Estresse e qualidade de vida no trabalho de um líder

mulher estressada no trabalho

© Depositphotos.com / konradbak Por exigir muita responsabilidade e ter muitas demandas, um cargo de liderança pode ser muito estressante.

Todo mundo sonha em se tornar líder em algum momento de sua carreira. O prazer de possuir um cargo superior e ter autonomia profissional, no entanto, pode afetar diretamente a qualidade de vida e gerar estresse no indivíduo. Isso porque um líder precisa resolver vários problemas ao mesmo tempo, e têm de gerenciar muitos profissionais que dependem de suas ações e decisões.

Um estudo realizado pelo International Business Review (IBR) revelou que os empresários brasileiros encontram-se entre os mais afetados pelo estresse no trabalho — uma reação natural do organismo frente a situações de desconforto. Dentre as principais causas do problema, podemos destacar:

– Não dispor dos recursos ou do tempo necessário;

– Desenvolvimento e retenção de pessoas;

– Exigências físicas do trabalho – carga horária alta, muitas viagens e refeições pouco equilibradas;

– Necessidade de tomar decisões importantes;

– Necessidade de criar e manter relacionamentos com os colaboradores;

– Competitividade entre pares;

– Clientes, quando criam expectativas irracionais ou têm exigências impossíveis;

– Relatórios de baixo desempenho.

Dicas para ter melhor qualidade de vida

Arrume um tempo livre

Um líder geralmente tende a viver somente para o trabalho. Mas a vida não é feita só disso e, portanto, é preciso separar um tempo para fazer as coisas que te dão prazer, como ter um hobby ou curtir o ócio. Esse é um momento para relaxar a mente e se preparar para os próximos desafios.

Contrate bons profissionais

Um dos maiores problemas para um líder é o baixo desempenho da equipe. Para evitar isso, é preciso investir no capital humano e capacitar os profissionais para realizar um bom trabalho.

Desenvolva relações pessoais com seus funcionários

Muitas vezes, as pessoas convivem mais com os colegas de trabalho do que com os familiares. Dessa forma, ter um relacionamento agradável com os funcionários é fundamental para melhorar o ambiente de trabalho, além de eliminar as tensões do dia.

Faça exercícios físicos

A prática de exercícios físicos relaxa o corpo e a mente. Invista em algo que te dê prazer e que te motive a enfrentar os problemas do dia a dia.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Gostou das dicas? Comente e compartilhe-as!



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010