque ela contém o aminoácido do sono.

Para ajudar a diminuir a insônia você pode experimentar esses alimentos: aveia, arroz integral, castanhas, banana, maracujá, chá de camomila, suco de uva integral, canela.

3 – Mantenha o corpo ereto

Principalmente para pessoas que trabalham muito tempo sentadas. Mantenha a postura correta, ou seja, coluna ereta, pernas dobradas em 90 graus. Tenha o monitor ajustado à altura dos olhos. Assim como a altura da mesa e da cadeira adequados.

Essas são algumas táticas básicas que vão te ajudar a driblar o sono. Uma vez que ficar concentrado nessa posição pode manter o seu cérebro mais ativo, fazendo com que a sensação de sono não apareça com tanta facilidade.  

Além disso, tanto para diminuir o sono quanto para o próprio bem estar do seu corpo, levante-se a cada hora. Estique o corpo. Faça uma leve e rápida caminhada. Alongue pernas, braços, coluna e pescoço.

Você se conhece verdadeiramente? Quer conhecer?
Clique aqui e descubra muito mais de você mesmo!

4 – Dê pausas e esticadinhas

Como mencionei no item anterior, sempre que possível, faça pequenas pausas entre um trabalho e outro. Aproveite para esticar os braços, fazer alongamentos, ler alguma notícia na internet, andar um pouco no trabalho para movimentar as pernas.

Além de descansar e relaxar seu corpo da tensão do trabalho, também estará relaxando a sua mente. O que é altamente importante, até mesmo para você não ficar bitolado. Dar uma respirada é importante para estimular a criatividade, descontrair e, até, conseguir raciocinar melhor.

5 – Uma boa dose de café é bem-vinda

De uma forma geral, alimentos e bebidas estimulantes são perfeitos para tirar o sono. Entre eles podemos citar o café, guaraná em pó, energéticos, açaí, chocolate preto e chá de gengibre. Eles possuem a capacidade de aumentar a disposição.

Aceleram os batimentos cardíacos, melhoram a circulação sanguínea, consequentemente, diminuindo o sono. Por isso, para manter a disposição, aproveite para ir até a cozinha e tomar um café.

A cafeína te ajudará a driblar o sono, te dará mais energia para seguir no trabalho, pois ela estimula a adrenalina no corpo. Mas não vá achando que você pode beber uma garrafa inteira de café e está tudo bem. É preciso consumir com cautela. Isso porque favorecem doenças cardíacas e dificultam a absorção de cálcio, prejudicando os ossos.

6 – Playlist para animar

Ah, nada melhor do que uma boa música para melhorar nosso humor, não é verdade? E com o sono, não seria diferente. Obviamente, você não vai fazer uma playlist com mantras e músicas calminhas, como ao som de um piano suave. Selecione músicas que te deixem animado, com vontade de dançar, que agitem mesmo!

Assim, se o sono bater, dê play nesta lista e se deixe levar pela empolgação e alegria que as músicas possuem. Só não se esqueça de usar o bom e velho fone de ouvido. Ah, e cantorias no ambiente de trabalho também podem não ser uma boa pedida, não é mesmo?

Algumas estratégias são essenciais para manter o foco.
Desenvolva essa e outras através do Coaching, acesse o link e descubra.

7 – Tire um cochilo rápido

Bom, não durante o expediente em si, claro! Mas ali, logo depois do almoço, por exemplo. Período em que o sono é mais forte. Principalmente se você não conseguiu dormir o necessário durante à noite.

Aproveite aquele sofazinho, ou mesmo um cantinho no refeitório. Você pode fazer um cochilo de 15 a 20 minutos e acordar renovado!

E você, tem alguma dica para espantar o sono no trabalho? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Copyright: pikselstock / Site: https://www.shutterstock.com/pt/g/pikselstock

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010