Qualidade de vida emocional e inteligência emocional no trabalho

Equipe de trabalho com rostos sorridentes na frente de seus rostos

Conquistar qualidade de vida no trabalho é fundamental para a vida de qualquer profissional, uma vez que a maioria das pessoas passa boa parte do dia no trabalho.

Como está a sua vida profissional? Você se sente realmente feliz em seu ambiente de trabalho, com os seus colegas e superiores? Em uma escala de 0 a 10, quanto você se sente realizado com o cargo que executa atualmente dentro da empresa em que trabalha?

Ter uma boa qualidade de vida no trabalho é fundamental para a vida de qualquer profissional. A maioria das pessoas passa grande parte do dia no local de trabalho, convivendo com diferentes pessoas, ambientes, demandas e processos. Tudo isso, se não for vivenciado de maneira positiva, pode gerar desgastes físicos e emocionais, como a desmotivação, a insatisfação, o estresse, a depressão, entre outros malefícios.

Neste artigo, você vai compreender melhor a importância da qualidade de vida no trabalho e conferir algumas sugestões para que isso seja possível. Dessa forma, siga em frente e tenha uma boa leitura!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Uma questão de equilíbrio

Conquistar equilíbrio, bem-estar e harmonia na vida profissional deve ser um exercício diário de automotivação e autodesenvolvimento contínuo e constante. Dessa forma, o trabalho passará a ser visto como um benefício e uma oportunidade de crescimento, e não como um peso desgastante, que prejudica a vida profissional e a vida pessoal.

Vale lembrar que esses dois lados da vida caminham totalmente juntos, de modo que, se um não vai bem, o outro tende a ir pelo mesmo caminho. Daí a importância cada vez maior de procurar recursos que potencializem e tragam equilíbrio para as duas áreas.

É comprovado que os sentimentos influenciam diretamente na sua produtividade. Clique aqui, faça o nosso teste e descubra qual o seu nível de felicidade!

Como conquistar qualidade de vida emocional no trabalho?

Adquirir um dia a dia de qualidade de vida no ambiente profissional é um processo contínuo, que é resultado de diferentes atitudes. Na sequência, você vai conferir 6 delas, que precisam ser adotadas todos os dias. Que tal colocá-las em prática? Confira!

1. Desenvolva a sua inteligência emocional

A inteligência emocional é um dos principais aspectos para conquistar qualidade de vida no trabalho. Isso ocorre porque saber administrar as próprias emoções é fundamental para que o profissional não se deixe abater pelos problemas, estresses, desgastes e frustrações do dia a dia. Além disso, ser emocionalmente inteligente significa reconhecer e lidar não apenas com as próprias emoções, mas também com as emoções dos outros, o que favorece uma convivência empática e harmoniosa.

A inteligência emocional auxilia, ainda, a separar os problemas profissionais dos pessoais e vivenciá-los apenas durante o horário do expediente. Isso evita que os sentimentos negativos do ambiente corporativo interfiram na vida pessoal e no tempo de descanso.

2. Não leve trabalho para casa

Essa é uma dica importantíssima para qualquer profissional, mas principalmente para aqueles que não conseguem se desligar totalmente do trabalho e acabam levando tarefas para executar em casa.

É essencial lembrar que, além da carreira, você também tem uma vida pessoal e que é preciso dar tempo e espaço para cada coisa para estar bem consigo mesmo. Dê total prioridade ao seu trabalho durante o horário de expediente e, após isso, é o seu tempo de lazer e descanso — que deve ser ocupado com outras atividades que promovam prazer e satisfação pessoal, como praticar exercícios físicos, ficar com a família, relaxar a mente e ter uma boa noite de sono.

3. Seja apaixonado pelo que faz

“Escolha um trabalho que você ame e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida”. Confúcio. A frase dita por esse famoso pensador já demonstra exatamente a sensação de se trabalhar com algo que traga prazer e satisfação. Por isso, procure trabalhar em algo de que realmente goste. Não faz sentido trabalhar com processamento de dados se a sua paixão é a arquitetura.

Infelizmente, contudo, devemos considerar a realidade do nosso país, que não permite que todos trabalhem com aquilo que amam. Por isso, busque tirar proveito positivo das situações e absorva para a sua vida apenas o que for bom e que sirva de aprendizado. Mesmo que você não tenha o emprego dos sonhos, foque nas amizades, nos conhecimentos adquiridos e na sua importância para o mundo. Alguma diferença você faz!

4. Organize-se

Pessoas desorganizadas tendem a perder qualidade de vida, seja no trabalho, seja na vida pessoal. Sendo assim, mantenha os seus objetos de trabalho arrumados, de modo que você os encontre facilmente sempre que deles necessitar. O mesmo vale para os arquivos digitais. Separe-os em pastas organizadas para que você saiba direitinho onde está o que você precisa.

Além disso, tenha uma agenda. Por meio dela, você poderá listar as suas tarefas e compromissos, definido os melhores dias e horários para a sua realização. A organização e o planejamento beneficiam não apenas a sua produtividade no trabalho, mas também reduzem o estresse, a ansiedade e o medo de se esquecer de algo.

5. Conviva bem com as pessoas

Ter um bom convívio com os colegas de trabalho é um importante fator motivacional, além de ser uma questão relevante na qualidade de vida no ambiente profissional. Sendo assim, trate a todos sempre com educação, respeito e cordialidade. Além do mais, entenda que as divergências em assuntos profissionais são comuns, de modo que quando alguém discordar de você, não vale a pena levar a questão para o lado pessoal.

Preze pela harmonia em suas relações. Converse com as pessoas durante as pausas e almoços, permita-se conhecê-las melhor. Quem sabe nesse meio não surgem grandes amizades, que aliviam as dificuldades do dia a dia, não é mesmo?

6. Tenha momentos de relaxamento na sua rotina

Por fim, ao chegar em casa, coloque um ponto final no seu dia de trabalho. Passe um tempo de qualidade com a sua família, com os seus amigos, com o seu animalzinho de estimação etc. Inclua em seu dia a dia atividades que lhe deem prazer e que o ajudem a liberar o estresse.

Faça uma caminhada pelo bairro, frequente a academia, tenha um hobby, medite, ore, ouça as suas músicas favoritas, assista a um filme divertido com a família, leia um livro bacana, enfim, relaxe e divirta-se. Além disso, sempre que sentir que você está sofrendo muito por falta de qualidade de vida no trabalho, não hesite em procurar ajuda. Converse com médicos e psicólogos, antes que essa insatisfação se torne um transtorno de ansiedade ou uma depressão, por exemplo.

A qualidade de vida no trabalho, portanto, é um fator diretamente associado à inteligência emocional dos indivíduos, que é desenvolvida em um somatório de pequenas atitudes adotadas no dia a dia. As 6 dicas acima são apenas algumas sugestões e, certamente, há muitas outras que impactam positivamente a sua vida profissional. Aqui no blog, por exemplo, sempre compartilhamos dicas do tipo!

E você, querida pessoa, tem colocado em prática as dicas acima? Tem mais alguma recomendação que você gostaria de dividir com os outros leitores do blog? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas recomendações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63