Mudança de Hábitos: chegou a hora de aprender a ser feliz na vida

mudanca-de-habitos-chegou-de-aprender-a-como-ser-feliz-na-vida
Nossa vida é composta por hábitos bons e ruins, porém, por serem realizados de forma consciente, todos podem ser mudados ou extintos. Saiba mais!

A vida de todo ser humano é embasada em hábitos, que são ações que repetimos cotidianamente e facilitam a nossa vida. Assim como existem hábitos bons, também existem os ruins, porém, por serem realizados de forma consciente, podem ser mudados ou extintos.

Qualquer pessoa tem algum mau hábito e muitas vezes, não é fácil deixá-lo para trás. A primeira máxima para reverter tal situação é o indivíduo compreender que possui um hábito ruim, depois, identificar qual é o gatilho que o provoca e que recompensa ele causa quando é realizado.

Depois dessas etapas, a pessoa deve criar uma rotina positiva para controlar o mau hábito. Porém, todo esse processo não é uma tarefa fácil, o indivíduo precisa de muita motivação e determinação para que a mudança seja realizada, traçar planos, estipular prazos, etc. Mas afinal, como tornar tudo isso possível?

Continue a leitura para entender melhor como a mudança de hábitos pode acontecer e quais são os seus benefícios para uma vida mais feliz.

Importância da mudança de hábitos para ser feliz

Ao longo da vida vamos adquirindo uma série de hábitos, alguns bons e outros nem tanto. Praticar atividades físicas, gerenciar as finanças, se planejar para alcançar objetivos são exemplos de hábitos positivos, que agregam para a saúde, felicidade e realização.

Por outro lado, temos costumes ruins, como o sedentarismo, o descontrole financeiro e a falta de direcionamento e atitude para alcançar o que se deseja. Esses hábitos levam um indivíduo a se sentir desanimado e acreditar que é incapaz de ir além.

A única forma de sair de uma situação como essa é decidindo mudar. Afinal, quando se trata de hábitos de vida ninguém pode agir em seu lugar. Cada um é responsável pelas próprias ações e deve verdadeiramente fazer a escolha de transformar a própria rotina.

Por mais desafiador que seja mudar hábitos, é um passo que tem como recompensa uma vida mais organizada, leve e feliz. Inclusive, é importante lembrar que sempre é tempo de dar esse passo, não importa quantos anos passou vivendo de outra forma.

Quer saber como está a sua felicidade nas áreas: profissional, pessoal, qualidade de vida e relacionamento?
Clique aqui e faça nosso teste.

Coaching na mudança de hábitos e alcance da felicidade  

Nossos hábitos e comportamentos ditam nossa personalidade e as crenças e valores que a compõem. Nesse sentido, é necessário que a pessoa aceite tal mudança, para assim conseguir extinguir o mau hábito da sua vida. Essa alteração na vida do indivíduo traz inúmeros benefícios e melhorias, além de tornar possível o alcance da felicidade.

Quando deixamos para trás algum hábito ruim, o verdadeiro estado de felicidade é encontrado e, assim, através de muita motivação e foco, conseguimos crescer e nos desenvolver em todas as áreas da nossa vida.

A metodologia de Coaching, através de técnicas e ferramentas comprovadas, proporciona ao cliente (coachee), autoconhecimento, identificação de suas habilidades e pontos de melhoria, eliminação de comportamentos nocivos, desenvolvimento de metas e objetivos, quebra de crenças limitantes, entre outros benefícios.

Essa mudança de ações e pensamentos é capaz de provocar modificações de hábitos, fazer com que a pessoa não os repita, e, assim, potencialize suas competências. Isso gera novos resultados e, consequentemente, permite que o indivíduo alcance a felicidade, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Para que essa mudança de hábitos ocorra verdadeiramente, é preciso que o coachee tenha comprometimento, esteja motivado, focado e não desista nos primeiros obstáculos.

Dessa forma, o Coach será capaz de auxiliá-lo da melhor forma possível ao longo do processo. A partir daí, a pessoa dá o primeiro passo em sua nova maneira de viver e, assim, será capaz de alcançar a felicidade que tanto deseja.

7 Dicas para promover uma mudança de hábitos em sua vida

Está motivado a promover uma mudança de hábitos em sua vida? Saiba que, além de investir em Coaching, você pode e deve adotar algumas ações em seu dia a dia para ajudar nessa transformação. Confira as dicas!

1. Liste os hábitos que deseja mudar

Em primeiro lugar, comece listando os hábitos que deseja mudar. Crie uma lista mesmo, anotando em um bloco de papel. Esse exercício é ótimo para se conhecer melhor e começar a traçar um plano para a mudança.

2. Identifique o que gera cada um deles

Com a lista de hábitos que deseja mudar em mãos, chega o momento de identificar o que gera cada um deles. Por exemplo, você tem o hábito de comer alimentos processados porque não tem tempo de cozinhar e acha caro comer em um restaurante. Registre essa informação.

3. Encontre soluções para cada causa

O passo seguinte é encontrar soluções para cada mau hábito. Retornando ao exemplo anterior, uma solução seria separar um dia da semana para preparar receitas rápidas e congelar para consumir nos próximos cinco ou sete dias.

Acredite, para cada obstáculo que encontra para não mudar um hábito existe uma solução. Nem sempre elas serão fáceis como no exemplo, entretanto, com organização e força de vontade você irá chegar lá!

4. Substitua o hábito ruim por um bom

Mais fácil do que simplesmente eliminar um hábito é substituí-lo por uma ação positiva. Observe alguns exemplos:

  • Praticar uma atividade física quando se sentir ansioso e costumava fazer compras;
  • Comer uma fruta em vez de exagerar nos doces;
  • Ler um livro em vez de ficar horas nas redes sociais.

5. Comece com mudanças simples

Não dá para querer mudar toda a sua rotina de uma hora para outra. Para que as mudanças sejam sustentáveis, elas precisam ser gradativas. Portanto, escolha um ou dois hábitos para mudar por vez, sempre começando devagar, mas, claro, sem parar.

6. Seja paciente consigo mesmo

Ao longo do processo é natural que tenha recaídas, afinal, passou anos agindo de uma forma e agora está começando a mudar. Se isso acontecer, não se culpe, simplesmente retorne de onde parou e siga em frente.

7. Recompense sua dedicação

O cérebro humano funciona na base da recompensa, então, use isso estrategicamente no seu projeto de mudança de hábitos. Lembrando que não significa que irá se recompensar com um hábito ruim, certo?

Se, por exemplo, se exercitar três vezes na semana conforme planejou, no sábado poderá acordar um pouco mais tarde. Defina recompensas que façam sentido para você e, claro, que não sejam prejudiciais.

E você, reconhece algum hábito nocivo que o impede de alcançar a felicidade plena? O que tem feito para reverter tal situação? Comente abaixo e compartilhe o conteúdo nas redes sociais!

Copyright:  Evgeny Atamanenko

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds