Trabalho – Lazer – Descanso – 7 Dicas que vão te ajudar a equilibrar a sua vida

Mulher trabalhando em frente a praia

Veja 7 dicas para te ajudar a alcançar o equilíbrio para a sua vida.

Conseguir equilibrar trabalho, lazer e descanso é essencial para quem deseja ter uma vida mais saudável e plena. Muitas pessoas acham que é uma missão impossível alcançar a harmonia entre essas três esferas fundamentais. No entanto, com algumas mudanças práticas no dia a dia é possível se dedicar às atividades profissionais, se divertir e descansar para recomeçar motivado. 

A busca pela ascensão profissional não deve concorrer com a sua diversão e o merecido descanso. Lembre-se de que o seu bem-estar físico e mental se reflete na qualidade das atividades que realiza. Para ajudar aqueles que têm dificuldades em alcançar esse equilíbrio, listamos 7 dicas imprescindíveis para equilibrar a vida pessoal e a profissional. 

Equilíbrio entre trabalho, lazer e descanso: 7 dicas essenciais

Dedicar-se ao trabalho, se divertir e descansar é fundamental para quem busca ser bem-sucedido e feliz. Esses três componentes da vida não devem ser entendidos como elementos que concorrem entre si pela sua atenção.

São três esferas complementares, que quando em equilíbrio, estimulam o seu crescimento pessoal e profissional. A seguir listamos 7 dicas para te ajudar a alcançar o equilíbrio para a sua vida. 

1. Pratique atividades físicas

A prática de atividades físicas com frequência contribui para a sua saúde mental e física. Caso você não tenha disponibilidade de tempo diariamente para essas atividades, pode reservar três dias da sua semana para se exercitar por pelo menos uma hora. O ideal é optar por uma modalidade que goste de verdade. Não subestime o poder da endorfina e da serotonina para tornar sua vida mais leve e gratificante. 

Você pode optar por frequentar uma academia ou mesmo caminhar perto da sua casa. Há inúmeras possibilidades que ajudarão a tornar a sua vida mais leve e divertida. Além de ser bastante positivo para o corpo, exercícios físicos contribuem para dar mais leveza para a mente. 

2. Dê atenção à sua saúde mental

Os cuidados com a saúde mental são tão importantes quanto os cuidados com a saúde física. Quando você não está equilibrado por dentro, dificilmente ficará equilibrado por fora. O ideal é cultivar hábitos de vida saudáveis para salvaguardar o seu psicológico. A rotina atribulada tem feito com que cada vez mais pessoas desenvolvam quadros de ansiedade e depressão.

Ressaltamos que essas doenças têm tratamento, o que pode contribuir para uma convivência mais harmônica com essas condições ou até mesmo a sua cura. Busque ajuda qualificada e invista em jornadas de autoconhecimento para entender as suas dores e alegrias. 

Assim como é importante dedicar algum tempo para atividades físicas, é válido se dedicar para atividades que lhe façam bem. Ler, ouvir música, conversar com os amigos, assistir séries e filmes são excelentes possibilidades. Práticas que ajudam a expandir a sua mente são determinantes para ser mais feliz.

3. Tenha momentos de relaxamento

Para que seu trabalho renda mais, é interessante fazer pausas programadas ao longo do dia para descansar sua mente. Entenda que ninguém é produtivo o tempo todo se não tem períodos para relaxar. Fazer intervalos entre as atividades é imprescindível para seu cérebro descansar e fugir de potenciais picos de estresse. 

Uma forma de administrar seu tempo é utilizar a técnica Pomodoro. Basicamente, você estipula 15 minutos de descanso para cada duas horas de trabalho. A ideia é não sobrecarregar o seu cérebro de maneira a não ficar tão ansioso e estressado. 

4. Tenha um tempo para passar com a família e os amigos

Passar um tempo com familiares e amigos queridos funciona como uma verdadeira recarga da sua bateria. Então, se programe para ter um tempo para passar com quem importa para você. Pode ser almoços de domingo, um barzinho na sexta à noite, uma reunião em casa. Manter os laços com essas pessoas é importante para alcançar a plenitude. 

No momento reservado para interagir com amigos e familiares é essencial que eles sejam a sua prioridade. Para o ser humano é importante interagir com as pessoas próximas para estabelecer vínculos de amizade e afeto. Esses vínculos potencializam a capacidade criativa em diferentes esferas da vida. 

5. Desenvolva bons relacionamentos 

Respeito, amor e confiança são as bases de relacionamentos saudáveis com familiares e amigos. O peso do aspecto sentimental na vida das pessoas é bastante grande. Mantenha-se perto de quem estimula coisas boas em você, pessoas com quem tem afinidades. Estar cercado de pessoas leves e divertidas é essencial para fazer da sua vida mais equilibrada. 

6. Cuide do seu sono

Quem diz que dormir é perda de tempo está completamente equivocado. O sono é essencial para a saúde física e mental. É durante esse período de repouso que as funções fisiológicas são reorganizadas. O corpo necessita desse tempo para se recuperar da tensão do dia anterior. Para muitas pessoas, a hora de dormir é problemática devido a distúrbios do sono.

Não ter boas noites de sono leva a sérios problemas de saúde, como a sensação constante de sonolência, aumento do apetite, dificuldade de concentração e memória, entre outros. Em casos de privação do sono constante há a possibilidade do desencadeamento de doenças cardiovasculares, hipertensão, câncer, depressão e diabetes. 

Porém, boa parte dos casos de dificuldade para dormir pode ser resolvida com a mudança de alguns hábitos. Evite usar o celular na cama antes de dormir, não deixe a TV ligada, evite fazer refeições pesadas perto da hora de dormir, durma em um local silencioso e escuro.

Se o problema ainda assim não for resolvido, é importante buscar ajuda médica. A dificuldade para dormir pode ser motivada por problemas clínicos mais sérios. 

7. Tenha uma alimentação balanceada

Uma alimentação equilibrada é aquela que conta com porções adequadas de proteínas, carboidratos, vitaminas, gorduras, sais minerais e fibras. Alimentos industrializados se caracterizam por terem poucas propriedades nutritivas e serem ricos em sal, lipídios e gorduras trans. 

O consumo de frutas entre as refeições e a mudança para um cardápio mais saudável são excelentes opções de mudanças. Investir em alimentos de qualidade é uma forma de investir na sua saúde em médio e longo prazo.

Com essas 7 dicas você conseguirá maior equilíbrio entre o trabalho, o lazer e o descanso!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds