Qual a melhor maneira de lidar com uma decepção amorosa?

Mulher segurando um coração partido

Veja como lidar com uma decepção amorosa.

A decepção amorosa faz parte da vida e quem ainda não passou por uma certamente irá se deparar com esse revés em algum momento. Quando alguém passa por uma desilusão de ordem emocional, é natural se sentir frustrado, com raiva e até pensar que fracassou. Algumas pessoas somatizam e têm sintomas físicos, como falta de ar e dores no peito. 

Cada indivíduo tem as suas próprias reações diante de uma decepção no amor. Contudo, o que deveria ser comum para todos é o desejo de superar essa situação. O sofrimento vivido não pode se tornar um empecilho para buscar a felicidade em outro porto seguro.

Saber lidar com essa situação é determinante para o amadurecimento e para a construção de uma base sólida. Continue lendo para entender qual é a melhor forma de lidar com esse desconforto emocional. 

O que é uma decepção amorosa?

É importante entender que uma decepção amorosa é diferente de términos de relacionamentos comuns. Quando existe o fator decepção na equação se gera um grande desconforto de ordem psicológica que pode sair da esfera emocional e afetar até a saúde física. 

Tamanho sofrimento se dá porque geralmente houve um grande investimento afetivo no relacionamento amoroso. Após a compreensão de que tudo escapou do imaginado, tem início um processo de luto por tudo o que foi sonhado e planejado. 

Relações amorosas tendem a criar expectativas que são nutridas pela pessoa amada. Contudo, a decepção suplanta qualquer possibilidade de concretização desses planos.

Qual é a melhor maneira de lidar com uma decepção amorosa?

Aceitar e entender o que levou a decepção amorosa é determinante para lidar bem com toda a situação. A seguir iremos explicar melhor quais são as atitudes mais indicadas para desenvolver um bom processo de superação da dor. Somente com a busca pela cura dos sentimentos ruins é possível se abrir para novas relações no futuro.

1. Faça uma análise crítica do relacionamento

O primeiro passo para deixar no passado uma decepção amorosa é analisar sob o viés crítico o relacionamento. Não idealize e nem atribua culpas inexistentes ao ex-parceiro.

Nessa análise, por mais difícil que seja, deixe os seus sentimentos silenciados. Por que a relação terminou? Já havia sinais de que algo não estava bem? Quando vocês perceberam que as coisas não estavam como deveriam? Quais foram os problemas mais difíceis de manejar? 

2. Aceite e assuma seus erros e responsabilidades

Quando uma relação importante não dá certo, a tendência é culpar o outro pelo término. Contudo, geralmente esse resultado é obtido pela soma dos dois fatores. Após a análise sugerida no primeiro passo, você terá um panorama mais claro do que levou a relação ao fim. Revise fatos, brigas e desentendimentos, assumindo assim os seus erros e responsabilidades.

Reflita sobre o que você poderia ter feito de diferente e se tem algo que pode melhorar. Experiências difíceis como aquelas que culminam em decepções amorosas deixam ensinamentos. As pessoas podem e devem usar esses momentos de fragilidade para olhar para dentro de si de forma crítica. Quando você melhora para si também melhora para o mundo. 

3. Mantenha-se ocupado

Analisar e reconhecer sua contribuição para a decepção amorosa é importante. Porém, trabalhar para esquecer o sofrimento também. Viver o luto pela relação não deve significar ficar preso num círculo vicioso de culpa e sofrimento. Ocupar a mente é primordial para não pensar mais no fim do relacionamento. Ficar em casa esperando que a dor passe não é necessariamente a melhor abordagem. 

Envolver-se em projetos e novos interesses pode ser uma forma de focar sua atenção em algo mais produtivo. Aproveite esse momento para fazer algo importante para sua vida, como voltar a estudar, iniciar um negócio, fazer um curso de idiomas, entre outros. Um novo hobby também é válido para ocupar sua mente. 

Atividades físicas também são interessantes para ajudar nesse processo de recuperação de uma decepção amorosa. Exercícios ajudam na liberação de boas doses de serotonina, uma substância essencial para o aumento da sensação de prazer. 

4. Esteja cercado de pessoas alegres

Quando se está passando por um momento difícil, é importante se cercar de pessoas alegres. Se você passar longos períodos desabafando com pessoas que veem a vida sob uma perspectiva pessimista pode não identificar novos horizontes. 

Cultivar a raiva pela pessoa que te decepcionou não fará a decepção ser superada. Pessoas alegres e de bem com a vida podem te ajudar a vivenciar essa experiência com mais leveza. 

5. Cuidado para não transformar a raiva em ressentimento

Uma decepção amorosa normalmente gera dor e raiva, isso é natural. Mas, é importante evitar que esses sentimentos se transformem em ressentimento. Pessoas ressentidas são amargas e rancorosas, o que não é bom nem para elas nem para quem as cercam.

Um sinal de alerta é perceber que o processo de análise e aceitação está se prolongando demasiadamente. Cada um tem o seu tempo, porém, às vezes o tempo é tempo demais.

Medo de amar

Depois de uma decepção amorosa, algumas pessoas ficam apreensivas sobre a possibilidade de se apaixonarem novamente. O medo de passar novamente por uma decepção pode fazer com que elas se fechem. Para aquele que está sofrendo, há um entendimento de que o amor sempre leva à dor. 

Ficar munido de sentimentos tão negativos em relação ao amor é compreensível, mas pode representar a sua infelicidade. O processo de cura se dá com o passar do tempo e deve ser focado no seu encontro com a felicidade. A melhor forma de lidar com uma decepção é entender o que levou a ela e como evitar que aconteça novamente.

Quando conhecer outra pessoa que desperte em você o desejo de amar, saberá que superou alguns problemas evidenciados na relação anterior. Conhecer novas pessoas e viver novas histórias é positivo, ainda que não durem para sempre.

Tenha em mente que durante o tempo de duração de uma relação, ela deu certo. Então, não cultive sentimentos de fracasso e esteja aberto para as coisas boas que a vida te reserva.

Uma decepção amorosa pode ser dolorosa, mas te ajudará a crescer e se tornar alguém melhor para si e o mundo.

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds