Faça o que for necessário para ser feliz!

Família felizEntenda sobre a importância de buscar pela felicidade

Uma das principais buscas humanas é ser feliz, ou seja, alcançar o grau mais elevado de satisfação em relação a si mesmo e estar pleno com a forma com a qual leva a vida. Para aqueles que acreditam ser altamente complexo tornar-se uma pessoa feliz, convido a continuar a leitura, já adianto que é bem mais simples do que parece. A felicidade mora nos pequenos detalhes e atitudes que você toma para melhorar sua vida e a vida de quem ama.

O que é ser feliz?

Essa é uma pergunta que não possui uma resposta exata, pois tem caráter subjetivo, para cada indivíduo a felicidade está em fatores distintos. Algumas pessoas têm dias felizes quando escutam sua música favorita de manhã, enquanto outras encontram a sensação de plenitude quando conseguem concluir todas as tarefas do seu bloco de notas.

Estou explicando essa subjetividade para te convidar a fazer um exercício de autoconhecimento. Feche seus olhos por um minuto, limpe sua mente e diga para si mesmo quais são as coisas que te deixam mais feliz na vida. Se tiver dificuldade em fazer essa busca pela sua mente, recomendo que tente se lembrar das últimas vezes em que sorriu tentando identificar o ponto desencadeador.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade”

Entenda que cada um é feliz à sua maneira

A pequena “investigação” que propus acima tinha como objetivo te ajudar a entender que cada indivíduo é feliz de maneiras diferentes, pois são elementos distintos que desencadeiam essa sensação de felicidade. Conhecer as suas facetas mais profundas te ajudará a ter um plano mais eficiente para buscar pela sua satisfação. Afinal, como pode alguém fazer todo o necessário para ser feliz se nem sabe o que o faz feliz?

Você tem feito tudo para ser feliz?

A segunda questão que deve ser respondida por meio de um olhar mais profundo para dentro de si mesmo diz respeito a quanto você tem se empenhado em buscar a sua felicidade. Levando em considerando as coisas que identificou como as desencadeadoras do seu contentamento, será que tem feito tudo para se sentir mais satisfeito consigo mesmo?

Para que fique mais claro vou dar um exemplo prático, imagine que João fez esse teste e identificou que uma das coisas que mais o faz feliz é desenhar em suas horas vagas. Contudo, ele não é muito organizado com suas tarefas domésticas e de trabalho, tendo pouquíssimo tempo para se dedicar ao seu hobby de desenho. A conclusão a que se chega é que ele não está fazendo tudo o que é necessário para ser feliz.

No contexto desse exemplo, é importante que João se dedique a organizar a sua rotina em casa e com as tarefas do trabalho, de maneira que possa concluí-las mais rapidamente e, finalmente, tenha tempo livre para desenhar. Embora pareça algo absolutamente óbvio, pode passar despercebido por um longo período para o indivíduo que está dentro da rotina caótica que o impede de ser feliz.

Agora é a sua vez, pense a respeito de como você se esforça para realizar cotidianamente aquilo que gera sua verdadeira felicidade. Você tem feito todo o possível para ter tempo de qualidade com foco em ser feliz?

Quer eliminar hábitos tóxicos da sua vida?

Preencha AGORA o formulário para saber como!

logo detox branca

7 Dicas poderosas de ser mais dedicado à sua própria felicidade

Dedicar-se a ser feliz é essencial para se tornar mais realizado e, também, para ser alguém melhor para aqueles que te rodeiam. Pensar a respeito de sua própria felicidade não é, nem de longe, ser egoísta, muito pelo contrário. Quanto mais você for feliz, melhor será para aqueles que precisam da sua ajuda. Com isso em mente, confira a lista que elaborei abaixo de como você pode se dedicar mais a ser feliz.

1 – Não tenha medo de dizer “não”

Um dos principais motivos de insatisfação e infelicidade na vida das pessoas é ter que fazer algo que realmente não querem. Geralmente, essas situações acontecem devido à falta de capacidade de dizer simplesmente não para um pedido de alguém querido. Pessoas bem resolvidas não têm problema em se recusar a fazer qualquer coisa, pois compreendem que isso não reflete de forma alguma um não comprometimento com os demais.

2 – Tenha sua satisfação como prioridade

Novamente ressalto que pensar na sua felicidade não faz de você uma pessoa egoísta e sim dedicada a ser a sua melhor versão para si e as pessoas que estão à sua volta. Então, quando se encontrar em uma situação em que precise fazer uma escolha, sendo que uma das opções te dará satisfação, mas implicará em menos satisfação para outra pessoa, não tenha medo de seguir pelo primeiro caminho. Obviamente, existem situações especiais, em que é importante fazer concessões, mas de maneira geral procure se colocar como prioridade.

3 – Aprenda a ceder

Nos dois tópicos acima expliquei que é importante aprender a dizer não e focar naquilo que é prioridade para você, contudo, existem alguns momentos na vida em que é essencial saber ceder. Quando falo sobre ceder estou me referindo a abrir mão de algo para satisfazer outra pessoa, por mais curioso que pareça, aí pode residir uma grande felicidade.

Algumas pessoas demoram para ter essa percepção e outras nunca a alcançam, mas pode ser bastante satisfatório ver o sorriso no rosto daqueles que são especiais para você. Quando se ama de verdade alguém ou simplesmente se sente reconfortado por ajudar um semelhante, é possível ser feliz ao agir em prol do outro.

4 – Tenha seu código de valores

O título desse artigo diz para você fazer o que for necessário para ser feliz, porém, deve ficar claro que, dentro desse contexto, também está inserido respeitar os seus valores morais. Pessoas que não têm um padrão ético para agir e buscar sua realização, não conseguem usufruir da felicidade que tanto almejam porque têm sempre a lembrança de não terem sido realmente honestas.

Uma dica é ter bem claro para si mesmo qual é o seu código de valores, ou seja, quais são os limites que não podem ser ultrapassados para realizar as suas conquistas. Além de questões básicas, como não passar por cima de outras pessoas, você pode adicionar questões pessoalmente relevantes, como ser um bom amigo, por exemplo. Como já foi dito, a felicidade mora em pequenos detalhes e pode ser encontrada de maneira diferente para cada indivíduo.

5 – Organize a sua vida

Muitas pessoas ainda não conseguem ser plenamente felizes pelo simples fato de que não conseguem organizar as suas vidas. Lembra do exemplo do João que citei acima? O número de indivíduos que deixa de fazer coisas que lhes dariam satisfação porque não se planejam é inacreditável. Seja sincero consigo mesmo e identifique como você está nesse quesito.

Ter uma agenda física ou anotações em um aplicativo de notas para te ajudar a concluir todas as suas tarefas em um tempo adequado pode ser um primeiro passo. Conforme o tempo for passando, você irá desenvolvendo seu senso de responsabilidade e aprenderá a identificar como ter uma vida mais equilibrada entre as suas obrigações e sua vida pessoal. Para ser feliz não basta fazer apenas aquilo que se gosta, você deve estar pronto para cumprir suas obrigações, podendo então se sentir livre.

6 – Fuja da procrastinação

Uma das principais inimigas da felicidade é a procrastinação, passar um longo tempo sem fazer nada produtivo e enrolando para começar a tarefa que precisa concluir é uma forma de se sentir menos contente. Observe que quanto mais você procrastinar, mais tempo ficará preso na atividade que está tendo dificuldades para concluir, pois enquanto não a resolve não pode deixá-la para trás.

A dica nesse caso é perceber quais são os momentos em que mais procrastina e quais são os estímulos que te levam a esse comportamento. A partir desse entendimento, você conseguirá ter mais atenção para não entrar no looping de ter tanta coisa para fazer que acaba não fazendo nada. Quando se tornar mais produtivo, perceberá que isso ajuda a potencializar a sua felicidade porque permitirá que chegue aos resultados que deseja, enxergando a si mesmo com mais satisfação.

7 – Seja autocrítico

Uma das atitudes mais impactantes para ser uma pessoa feliz de verdade é aprender a ser crítico de si mesmo. Avalie seus comportamentos para compreendê-los com mais clareza e, assim, poder saber quando precisa sair de um caminho e se posicionar em outro. Pode não ser fácil admitir que comete uma série de erros e encontrar uma maneira diferente de agir, mas com paciência e determinação perceberá o quanto é positivo se autoavaliar.

A autocrítica permite fazer um exercício intenso de autoconhecimento e amadurecimento. Pessoas maduras não se deixam abalar por qualquer coisa e isso fortalece sua capacidade de ser plenamente feliz. A felicidade é um conjunto de fatores que corrobora para que você esteja de bem consigo mesmo. Assim, nenhuma crítica será tão afiada a ponto de te machucar indefinidamente.

Gostou de saber mais sobre como fazer o necessário para ser feliz? O que você tem feito para buscar a felicidade em sua vida? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o artigo em suas redes sociais!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010