Como ocupar os primeiros 10 minutos do seu dia

Mulher acordando

Confira 5 práticas simples para exercitar seu bem estar nos primeiros minutos do dia.

Começar o dia bem é fundamental para torná-lo produtivo, aproveitando-o da melhor maneira possível. A sensação mais gratificante é repousar com a consciência tranquila de que conseguimos realizar todas as atividades pretendidas. A cada tarefa cumprida é um passo a mais em direção à realização de nossas metas e objetivos.

No entanto, com a correria do cotidiano acabamos não dedicando os devidos cuidados para potencializar nosso bem-estar. A maioria de nós tem o hábito de iniciar o dia no piloto automático, acordar mal humorado, ansioso e preocupado.

Preenchemos nossos primeiros pensamentos com os inúmeros compromissos a serem realizados até a hora de dormir. Levar o filho na escola, a pauta da reunião, projetos a serem apresentados, consulta médica, contas a serem pagas, entre outros.  Parece que o tempo está voando e os prazos cada vez mais apertados.

Mas o importante é não deixar que o sentimento de incapacidade tome conta de você. Todos nós temos praticamente as mesmas preocupações, o que difere é a forma de geri-las. Continue lendo e confira dicas de como ocupar os 10 primeiros minutos do seu dia! 

Como ocupar os primeiros 10 minutos do seu dia: dicas para começar bem o dia

Como explicamos acima, a forma como começamos o dia se reflete em nossa satisfação e na capacidade de concretizar nossos planos. Veja abaixo dicas de práticas simples que te ajudarão a transformar sua rotina diária utilizando melhor seus 10 primeiros minutos do dia. Confira.

1. Canalize suas energias

Inicie o dia de maneira tranquila, sem pressa. Levante mais cedo do que está habituado para contemplar esse momento tão precioso consigo mesmo. Se você tem uma vista privilegiada, seja na varanda do apartamento ou no quintal de casa, vá até lá e aprecie. 

Veja o nascer do Sol de vez em quando. Se gostar e tiver plantas e flores, regue-as assim que levantar e sinta as boas vibrações que a natureza tem a lhe oferecer. Se tiver um cachorro, brinque com ele. Se tiver filhos, acorde-os calmamente. Abrace seu cônjuge e olhe-o nos olhos, demonstre a felicidade de estar ao lado da pessoa que escolheu para compartilhar a vida.

Perceba que a somatória de pequenos atos é que faz a diferença no decorrer do dia, das semanas e de toda a jornada existencial. Apesar de singelas, no início, essas mudanças de comportamento podem ser desafiadoras.

A zona de conforto às vezes pode ser atrativa. Mas, saiba que seu prazer é momentâneo, enquanto a dedicação de ser uma pessoa melhor lhe proporciona o verdadeiro sentido de realização enquanto ser humano.

2. Assuma o controle

No aspecto mais metódico da questão, o planejamento pessoal e a organização são duas práticas que impactam totalmente suas ações a curto, médio e longo prazo. São elas suas fiéis escudeiras na jornada do autodesenvolvimento contínuo. Te ajudam a ter uma visão mais clara de como você conduzirá seus afazeres dia após dia.

Antes de colocar seus compromissos no papel, uma reflexão é sempre bem-vinda. Pense: o que estou me propondo a fazer está de acordo com meus projetos pessoais e profissionais? A forma como estou preenchendo meu tempo está adequada com o que eu espero conquistar? O que é prioridade para mim neste momento?

Esse é um exercício simples que te ajudará a distinguir as tarefas que verdadeiramente fazem sentido para você. Aquelas que você deverá canalizar suas energias, depositar sua atenção, foco e dedicação para concretizá-las.

Antes de dormir, pegue sua agenda e faça o cronograma do dia seguinte, aproveite ainda para planejar seu final de semana, isso ajudará a aproveitá-lo ao máximo. Ao amanhecer, nos primeiros 10 minutos do dia faça o que estimula seu bem-estar. No último momento, confira seu check-list para iniciar sua jornada de maneira organizada.

3. Gratidão

Lembre-se sempre: agradeça por mais uma nova oportunidade de escrever sua história. A qualidade de seus pensamentos determinam suas escolhas, e, por conseguinte, seus comportamentos. Mente positiva, atitudes positivas. Uma forma de estimular o sentimento de gratidão é relembrar algo bom que aconteceu no dia anterior.

Esse acontecimento pode ser de qualquer tamanho, desde um sorriso de um desconhecido até um aumento de salário. Todos os dias acontecem coisas boas e ruins, para ser mais feliz é essencial olhar para as primeiras com mais atenção.

No caso de acontecimentos negativos, tente focar no quanto eles podem te ajudar a crescer e se desenvolver. Afinal, é através dos erros que podemos aprender e mudar nossos destinos! 

4. Tome café em silêncio

Para aqueles que moram sozinhos ou acordam em um horário diferente do restante da família, essa é uma excelente forma de começar o dia. O silêncio e estar a sós com seus próprios pensamentos pode te ajudar a se tornar alguém muito mais reflexivo. Nesses momentos de pequena solidão é possível ouvir com atenção a sua própria voz interna.

Nos primeiros minutos do seu dia converse consigo mesmo, tente entender quais os sentimentos predominantes nesse momento. Ter esse diálogo com você mesmo te ajudará a desenvolver maior controle sobre as suas emoções. O resultado é ser uma pessoa com mais inteligência emocional. Olhar pela janela enquanto toma seu café sozinho pode promover ainda mais bem-estar.

5. Alongue-se

Outra possível atividade para os primeiros dez minutos do seu dia é se alongar. Além de ser bom para o seu corpo é uma atividade que permite que reflita enquanto a realiza. Durante os movimentos de alongamento você pode e deve pensar sobre o que vai tentar concretizar ao longo do dia. O que vai fazer? Com quais pessoas pretende interagir?

O corpo e a mente devem estar em plena sintonia para favorecer o seu sucesso na empreitada do dia a dia. Você pode intercalar, em um dia começa com um alongamento e no outro com uma meditação. Esses primeiros minutos são decisivos para que você tenha um dia com mais qualidade e possa se sentir bem em médio e longo prazo. 

Gostou de saber como tornar os 10 primeiros minutos do seu dia ainda melhores? Tem alguma dica para acrescentar? Comente abaixo e compartilhe o conteúdo com seus amigos nas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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