Quais os riscos da falta de repouso?

mulher com falta de repouso

Confira quais são as consequências geradas pela falta de repouso.

O ser humano tem algumas necessidades básicas e fundamentais, como se alimentar, ingerir água e repousar. O descanso é fundamental para todos nós e não pode ser ignorado. A falta de repouso adequado pode trazer muitos riscos, incluindo para a saúde, relacionamentos e, também, para o desempenho profissional.

Uma pessoa que não recupera suas energias não consegue ser produtiva, se desenvolver e, consequentemente, alcançar seus objetivos. A curto prazo, parece que deixar de dormir para trabalhar ou estudar parece uma boa ideia. Entretanto, conforme o tempo passa, os problemas começam a surgir.

Siga a leitura para saber quais são os riscos que a falta de repouso oferece, além de conferir dicas para descansar e repor suas energias.

[php_everywhere instance=”2″]

10 Riscos de falta de repouso e de sono adequados

Se você é uma pessoa que está o tempo todo pensando em trabalho e pausa durante pouco tempo para repousar, é melhor ligar o sinal de alerta. Veja, a seguir, uma lista com uma série de riscos que a falta de repouso pode oferecer.

1. Aumenta as chances de acidentes

Como o repouso é uma necessidade, a privação de sono pode fazer com que uma pessoa perca a atenção ao realizar determinadas atividades, aumentando as chances de acidentes. Dirigir um carro, operar uma máquina, ter um trabalho que envolve outras vidas, como em um centro cirúrgico, são alguns exemplos de situações que demandam muita atenção. A falta dele pode resultar em grandes tragédias.

2. Prejudica os processos cognitivos

O sono tem um papel muito importante para o bom funcionamento dos processos cognitivos. Por isso, uma pessoa que não tem repousado o suficiente, pode se mostrar lenta para compreender certas coisas. A atenção, o estado de alerta, a concentração, o raciocínio e a capacidade de resolução de problemas estão entre as funções mais afetadas.

3. Pode levar a sérios problemas de saúde

Distúrbios graves do sono que se prolongam podem aumentar as chances de desenvolvimento de uma série de problemas de saúde. Alguns dos mais graves incluem: insuficiência cardíaca, ataque cardíaco, AVC, hipertensão e diabetes. De acordo com pesquisas, 90% das pessoas que sofrem com a insônia possuem outro problema de saúde.

4. Promove queda da libido

Indivíduos com privação de sono tendem a se mostrar com a libido baixa. A falta de energia, sonolência e aumento do estresse podem ser os principais culpados pelo desinteresse sexual. A longo prazo, esse problema pode levar a desentendimentos e crises no casamento.

5. Pode contribuir para o desenvolvimento de um quadro de depressão

Com o passar do tempo, a falta de repouso e sono adequados pode contribuir para o desenvolvimento de depressão. O distúrbio do sono mais associado com quadros depressivos é a insônia, assim, um problema se alimenta do outro. A pessoa não dorme porque está deprimida e fica cada vez mais deprimida exatamente por não dormir.

6. Provoca o envelhecimento da pele

A expressão “sono da beleza” tem fundamento científico, pois o repouso também contribui para que a pele se mantenha viçosa e saudável. A insônia crônica faz com que a pele perca seu brilho natural, além de provocar olheiras marcadas. Portanto, se deseja se manter jovem por mais tempo, lembre-se de, além de usar bons cosméticos, prezar pela qualidade do sono.

7. Prejudica a memória

Existe um tipo de evento cerebral chamado de ondas agudas, que são os responsáveis por consolidar a nossa memória. Essas ondulações transferem as informações aprendidas do hipocampo para o neocórtex do cérebro, que é onde as memórias de longo prazo são armazenadas.

Acontece que essas ondas ocorrem principalmente durante os níveis mais profundos de sono. É por isso que pessoas que dormem pouco ou sofrem de insônia têm a sua capacidade de memorização prejudicada.

8. Pode fazer com que ganhe peso

O nosso corpo foi feito para repousar cerca de um quarto do dia. Assim, as refeições são distribuídas ao longo das dezesseis horas restantes e nos mantemos nutridos. Quando uma pessoa permanece mais tempo acordada, acaba vendo sua fome aumentar, o que pode resultar em ganho de peso.

9. Pode aumentar o risco de morte

Uma pesquisa realizada por pesquisadores britânicos concluiu que padrões de sono irregulares afetaram a longevidade de mais de dez mil trabalhadores ao longo de vinte anos. Os resultados mostraram que aqueles que reduziram as horas de sono de sete para cinco dobraram o risco de falecimento por diversos tipos de causas. Um tipo de causa em particular com maior incidência foram as doenças cardiovasculares.

10. Prejudica o julgamento

Como se pode ver, a falta de repouso afeta significativamente a nossa capacidade de pensar, o que impacta também no julgamento sobre os cuidados que devemos ter com nossa saúde. Uma pessoa que está passando por essa situação pode ter dificuldades de reconhecer que está enfrentando um problema e que precisa mudar seus hábitos.

Dicas para fazer do repouso adequado parte da sua rotina

Se você percebeu que não está repousando o suficiente, existem algumas medidas que poderão te ajudar a reorganizar sua rotina e dormir o suficiente para evitar todos os riscos citados até aqui. Veja quais são essas medidas e prepare-se para colocá-las em prática o quanto antes.

  1. Defina horários para realizar suas atividades, incluindo se deitar e se levantar.
  2. Crie um ritual do sono para realizar todas as noites cerca de 30 minutos antes de se deitar, como usar uma luz mais baixa, evitar telas (TV e celular), acender uma vela aromática, ler um livro e o que mais te ajudar a relaxar.
  3. Ingerir um chá relaxante antes de se deitar, como camomila, erva-cidreira, valeriana, entre outros.
  4. Tirar relógios do ambiente de dormir, pois, se perder o sono poderá se sentir ansioso ao ver as horas, dificultando ainda mais o relaxamento.
  5. Deixar o ambiente o mais agradável possível, como colchão e travesseiro confortáveis, cobertor adequado ao clima, cortinas que vedem a luz externa e sem ruídos.

Agora que já sabe a importância do repouso para uma vida saudável e plena, comece o quanto antes a colocar essas dicas em prática. Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para levar a informação adiante!

Imagem: Por Tomsickova Tatyana

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010